Como passar os últimos dias de suas vidas é uma preocupação de parte da população. Muitos temem a solidão e o isolamento na velhice.
No interior de São Paulo, um grupo de amigos já sabe como fazer para não passar por isso. Eles criaram uma associação para tirar do papel uma vila de idosos, para curtirem a velhice juntos.
O objetivo é construir a Vila ConViver, a primeira “cohousing senior” (coabitação sênior, em tradução livre) do Brasil.
Esse grupo de amigos já tem associação, projetos arquitetônicos para a vila e, o mais importante: o terreno.
A compra foi finalizada em 2019 e o local, com 24mil m², fica no Jardim Alto da Cidade Universitária, em Campinas, maior cidade do interior de São Paulo.
A área fica a cerca de sete quilômetros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das melhores universidades do País.
Comunidade de Campinas
O projeto campineiro constitui-se em uma comunidade residencial intencional, destinada a pessoas de 50 anos ou mais. A ideia partiu de um grupo de 46 pessoas, que desde o início recebem suporte da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp).
A associação é aberta a interessados que buscam uma vida em comunidade, sem abrir mão da individualidade, já que terão a própria casa.
O conceito “comunidade intencional” surgiu há mais de quatro décadas na Dinamarca. Canadá e Espanha também tem projetos do tipo e os três países já foram visitados pelo grupo.
A Vila ConViver
O projeto arquitetônico contempla 34 residências de dois ou três dormitórios. Além das residências e espaços comuns adequados às necessidades dos idosos, a comunidade investe em reforçar laços que favoreçam uma vida harmônica, solidária e cooperativa.
Está prevista uma grande área comum, estimulando o convívio social, com vários equipamentos comunitários, como cozinha, academia e espaços multiuso.
Nos espaços serão realizadas atividades, como saraus, palestras, projeção de filmes, trabalhos manuais, quiosques e outros.
Para os membros da Associação de Moradores da Vila ConViver, está claro que o maior problema do idoso é a solidão e a falta de perspectivas. Daí a opção pela vida em comunidade.
Com informações da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Campinas.
Fonte: Gazeta de São Paulo