Se o cooperativismo fosse um país, ele seria tão grande quanto a Índia. Se 1,2 bilhão de cooperativistas estivessem em fila, o comprimento total da fila seria tão grande que poderia circundar o equador da Terra 15 vezes! Então, por que as cooperativas não são mais conhecidas?
Enquanto os delegados se reuniam na Plenária de Bharat Mandapam, Iñigo Albizurri, Relações Internacionais da Corporação Mondragon e presidente do Comitê de Comunicações da ACI e Leire Luengo, Diretora de Comunicações da ACI, compartilharam pensamentos sobre como aproveitar ao máximo o Ano Internacional das Cooperativas de 2025.
“Deixe o mundo nos ver, nos ouvir e se juntar a nós”, disse Luengo. “Uma luz é pequena e facilmente perdida. Mas muitas luzes são visíveis no escuro.”
“Precisamos nos orgulhar de sermos cooperativas”, acrescentou Albizurri. “O próximo ano é uma grande oportunidade – precisamos falar alto sobre isso.”
Isso é importante, disse o ganhador do Prêmio Pioneiros de Rochdale de 2021, Howard Brodsky, porque “grande parte do mundo sabe muito pouco sobre cooperativas”.
“As pessoas aprendem com histórias, não com números”, disse ele. “Somos uma força e precisamos contar melhor nossas histórias, de uma forma poderosa… 2025 é o momento de nos iluminar.”
Os delegados também ouviram Rinky Kumari, um técnico de futebol indiano que, como jogador, viajou pelo mundo. “Eu era o capitão, o que me motivou a me concentrar em minha educação e, mais tarde, fui selecionado para um curso na Universidade de Mondragon. Lá aprendi sobre colaboração e como as cooperativas trabalham e compartilham decisões. É uma equipe.”
A conclusão foi clara: mais comunicação significa mais cooperativas. A resposta? “Comunique-se, comunique-se, comunique-se!”
Assista à cerimônia de abertura completa aqui!
Fonte: ICA Coop