Três grandes cooperativas de crédito sediadas em Saskatchewan, Canadá, anunciaram sua intenção de explorar uma possível fusão.
As cooperativas de crédito Conexus, Cornerstone e Synergy estabeleceram um comitê de parceria conjunta para explorar a oportunidade, sob a bandeira de “Together for a Thriving Saskatchewan” (Juntos por uma Saskatchewan próspera).
Os representantes afirmam que a mudança é motivada por uma visão compartilhada de recursos combinados e investimentos estratégicos, “para criar uma cooperativa de crédito mais forte e resiliente em toda a província, que evolua com as necessidades em constante mudança de seus membros e comunidades”.
A Conexus, fundada em 1937, administra hoje quase CA$10 bilhões em ativos, empregando 886 pessoas. A cooperativa de crédito atende a mais de 141.000 membros em 30 localidades de Saskatchewan, incluindo mais de 97.700 usuários ativos de serviços bancários digitais.
“Nosso objetivo é oferecer uma experiência diferenciada e moderna aos associados”, disse a CEO da Conexus, Celina Philpot. “Por meio da parceria, podemos alcançar eficiências que beneficiam nossos membros, funcionários e as comunidades que orgulhosamente servimos.”
A Cornerstone é o produto de muitas fusões desde que foi criada em 1941, e agora tem mais de US$ 2,5 bilhões em ativos com 15 filiais na região centro-leste de Saskatchewan. Atende a mais de 30.000 membros e emprega 280 pessoas.
O CEO da Cornerstone, Doug Jones, disse: “Como cooperativas de crédito com ideias semelhantes, acreditamos que nosso profundo conhecimento coletivo dos mercados locais em Saskatchewan e o forte envolvimento dos funcionários garantirão operações financeiras sustentáveis e de apoio que beneficiarão todos os envolvidos.”
O Synergy está em funcionamento desde 1943, atendendo atualmente a mais de 27.000 membros em toda a região centro-oeste de Saskatchewan. O Synergy tem 238 funcionários e administra mais de US$ 2,5 bilhões em ativos.
“Nossos membros estão no centro de tudo o que fazemos”, disse o CEO Glenn Stang. “A voz deles será fundamental nesse processo, e estamos comprometidos em manter uma comunicação transparente durante todo o processo.”
Um caso de negócios será apresentado aos conselhos de administração das cooperativas de crédito até abril de 2025. Se aprovada, a fusão será apresentada aos membros para votação e, se bem-sucedida, poderá entrar em vigor em 1º de janeiro de 2026.
Fonte: Coop News