Na manhã desta quarta-feira (01/02), a diretoria da Cresol Baser recebeu a visita de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Andrew Allimadi, ponto focal para Cooperativas, e Oleg Serezhin, assessor e chefe do Setor de Capacitações, estiveram na sede da cooperativa, em Francisco Beltrão. O cordenador de Relações Internacionais do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), João Martins, e o superintendente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Robson Mafioletti, participaram da reunião. O objetivo da visita, organizada pelo Departamento de Relações Econômicas e Sociais da ONU, é conhecer cooperativas referências no fomento ao desenvolvimento sustentável e crescimento econômico inclusivo no Brasil. A missão internacional visitará também cooperativas de energia renovável e agricultura urbana no Rio de Janeiro, além de uma cooperativa de trabalhadores na reciclagem, no Distrito Federal. Os representantes da ONU vão se reunir ainda com o diretor-geral da Agência Brasileira de Cooperação, embaixador Ruy Pereira, e com a secretária Nacional de Abastecimento, Inovação e Cooperativismo, Renata Miranda.
O Departamento de Relações Econômicas e Sociais da ONU tem a função de assessorar governos na implementação de políticas públicas e projetos de transferência de conhecimento para fomento às cooperativas como estratégia de desenvolvimento social e crescimento econômico. Uma das metodologias usadas pela ONU para a transferência de conhecimento de boas práticas em cooperativismo é através de workshops internacionais, realizadas com parceiros nacionais. O Sistema OCB já foi parceiro da organização de três workshops internacionais no Brasil, com participação de dirigentes de cooperativas e funcionários de governos de 14 países.
A delegação prepara o Relatório Oficial das Nações Unidas sobre Cooperativismo, apresentado a cada dois anos pelo Secretário-Geral da ONU. O próximo relatório tratará de empreendedorismo cooperativo e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico de países em desenvolvimento. O relatório servirá de norteamento para os governos dos países membros da ONU para implementação de políticas públicas voltadas para o cooperativismo.
Fonte: Sistema Ocepar, com informações do Sistema OCB
Discussão sobre post