Anna Loscalzo é uma cooperativista e líder do movimento cooperativo de jovens. Em 2016, Loscalzo fundou a cooperativa social italiana Tatabox com um grupo de amigos, para oferecer aos estudantes um lugar para se reunir e estudar em conjunto. Loscalzo entrou para o comitê executivo da Aliança das Cooperativas Italianas em 2020, depois para o comitê executivo da Legacoop Generazioni em 2022.
No verão passado, ela se tornou a presidente da recém-criada Young European Co-operators Network (YECN), uma rede informal de cooperativistas com menos de 40 anos de toda a Europa. Conversamos com ela após sua palestra no Fórum Europeu de Jovens Cooperativistas, em Sofia, Bulgária.
Confira!
Onde estamos hoje e por quê?
Estamos em Sofia para um evento sobre liderança jovem e temos um grupo de pessoas de toda a Europa. Esta é a primeira vez que realizamos esse tipo de evento, com uma grande sinergia com os membros do conselho da [Cooperatives Europe]. Ontem tivemos uma ótima sessão, muito profunda e intensa, falando sobre a juventude, como podemos nos aproximar de mais jovens e como podemos ajudá-los a crescer no movimento.
Fale-me sobre sua função na YECN
Estou nessa função há cerca de um ano e meio, e ela vem depois da minha experiência na Itália. Na Itália, faço parte do [Legacoop] Generazioni, nosso movimento nacional sobre juventude e cooperação. Assim, tento mesclar minha experiência pessoal na Generazioni e minha experiência como cooperativista para tentar ajudar essa rede a ganhar nova visibilidade e novos membros. Então, [esse é] o trabalho que estou fazendo com Marcelina Zjawińska e um grupo de outros caras da Cooperatives Europe – Mathilde [Delabie], Paola [Rosatelli] e PJ [Pieter-Jan Herman].
Trabalhamos muito para que a rede esteja repleta de membros e seja uma oportunidade muito interessante para eles [assim como para nós], para que possamos nos relacionar e adquirir novas habilidades e conhecimentos, pois realmente nos preocupamos em estar juntos e tentar criar uma voz que possa ser ouvida. Como vimos ontem [no Fórum Europeu de Jovens Cooperativistas], é muito importante conhecer as necessidades e os problemas que os jovens cooperativistas enfrentam no dia a dia, para representá-los onde for útil.
Você enfrentou algum problema ou desafio ao longo de sua jornada cooperativa?
Em minha intervenção [no Fórum], falei sobre fracasso porque, em minha cooperativa, fracassamos muito. Recentemente, enfrentamos uma crise profunda – perdemos um de nossos [contratos] de trabalho mais importantes que temos com um município, enfrentamos uma crise financeira e uma crise entre todos os nossos trabalhadores.
Portanto, o que aprendi até agora é que, se você estiver profundamente envolvido com os valores da cooperativa e com a cooperativa, de alguma forma encontrará a chance e a disposição para sair desse tipo de situação. Tenho muita sorte, porque tenho três outros membros comigo que são adoráveis, eles são ótimos. E não importa o que aconteça em nosso caminho, sempre lutamos e enfrentamos tudo juntos.
Quais são suas esperanças para o futuro?
Na verdade, não sei, porque como estou saindo de um período muito intenso, gostaria de ter paz, pelo menos por um ano! E então veremos. Meu sonho é mudar um pouco minha cooperativa. Na Itália, é bem diferente, e temos esses tipos de cooperativas que chamamos de cooperativas sociais, mas eu gostaria de mudar um pouco o status da minha cooperativa, para permitir que jovens estudantes se tornem membros. Portanto, esse é um sonho nosso.
Como você encontrou o fórum de jovens?
Esta é a primeira vez que realizamos esse tipo de evento, com uma grande sinergia com os membros do conselho [da Cooperatives Europe]. Ontem, tivemos uma grande sessão, muito profunda e intensa, falando sobre a juventude, como podemos nos aproximar mais dos jovens e como podemos ajudá-los a crescer no movimento. Minha mensagem para os jovens cooperativistas seria: junte-se à YECN! É um grupo legal, você pode conhecer pessoas de toda a Europa.
Fonte: Coop News