O Sistema OCB terá a oportunidade de colocar o cooperativismo em destaque na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que irá acontecer em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro deste ano. O financiamento climático será uma das principais pautas da conferência, proporcionando uma plataforma valiosa para discutir a relevância do cooperativismo nesse contexto.
No painel Cooperativismo e Finanças Verdes, os convidados do Sistema OCB destacarão o papel do cooperativismo no financiamento verde, com foco em projetos que promovem a inclusão produtiva, a organização de comunidades locais e o desenvolvimento sustentável, especialmente na região Amazônica.
A oportunidade permitirá ressaltar a contribuição das cooperativas de crédito, presentes em mais da metade dos municípios brasileiros e única instituição financeira em 368 deles, o que reforça sua importância na promoção da inclusão financeira em áreas frequentemente desassistidas. Essas cooperativas desempenham um papel fundamental no financiamento de iniciativas sustentáveis e na promoção de práticas ambientais responsáveis, destacando seu potencial para ajudar a alcançar as metas globais de sustentabilidade.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, dentre as 470 propostas submetidas para participação na COP29, apenas 60 foram selecionadas, incluindo a do Sistema OCB, o que demonstra a relevância do movimento cooperativista na agenda ambiental brasileira, em que cooperativas possuem papel significativo.
Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, comentou sobre o compromisso da entidade com a agenda ESG e reforçou como o cooperativismo está preparado para contribuir ativamente nesse âmbito. “Estamos empenhados em promover e fortalecer as práticas ESG dentro do movimento, em todos os estados do país. Nosso papel é ser uma voz que incentiva uma economia mais sustentável, baseada em princípios de responsabilidade socioambiental. Acreditamos que através da cooperação é possível criar um impacto positivo para o planeta,” afirmou.
A participação na COP29 faz parte da estratégia do Sistema OCB, que, por meio da Câmara Temática da COP, dialoga com o setor sobre como destacar o cooperativismo como um modelo de negócios sustentável, comprometido com as comunidades e as questões relacionadas às mudanças climáticas.
COP 28
Na COP 28, realizada em 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Sistema OCB participou de quatro painéis e compartilhou as boas práticas promovidas pelo cooperativismo que reafirmam o protagonismo do movimento na preservação dos recursos naturais e na produção responsável, de forma inclusiva e ambientalmente correta.
Com o apoio da ApexBrasil, o painel Cooperativas: Aliadas da Sustentabilidade Ambiental e Segurança Alimentar, apresentou evidências de que o crescimento sustentável passa necessariamente pelo cooperativismo. Outro painel relevante, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), abordou o tema Proteção, Promoção e Participação de Povos e Comunidades Tradicionais na Construção da Agenda Climática Global.
Além disso, no painel Plano ABC+ e seu papel na segurança alimentar, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi destacado o protagonismo das cooperativas agropecuárias na adoção de práticas que garantem a preservação ambiental e a sustentabilidade da produção rural.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) promoveu o painel As Contribuições da Economia Social e Solidária para os ODS: o Papel da Política Comercial, que discutiu a importância do coop na busca pelo desenvolvimento sustentável e a necessidade de maior reconhecimento e inclusão desse movimento na formulação de políticas públicas.
Fonte: Sistema OCB