Hoje em dia, um dos maiores desafios para as empresas é encontrar maneiras de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Para alcançar esse objetivo, é imprescindível pensar na chamada experiência do cliente, também conhecida como Customer Experience (CX) como defende Camilla Covello, fundadora e sócia-diretora da agência de comunicação C2L – Communication to Lead.
De acordo com dados do Relatório Zendesk de Tendências da Experiência, divulgado em 2020, 57% dos consumidores levam em consideração a experiência que tiveram com uma marca, para voltar a consumi-la.
Como melhorar a experiência do consumidor?
Com mais de 20 anos de bagagem no setor, Camilla aponta que existem pelo menos quatro princípios básicos para alcançar a excelência na experiência do consumidor, por meio do marketing digital.
“O primeiro passo – e talvez o mais importante deles – é entender quem é seu público! Uma vez que a marca sabe quem são seus consumidores, a chance de erro nas entregas é consideravelmente menor”, pontua Camilla.
Conforme a especialista, também é válido pensar em personalização: “Cada vez mais o mercado empresarial está focando em um público nichado. É preciso fazer uma estratégia de marketing digital específica. Quanto mais personalizada é sua estratégia, melhor a experiência do consumidor com a marca”.
Segundo Camilla, a terceira etapa é a conexão do cliente com a empresa: “Quanto maior a presença da verdade e conexão no marketing digital, mais positivos são os impactos do engajamento com aquele público específico”.
Por fim, a empresária pontua a importância de se pensar no pós-venda: “Hoje em dia, as mídias sociais são grandes aliadas para que uma marca consiga manter contato com sua clientela. Nesse sentido, o marketing digital colabora para afunilar a relação com o cliente, a fim de entender o que está dando certo e o que pode melhorar”.
O papel das agências
Visto isso, é válido ressaltar que, para implementar estratégias de marketing digital efetivas para a experiência do cliente, é importante dividir esse trabalho com uma agência de comunicação especializada, como afirma Camilla:
“A agência especializada conta com um papel fundamental, uma vez que ela tem experiência com outras marcas e consegue fazer benchmarking, conhecendo muito bem o mercado em que trabalha”.
A especialista continua: “As agências estão constantemente pesquisando, com isso, enxergam a marca por outro ângulo, trazendo exatamente o que o consumidor procura. Consequentemente, isso constrói uma experiência cada vez mais positiva para o cliente, impactando no resultado para as empresas”, finaliza.
Fonte: Communication to Lead
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