A Federação Coreana de Cooperativas de Crédito Comunitário está doando 5 bilhões de wons para ajudar comunidades em desastres depois que as recentes chuvas torrenciais causaram devastação no norte do país.
A República da Coreia foi atingida por vários dias de chuvas recordes em julho, matando pelo menos 19 pessoas, desabrigando milhares e provocando deslizamentos de terra.
O governo elevou seu alerta de desastre ao nível mais alto, com a agência meteorológica alertando para um evento que ocorre uma vez a cada século, embora cientistas alertem que as chuvas de monções anuais do país estão se tornando mais extremas por causa das mudanças climáticas.
Enquanto o país se esforça para responder ao desastre, a federação criou um empréstimo de compartilhamento social, oferecendo fundos emergenciais de subsistência de até 20 milhões de wons por pessoa. A taxa de juros de 4% é custeada pela Fundação de Contribuição Social da cooperativa de crédito, segundo o jornal Mail Business.
A medida segue os esforços da federação em abril para apoiar as comunidades afetadas pelos incêndios florestais que eclodiram em Gyeongbuk, Gyeongnam e Ulsan em 21 de março. Os incêndios, que cobriram centenas de quilômetros quadrados, causaram trilhões de wons em danos.
A federação criou um fundo no valor de 1 bilhão de wons arrecadado por 741 cooperativas de crédito, executivos e membros de sindicatos em todo o país.
O presidente da federação, Kim Yoon-sik, disse: “Gostaria de expressar minhas condolências aos nossos vizinhos que perderam suas casas, incluindo vítimas fatais devido às chuvas torrenciais recordes. Como uma cooperativa financeira, a Cooperativa de Crédito Coreana praticará o valor do benefício mútuo e ajudará a área afetada a se recuperar rapidamente e se estabilizar.”
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop