O Banco Cooperativo da Tanzânia (Coop Bank Tanzania) foi lançado oficialmente no mês passado pela presidente do país, Samia Suluhu Hassan.
Hassan (foto) disse que a medida faz parte do compromisso de seu governo em atender às necessidades financeiras dos agricultores e apoiar o setor agrícola.
Em seu site, o banco diz que sua missão é “transformar o cenário financeiro na Tanzânia, fornecendo uma gama abrangente de serviços que priorizam o bem-estar social, particularmente para o setor cooperativo, empreendedores e a população sem acesso a serviços bancários”.
Lançado com um capital inicial de TZS 55 bilhões, é o primeiro banco do país a ser 51% de propriedade de cooperativas e seus membros, com os 49% restantes detidos por outras partes interessadas.
A empresa afirma que oferecerá empréstimos acessíveis, linhas de poupança seguras e programas de educação financeira.

O banco recebeu sua licença de transição do Banco da Tanzânia em julho passado e iniciou oficialmente suas operações em outubro, antes de prosseguir com seu lançamento oficial.
Seu site acrescenta: “Com uma base cooperativa forte e um compromisso com a inovação, o Coop Bank Tanzania está pronto para causar um impacto significativo no setor bancário da Tanzânia.
“O foco do banco no envolvimento da comunidade e em serviços financeiros inclusivos visa atender às diversas necessidades de sua clientela, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico da Tanzânia.”
O banco começará com quatro agências localizadas nas regiões de Dodoma, Mtwara, Kilimanjaro e Tabora. A segunda fase de expansão incluirá agências em Kagera, Mbeya, Mwanza, Dar es Salaam e Katavi.
O país também realizou um fórum sobre maneiras de fortalecer seu movimento cooperativo, com cerca de 3.000 participantes, incluindo formuladores de políticas, instituições públicas, representantes do setor privado, membros de cooperativas, parceiros de desenvolvimento, líderes empresariais e investidores.
Fonte: The Co-op News