O grupo varejista francês Coopérative U está se expandindo para Ruanda como parte de uma parceria estratégica com o incorporador imobiliário Groupe Duval.
A Coopérative U, uma cooperativa de hipermercados e supermercados independentes na França, abrirá uma loja U Express no Inzovu Mall, em Kigali, propriedade do Duval Group. Com 27.000 m², o Inzovu Mall é o maior shopping center de Ruanda.
A loja será a primeira de 11 lojas da U que serão inauguradas em Ruanda nos próximos cinco anos, gerando cerca de 500 empregos. As duas empresas também se comprometeram a trabalhar com fornecedores e produtores locais.
A Coopérative U já atua em outros 10 mercados africanos.
“Esta parceria com o Grupo Duval é um novo passo importante no forte desenvolvimento da nossa cooperativa, incluindo exportações”, disse Dominique Schelcher, presidente e CEO da Coopérative U. “Com a chegada das Magasins U em Ruanda, os consumidores poderão se beneficiar da nossa promessa comercial: produtos de qualidade a preços acessíveis.”
O CEO da Duval, Louis-Victor Duval, acrescentou: “O Inzovu Mall exemplifica nossa visão: fazer negócios com e para a região, criando valor compartilhado. Por meio desta parceria e da próxima inauguração da marca U em Ruanda, pretendemos oferecer aos clientes acesso facilitado a produtos de qualidade, apoiar o desenvolvimento de talentos locais e contribuir ativamente para a dinâmica de crescimento do país.”
A Coopérative U é controlada por 1.200 supermercados e hipermercados independentes que operam sob marcas como Hyper U, Super U, U Express e Utile. Com propriedade e gestão independentes, as lojas têm acesso a suporte operacional, marketing compartilhado e compras coletivas por meio da cooperativa. Ela opera 1.800 lojas no total, com 600 lojas administradas em parcerias ou como subsidiárias.
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop