Cada vez mais, o Seguro para Automóveis tem se mostrado uma necessidade estratégica, tanto para o motorista que depende do carro para trabalhar quanto para quem busca estabilidade financeira em um ambiente de incertezas.
Para as cooperativas, que hoje expandem seu papel como hubs completos de soluções financeiras, essa é uma oportunidade de oferecer proteção acessível, relevante e alinhada às demandas reais de seus cooperados.
“Estamos vivendo um período de grandes transformações no setor de seguros, marcado por desafios regulatórios, mudanças no comportamento do consumidor e pela crescente complexidade das variáveis econômicas e climáticas”, explica Arnaldo Bechara, diretor de Automóvel, Precificação e RD Massificados da Tokio Marine.
Segundo o executivo, essa nova dinâmica impacta diretamente na busca por proteção. “De modo geral, o crescimento do mercado de Seguro Auto é impulsionado por fatores como o aumento da frota e da circulação de veículos, além de maior conscientização sobre riscos e elevação dos custos de reparo – elementos que reforçam a importância de investir em um Seguro Auto”.
E, para as cooperativas, que constroem relações de confiança e proximidade com seus cooperados, esse momento cria uma ponte natural entre necessidade, oferta e propósito.
Acessibilidade e experiência
O setor vive uma revolução silenciosa e profundamente conectada à mudança de comportamento do consumidor. O motorista de hoje exige preço justo, autonomia digital, personalização e serviço rápido. Como destaca Bechara, “o mercado de Seguro Auto tem se movimentado para democratizar o acesso combinando simplificação, tecnologia e novos modelos de precificação.”
E a Tokio Marine tem contribuído ativamente para a democratização e o fortalecimento da Cultura do Seguro no País com produtos flexíveis e desenhados para diferentes perfis, como o Auto Econômico, o Auto Você Escolhe, o Auto Roubo+Rastreador e Assistência Auto Resolve, que reduzem barreiras de entrada e ampliam o acesso à proteção.
A digitalização também assume protagonismo. A jornada do cliente vem sendo redesenhada para ser mais ágil, simples e intuitiva. “A tecnologia é um meio para um fim – uma ferramenta que devemos usar para implementar melhorias que façam sentido para nossos Corretores e Clientes”, acrescenta.
Um dos exemplos dessa aplicação é o Projeto 72h, que reduziu em 60% o tempo médio de pagamento de indenizações integrais a partir da digitalização dos documentos e início imediato da regulação pelo SuperApp ou site. A Tokio Marine também incorporou a regulação digital de sinistros, aprovação online de orçamentos e integração de canais de Assistência 24h via WhatsApp, Instagram e SuperApp. São avanços que entregam exatamente o que o consumidor busca: agilidade, transparência e menos burocracia.
Essa combinação – preço justo, tecnologia e experiência fluida – fortalece um ponto chave para cooperativas: fidelização. Quanto mais integrada a jornada de proteção, maior a percepção de valor do cooperado.
Inovação, mobilidade e futuro
O avanço dos carros elétricos, híbridos, conectados e equipados com sistemas inteligentes de assistência também já impacta no mercado de Seguro Auto. “Estamos confiantes na continuidade da demanda por veículos, especialmente diante do crescimento de modelos zero quilômetro e elétricos ou híbridos”, reforça Bechara.
A procura por seguros para carros elétricos evidencia essa transformação e as seguradoras vêm ampliando limites de importância segurada e revisando coberturas para acompanhar o avanço tecnológico. Pelo segundo ano consecutivo, esse segmento dobra de tamanho na Tokio Marine, por exemplo.
Do ponto de vista do consumidor, a decisão sobre qual seguro contratar leva em alta consideração a qualidade do serviço oferecido. “Além de um preço que caiba no bolso, cada vez mais o Cliente tem buscado soluções personalizadas, atendimento rápido e eficiente e assistência sem muita burocracia – fatores decisivos na escolha de um Seguro Auto”, acentua o diretor.
Soluções como rede ampla de atendimento, assistência 24 horas, indenização em até 72h, carro reserva e reparos rápidos — itens destacados pela Tokio Marine — respondem diretamente a essa mudança.
O futuro, como projeta Arnaldo Bechara, será marcado por tecnologia, produtos acessíveis e digitalização crescente. “Seguiremos fazendo o que fizemos ao longo dos 66 anos de nossa história no Brasil: cultivando o bom relacionamento com os nossos Parceiros de Negócios, investindo em um atendimento de excelência com Clientes e no oferecimento de produtos que atendam as mais diversas necessidades do mercado”.
À medida que a mobilidade evolui e os riscos aumentam, o Seguro Auto confirma seu papel como peça-chave na proteção financeira dos brasileiros. Ao unir a força da confiança cooperativista com a inovação de seguradoras como a Tokio Marine cria-se uma proposta de valor única: acessível, moderna e capaz de transformar a experiência de proteção.
Conteúdo exclusivo publicado na edição 127 da Revista MundoCoop












