A Aliança Cooperativa Internacional anunciou a nomeação de Jeroen Douglas como seu novo diretor geral.
De nacionalidade holandesa, Douglas é atualmente diretor executivo da Solidaridad , uma organização internacional da sociedade civil. Ele ingressou na organização em 1992 como oficial de campanha. Em 2009, tornou-se diretor da Solidaridad na América Latina, cargo em que gerenciou finanças, governança, parcerias, advocacia e captação de recursos na região. Em 2016, foi nomeado diretor de estratégia da Solidaridad e conduziu o desenvolvimento da estratégia 2016-2020 da rede, sendo responsável pela política em toda a rede e implementações de programas relacionados. Em 2019 foi nomeado administrador executivo, cargo em que pretende assegurar o alinhamento da rede em torno de uma visão, uma missão, uma estratégia.
Ele tem formação em teologia e antropologia cultural e liderou o desenvolvimento de várias mesas redondas globais de sustentabilidade para açúcar, soja e carne bovina, como a Global Roundtable for Sustainable Beef (GRSB) e a Round Table on Responsible Soy Association (RTRS).
Comentando sobre a nomeação, o presidente da ICA, Ariel Guarco, disse: “Estamos felizes por ter chegado a uma decisão considerando as candidaturas de um número significativo de fortes candidatos. Acreditamos que Jeroen tem todas as qualidades de que precisamos em um diretor geral da organização e que dará uma contribuição significativa para o desenvolvimento de um ICA capaz de enfrentar os desafios que enfrentamos”.
Douglas disse: “Estou encantado com a decisão de me nomear para este cargo e me comprometo a servir ao conselho da ACI e ao movimento cooperativo mais amplo da melhor maneira possível. Considero uma grande honra poder fazer parte de uma organização tão grandiosa que ao longo dos anos marcou tanto a vida das pessoas e que assenta num conjunto de valores que nunca foram tão relevantes.”
Douglas é o 17º diretor-geral do ICA, fundado em 1895. Ele sucederá a Bruno Roelants, que se aposentou em fevereiro de 2023 . Espera-se que ele comece em sua nova função antes de janeiro de 2024. O presidente da ICA, Ariel Guarco, continuará atuando como DG interino até então.
A ICA recebeu mais de 200 candidaturas para esta posição. O candidato aprovado foi selecionado por um comitê de busca, com o apoio dos consultores de recrutamento Norman Broadbent.
Fonte: Coop News
Discussão sobre post