Uma comunidade global de cooperativas propriedade de trabalhadores está a trabalhar para impulsionar a intercooperação entre cooperativas em todo o mundo, através da partilha de conhecimentos, oportunidades de emprego e recursos humanos.
A Patio, especializada em tecnologia digital, comunicação e design, é uma rede crescente que atualmente compreende 69 cooperativas com mais de 800 cooperadores em 19 países. Fornece 37 serviços digitais, incluindo desenvolvimento full-stack, blockchain, aprendizado de máquina e design e animação UX/UI: https://patio.coop
Quando o Patio recebe uma solicitação de um cliente, ele compartilha de forma transparente com a rede e monta uma equipe para atender o que for necessário. Pode ser uma equipe de tamanhos variados, com pessoas trabalhando juntas remotamente em diversas disciplinas para entregar o projeto.
O objetivo final do Patio é escalar a propriedade dos trabalhadores em direção a uma sociedade mais democrática.
A ideia do Pátio surgiu de discussões em 2017 e 2018 entre a Aliança Cooperativa Internacional (ICA), ACI Ásia – Pacífico, CICOPA, federações cooperativas e cooperativas de TI com a criação de uma plataforma para combinar o movimento cooperativo até as cooperativas de TI para ajudá-los encontrar soluções lideradas por cooperativas.
A cofundadora da Patio, Naska Yankova, disse: “A Patio é uma rede internacional dinâmica de cooperativas de software, unidas por um compromisso compartilhado com a inovação social impulsionada pela tecnologia. A rede facilita um espaço onde as cooperativas globais se unificam, trocam estratégias técnicas avançadas e impulsionam projetos de forma colaborativa.
“Nós da Patio enfatizamos a parceria com cooperativas de tecnologia que estão ansiosas para desenvolver e implementar soluções significativas para questões sociais e causar um impacto real por meio de software. Nosso modelo único incentiva a cooperação em vez da competição, permitindo-nos aproveitar insights coletivos para o benefício de todos os membros e das comunidades mais amplas com as quais colaboramos.”
A Sra. Yankova fez uma apresentação na conferência Cooding que teve lugar em Bolonha este ano (29-30 de Setembro). Cooding é o primeiro evento internacional dedicado ao uso de tecnologias digitais e novas tecnologias em cooperativas.
Em sua apresentação, Yankova compartilhou um exemplo de um projeto que a Patio entregou para a MakerConnect, desenvolvendo uma estrutura unificada para planejar e executar negociações que capacitam as empresas da Fortune 500 a fecharem seus negócios. O software fornece orientação passo a passo durante o processo de negociação para melhorar a eficácia e eficiência das negociações dentro das empresas.
Para entregar este projeto, a Patio conseguiu expandir uma equipa de duas pessoas para uma equipa de oito pessoas e, ao longo de dois anos, conseguiu gerar receitas de cerca de 800 mil euros para as cooperativas envolvidas.
Yankova acrescentou: “Acreditamos que este é o futuro – saber que existimos e apoiar não apenas as startups do Vale do Silício, mas, na verdade, o nosso setor, e realmente causar um impacto nas coisas que importam”.
Alguns dos benefícios de trabalhar com o Patio incluem: ter um ambiente comunitário favorável e saudável que ajuda as cooperativas a prosperar; aprendendo uns com os outros e inovando juntos, tendo um centro de partilha de conhecimentos; abordagens diversas baseadas em pontos de vista únicos; acesso a diferentes especialistas e especializações em diversas áreas e oportunidades para ingressar em conjuntos multidisciplinares de equipes.
Olhando para o futuro, a Patio está a trabalhar na adição de novas cooperativas à sua rede, para diversificar ainda mais a sua oferta, estabelecendo infra-estruturas operacionais e tecnológicas internas e procurando alianças com organismos de topo nacionais e internacionais.
Yankova disse que os próximos passos do Patio são “tornar-se o parceiro técnico do setor cooperativo e de todas as empresas em que acreditamos” e “dedicar os nossos conhecimentos e competências ao trabalho solidário e ao esforço para democratizar o setor tecnológico”.
Se alguma organização do movimento cooperativo estiver procurando soluções de TI de cooperativas de TI, pode enviar um e-mail para o Patio em [email protected] .
Fonte: ICA Coop
Discussão sobre post