As cooperativas de crédito têm trabalhado em um projeto piloto do governo para melhorar a eficiência energética em residências por meio de financiamento verde acessível.
Trabalhando com organizações como a People Powered Retrofit e a Carbon Co-op, as cooperativas de crédito estão ajudando a testar e entregar produtos de empréstimos para reformas como parte do programa Green Home Finance Accelerator (GHFA).
A iniciativa fez com que cooperativas de crédito, incluindo a Metro Moneywise, testassem modelos de empréstimo focados em modernização, como:
- The Better Home Loan – um produto pronto para uso, sem garantia, apoiado por consultoria de modernização, ferramentas de garantia de qualidade e materiais de marketing prontos para uso;
- Empréstimo One-Stop Shop – uma opção de empréstimo personalizada incorporada à jornada de retrofit mais ampla, oferecendo consultoria técnica e suporte integrados.
Esses pilotos, que vão até meados de 2025, já estão mostrando o potencial de ajudar os membros a acessar o financiamento necessário para tornar suas casas mais quentes, mais ecológicas e mais econômicas.
A Associação Britânica de Cooperativas de Crédito (Abcul) apoiou as etapas iniciais deste projeto, ajudando a moldar a pesquisa e o trabalho de viabilidade, e facilitando o engajamento com as cooperativas de crédito para fornecer insights valiosos sobre o apetite e a prontidão do setor. A Abcul está atualmente desenvolvendo módulos de treinamento sobre empréstimos imobiliários sustentáveis por meio da Academia Abcul, para ajudar a equipe a desenvolver seu conhecimento e confiança no apoio aos membros durante todo o processo de modernização.
“Estamos orgulhosos do papel que as cooperativas de crédito estão desempenhando para tornar a modernização mais acessível”, disse Jake Hatch, gerente do programa Abcul. “Este piloto reflete o potencial do nosso setor para apoiar grandes desafios sociais, como a jornada rumo à neutralidade carbônica, mantendo-nos fiéis aos nossos valores de acessibilidade, confiança e foco na comunidade. Por meio da Academia Abcul, estamos trabalhando para equipar a equipe com as habilidades necessárias para orientar os membros nessas melhorias.”
Ao longo do projeto piloto, parceiros e partes interessadas do setor têm se tornado cada vez mais confiantes no papel que as cooperativas de crédito podem desempenhar na disponibilização e expansão do financiamento para reformas. De acordo com o Green Finance Institute (2025), existem atualmente 13 produtos de crédito imobiliário sustentável disponíveis por meio de cooperativas de crédito do Reino Unido. Na Grande Manchester, cinco cooperativas de crédito associadas ao SoundPound se alinharam aos Princípios de Financiamento Imobiliário Sustentável do GFI.
À medida que o piloto continua, as organizações participantes estão reunindo insights que podem ajudar a ampliar o modelo em todo o setor, diz Abcul, “garantindo que os benefícios da modernização estejam disponíveis para todas as comunidades, não apenas para as famílias mais ricas”.
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop