Escolher férias, para muitos consumidores, não é apenas sobre ofertas baratas e sol de verão; pesquisas recentes mostram que uma maioria crescente de turistas está procurando causar um impacto positivo quando viajam. Em uma pesquisa realizada pela Booking.com no ano passado, 71% dos viajantes dizem que querem deixar os lugares que visitam melhor do que quando chegaram, um aumento de 5% em 2023.
Diante disso, como as cooperativas de viagens do Reino Unido estão lidando com o impacto de suas férias e como as viagens podem ser uma força para o bem?
Para a operadora de passeios a pé HF Holidays , essas considerações são moldadas por seus 48.000 membros. Estabelecida em 1913 com o objetivo de tornar a vida ao ar livre acessível a todos, ela agora realiza 260 passeios a pé e passeios turísticos em 40 países, com muitas dessas viagens planejadas e lideradas por membros voluntários.
“Eles não apenas planejam as caminhadas, mas também monitoram o clima, as trilhas e se elas são acessíveis, além de manter essas caminhadas atualizadas”, diz o CEO da HF Holidays, Chris Simmonds.
A HF Holidays interage regularmente com os membros para informá-los sobre o que está fazendo e pedir suas opiniões sobre como a organização deve funcionar.
“O ethos cooperativo ainda está muito vivo e bem dentro da organização mais de 100 anos após sua criação”, diz Simmonds. Ele acrescenta que muitos membros da HF Holiday têm paixão por grandes espaços ao ar livre, o meio ambiente e a natureza, “então claramente eles também estão conscientes de garantir que a organização aja de forma sustentável”.
A contribuição dos membros, ele explica, foi uma força motriz para muitas das iniciativas de sustentabilidade da cooperativa, incluindo a mudança para se tornar certificada como B Corp no ano passado.

A HF Holidays inclui uma medição da pegada de carbono ao lado de cada feriado em seu site e está usando esses dados para fazer mudanças em seus feriados e propriedades, como mudar para energia renovável, reduzir plásticos de uso único e aumentar o uso de guias locais para reduzir o transporte para destinos no exterior.
Ela também trabalha com consultores ambientais ecollective para medir suas emissões, como parte de uma estratégia para reduzir sua pegada de carbono em 5% a cada ano, com o objetivo final de atingir zero líquido até 2040 ou antes.
A HF Holidays também trabalha com parceiros para oferecer férias que proporcionam impacto social positivo, como o Western Yorkshire Dales Discover More Tour, que apresenta uma visita ao Laura’s Loom, um negócio de tecelagem que obtém lã de fazendas locais em Yorkshire Dales e Cumbria. Isso, por sua vez, “preserva a rica herança cultural da região ao mesmo tempo em que promove o uso sustentável dos recursos locais”, diz a HF Holidays.
Mais longe, viagens como as Ruínas Maias e Trilhas do Vulcão oferecem uma oportunidade de participar de uma aula de culinária liderada pela Cooperativa de Mulheres de San Antonio, em Belize, formada por nove mulheres maias para ganhar uma renda, aprender novas habilidades e compartilhar seu conhecimento tradicional não apenas com os visitantes, mas também com a geração mais jovem.
Além disso, o Pathways Fund da HF Holidays apoia o reparo e a manutenção de trilhas, degraus e projetos de conservação, além de oferecer férias assistidas a indivíduos ou famílias que enfrentam dificuldades financeiras, indicados pelos membros da cooperativa.
Outra cooperativa de viagens que segue a orientação de seus membros é a Your Co-op Travel, parte da cooperativa de varejo Midcounties. Ela tem 70 filiais de rua e é o lar da marca de operadora de turismo Co-op Holidays.
“Nossos membros nos disseram que querem que a Midcounties Co-operative seja um negócio sustentável líder, então fizemos do ‘Impacto Sustentável’ um dos cinco pilares principais do propósito da nossa sociedade”, diz Mark Mitchell, chefe da Co-op Holidays.
“Isso significa que, em cooperação com nossos membros, colegas e parceiros, estamos focados em investir em medidas inovadoras de sustentabilidade sempre que possível.” Midcounties tem uma meta geral de reduzir suas emissões diretas de gases de efeito estufa em 40% até janeiro de 2026 em comparação a 2019, e planeja reduzir as emissões indiretas em 32% até 2030.
Em 2022, a Your Co-op Travel começou a colaborar com empresas sociais e a B Corp Ecologi para apoiar projetos de redução de carbono e plantio responsável de árvores em todo o mundo. No ano passado, anunciou uma colaboração com a Byway, a única plataforma de viagens 100% livre de voos do Reino Unido.
A Your Co-op Travel também oferece “aventuras conscientes e sustentáveis” para aqueles que buscam experiências com propósitos específicos, como o Pyramids and Nile Cruise, onde os viajantes passam um tempo na comunidade SEKEM – um projeto que apoia agricultores na adoção de práticas agrícolas sustentáveis, com o objetivo de transformar um deserto árido em uma comunidade próspera.
“Tem sido muito gratificante continuar a capacitar os viajantes a fazer escolhas de viagem sustentáveis e responsáveis”, diz Mitchell, “e nossa equipe tem um enorme orgulho em poder oferecer aos turistas viagens ambientalmente responsáveis que continuam enriquecedoras e memoráveis.”
Tanto a HF Holidays quanto a Your Co-op Travel demonstram o impacto que o modelo cooperativo e o envolvimento dos membros podem ter quando se trata de tornar as viagens uma força para o bem.
“No final das contas, o ethos de uma cooperativa é representar um grupo de pessoas que querem fazer algo. Então, se há um grupo de pessoas que querem participar do turismo, em certo sentido, essa força para o bem pode ser moldada pelos membros”, diz Simmonds.
Em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas de 2025, a HF Holidays publicou um blog onde os membros da equipe compartilharam suas experiências de fazer parte de uma cooperativa.
O líder da HF Holidays, Chris Steel, disse que para os membros, hóspedes, líderes, associados e funcionários da cooperativa, “há uma sensação real de que a HF Holidays pertence a nós”.
“Não é apenas propriedade em um sentido monetário”, ele acrescenta. “As pessoas acreditam que a HF Holidays é uma coisa boa e estão profundamente comprometidas com ela. Uma das principais razões pelas quais nossas férias são tão ótimas é a experiência compartilhada que elas proporcionam. Você se sente parte de uma comunidade inclusiva e acolhedora – uma onde todos são valorizados e onde as pessoas buscam o melhor umas nas outras.”
Fonte: The News Co-op com adaptações da MundoCoop