A utilização de equipamentos mais precisos para adubação localizada nas soqueiras da cana-de-açúcar com fontes NPK (nitrogênio, fósforo, calcário) tem aumentado o potencial produtivo da cultura.
O especialista Gustavo Micheli, gerente de negócios de adubação da Jacto, explica que uso racional de fertilizantes com fontes de NPK na cultura de cana-de-açucar, com tecnologias que potencializam a redução de desperdícios, são importantes também para redução dos custos operacionais de produção.
“As mudanças no sistema de produção da cana ao longo dos anos permitiram que essa etapa de adubação tivesse um rendimento operacional superior, com a substituição de equipamentos cultivadores acoplados aos tratores, aplicando em sua maioria sobre apenas duas linhas simultâneas, por equipamentos automotrizes com maiores faixas de aplicação”, explica o gestor.
Um exemplo de equipamento com essas características é a adubadora Uniport 3030 NPK. O maquinário da fabricante Jacto é dedicado à aplicação de fertilizantes granulados para a cultura de cana-de-açúcar, possuindo reservatório de 3.000 kg de capacidade máxima e faixa de aplicação de até 15 metros para fertilizantes, em 10 linhas simultâneas.
“Essas características da adubadora permitiram aos produtores de cana a possibilidade de redução do custo operacional, já que uma adubadora substitui cerca de 5 a 6 tratores com cultivadores, reduzindo o custo de mão de obra também”, comenta.
Uniformidade na aplicação de fertilizantes é aliada na produtividade da cana-de açúcar
Outra tecnologia que tem auxiliado o produtor de cana é o sistema de distribuição pneumático, que permite uma aplicação mais precisa, evitando perdas por condições climáticas, como o vento.
“O fluxo de ar proporciona elevada uniformidade e permite realizar aplicações mesmo com vento, aumentando assim a disponibilidade da máquina para o trabalho. Além disso, a altura de trabalho da barra do equipamento e o vão livre permitem o uso da máquina em diversas fases de desenvolvimento da cana-de-açúcar, diminuindo o amassamento e aumentando o potencial produtivo da planta”, comenta o especialista.
Para se ter uma ideia da assertividade da adubação com tecnologias de precisão, utiliza-se como referência um valor denominado coeficiente de variação da distribuição (CV). Esse indicador corresponde à classificação da qualidade de distribuição, sendo a ideal menor que 10%, aceitável entre 10 e 20%, ruim entre 20 e 30% e péssimo com valores maiores que 30%.
Em testes de campo com a adubadora Uniport 3030 NPK, considerando diferentes doses aplicadas e em clientes distintos, os valores de CV ficaram abaixo de 10%, indicando aplicações como ideais e com a correta nutrição do solo.
Outra tecnologia importante para o uso racional dos fertilizantes e que vem auxiliar na redução dos custos de produção é o controle automático de seções. O especialista explica que com esse sistema, a faixa de aplicação é dividida em três seções que abrem e fecham automaticamente, o que minimiza as sobreposições indesejadas. Além de evitar desperdício, a tecnologia é um importante aliado na redução de impacto ambiental.
“Ao fechar e abrir individualmente as diferentes seções, o equipamento minimiza as sobreposições. Trata-se de um sistema inovador que traz para a operação de adubação uma importante redução no custo com fertilizantes, representando não somente economia para o agricultor, mas também maior proteção ambiental”, reforça o especialista.
Discussão sobre post