Membros do GEC e convidados especiais compartilharam seu plano de trabalho em Manchester em 3 de julho, com foco na análise de necessidades e oportunidades para treinar mulheres líderes.
Foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada entre organizações membros do GEC sobre as necessidades de treinamento para mulheres líderes em cooperativas, com respostas de 21% das organizações membros.

Os temas prioritários identificados foram: Liderança, Empoderamento, Políticas Públicas e Comunicação Estratégica. Também foi demonstrada preferência por workshops presenciais e experiências práticas. A pesquisa também questionou potenciais aliados estratégicos para promover esses processos de capacitação, destacando instituições acadêmicas, agências de cooperação internacional e ministérios da mulher em cada país.
Foi abordada a necessidade de concentrar esforços nas questões da economia do cuidado, reconhecendo a importância de valorizar o trabalho não remunerado.
Isso porque é importante que as organizações cooperativas que trabalham com esse tema destaquem seus progressos. Nesse caso, foi proposto que as atividades ou temas deste ano se concentrem nessa abordagem de cuidado.
O GEC também está promovendo campanhas para aumentar a conscientização sobre o impacto da igualdade de gênero, uma por meio de histórias de mulheres e suas ações ligadas à economia do cuidado, e outra ligada à Campanha 16 Dias de Ativismo das Nações Unidas contra a Violência de Gênero.
Fonte: Aliança Internacional das Cooperativas com adaptações da MundoCoop