• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Turismo Senior: A nova fronteira – Fabio Nogueira é CEO do Observatório da Longevidade 

MundoCoop POR MundoCoop
12 de junho de 2023
LONGEVIDADE
Fabio Nogueira é CEO do Observatório da Longevidade 

Fabio Nogueira é CEO do Observatório da Longevidade 

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O Brasil tem 32 milhões de pessoas acima de 60 anos, e 55 milhões acima de 50 anos. Em 2050, o planeta estará lotado de pessoas maduras: 70 milhões de sessentões em nosso país e 2 bilhões no mundo inteiro. Os maduros serão a maior potência econômica global – a Economia Prateada. 

Boa parte das pessoas maduras já estão estabilizadas financeiramente, não precisam mais sustentar filhos e nem faz sentido guardar dinheiro para a velhice. São consumidores natos, saudáveis e hedonistas por natureza. Possuem tempo livre e são bem mais sossegados que os jovens. São o turista ideal. 

Esse explosivo segmento de mercado consome cultura, natureza, busca experiências e emoções, conforto, lazer, bem-estar e qualidade de vida. São pessoas atualizadas, conectadas, frequentam academias de ginástica e restaurantes e estão construindo novos conceitos sobre envelhecimento saudável, longevidade e vida com maior autonomia. Acima de tudo, estão buscando novos prazeres e vocações.

A Europa tem descoberto o potencial do turista maduro. Pipocam programas destinados a fomentar o turismo prateado. Todos eles reconhecem que ainda não se conhece a fundo os gostos, desejos, interesses, hábitos e padrões de consumo desse público, mas alguns dados  existem. Em 2017, o Eurostat (órgão oficial de estatísticas da União Europeia) publicou um relatório afirmando que:  

  • As principais motivações dos seniores para viajar são entretenimento (53%) e visitar amigos ou familiares (38%), totalizando 91%  
  • A grande maioria dos viajantes são pessoas com poucas limitações físicas ou cognitivas 
  • 85% do público sênior viaja na primavera ou no outono.  
  • A duração média das viagens do público sênior é 40% maior do que dos demais segmentos etários 

A conclusão é que o turista sênior é a principal matéria prima para se aumentar a taxa de ocupação de hotéis fora de temporada, bem como estabilizar a receita em estabelecimentos comerciais e de serviços que dependem fortemente de fluxo de visitantes. 

Os programas já desenvolvidos são bastante criativos. Veja estes exemplos: 

  1. Eurosen – Europe for Senior foca no turista que prefere lugares sossegados, onde possa conviver com os habitantes locais e aprender sobre a origem, a história e o que de interessante aconteceu por lá. Os habitantes locais recepcionam os visitantes e interagem com eles, servindo como guias turísticos. Os viajantes experimentam uma imersão total em um tipo de turismo relacional, temático, participativo, experiencial e inclusivo, totalmente conectado à identidade e à essência da região visitada.  
  1. Forever Young, focado na concepção de produtos turísticos com base no patrimônio cultural local envolvendo tradições orais, monumentos, tradição gastronômica, tradições musicais, bebidas típicas locais, etc.  
  1. Seninter: produto turístico direcionado aos maduros que viajam com seus netos durante a baixa e média temporada.  
  1. SenGor – Seniors go rural: o programa estimula indivíduos mais velhos a viajarem, fora do período de temporada, para pequenas cidades de perfil rural, recuperando memórias de infância ou simplesmente reconectando-os com a natureza.  

O Brasil pode não ter a profusão de monumentos e sítios arqueológicos que caracterizam o velho mundo mas é riquíssimos em folclore, tradições musicais, artesanato, festas religiosas e outros atrativos que podem ser explorados de maneira mais atraente.

Viajantes maduros são tranquilos porém exigentes. Gostam de atendimento personalizado, sem pressa e com paciência. Saber lidar com pessoas que às vezes tem dificuldades de audição ou visão, estão menos familiarizadas com tecnologia ou esperam por instruções muito detalhadas é uma virtude a ser cultivada. Bares e restaurantes ganharão pontos se criarem pratos com menos sal e gordura, sobremesas diet e cardápios legíveis. Pontos de sombra pela cidade, bancos para descanso e calçadas desprovidas de buracos são fatores imensamente apreciados pelas pessoas maduras. E, acima de tudo, a sociedade local deve demonstrar seu apreço por estes visitantes que querem consumir, aprender e interagir.

Os dados disponíveis indicam que o poder de compra dos brasileiros acima de 60 anos é de R$ 1,2 trilhão. Se considerarmos o público 50+, este número se eleva a R$ 1,8 trilhão. Uma pesquisa feita pelo Observatório da Longevidade um pouco antes da pandemia revelou que 83% do público maduro sonha em viajar. A diferença entre os 83% que querem viajar e os 53% que já viajam forma um mercado potencial enorme, de pelo menos 10 milhões de pessoas, à disposição de quem queira atendê-lo.


*Fabio Nogueira é CEO do Observatório da Longevidade 

Fonte: Observatório da Longevidade

Tags: ceoconteÚdosespeciaislongevidadenova
ANTERIOR

Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil tem apoio do cooperativismo

PRÓXIMA

As cooperativas agrícolas como a chave para a democratização da conectividade rural – Renato Bueno é Líder do Comitê de Expansão da ConectarAGRO

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Amigos criam vila no interior de São Paulo para viver juntos na velhice
LONGEVIDADE

Amigos criam vila no interior de São Paulo para viver juntos na velhice

30 de dezembro de 2024
Como Cingapura foi da pobreza a um dos países com maior expectativa de vida do mundo
LONGEVIDADE

Como Cingapura foi da pobreza a um dos países com maior expectativa de vida do mundo

3 de novembro de 2024
O ser humano atingiu o pico da expectativa de vida? Passar dos 89 anos será exceção, diz estudo
LONGEVIDADE

O ser humano atingiu o pico da expectativa de vida? Passar dos 89 anos será exceção, diz estudo

30 de outubro de 2024
Economia prateada: longevidade e inovação combinam?
LONGEVIDADE

Economia prateada: longevidade e inovação combinam?

28 de outubro de 2024
Longevidade financeira: a chave para garantir segurança e qualidade de vida na terceira idade
LONGEVIDADE

Longevidade financeira: a chave para garantir segurança e qualidade de vida na terceira idade

30 de setembro de 2024
Cientistas descobrem proteína responsável pela fórmula da longevidade
LONGEVIDADE

Cientistas descobrem proteína responsável pela fórmula da longevidade

25 de setembro de 2024

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social

8 de maio de 2025
Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento

8 de maio de 2025
Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais

8 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.