• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Agência de comunicação cooperativa promove conscientização social na catalunha

'Queremos mostrar que a 'utopia existe' e se desenvolve a cada dia em toda a Catalunha'

Mundo Coop POR Mundo Coop
20 de maio de 2025
INTERNACIONAL
Agência de comunicação cooperativa promove conscientização social na catalunha

Agência de comunicação cooperativa promove conscientização social na catalunha

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

As agências de comunicação devem se guiar por um conjunto de valores e princípios? Os fundadores da cooperativa La Sembra, na Catalunha, tinham essa questão em mente quando decidiram criar uma nova cooperativa de comunicação pautada em valores para atender organizações do setor público e da economia social.

“Desde o início, eu queria trabalhar em um projeto alinhado aos meus valores”, lembra a jornalista e economista Aina Serra Julià, uma das duas fundadoras da cooperativa. “Tento ter relacionamentos saudáveis, consumir de forma consciente e queria trabalhar para uma organização com os mesmos valores.”

Outra característica da cooperativa que a atraiu foi o envolvimento no processo de tomada de decisões, o que, ela acrescenta, traz responsabilidade e comprometimento com o empreendimento.

La Sembra copiar

E assim, em 2021, Julià fundou a La Sembra com uma de suas colegas. Em 2024, a cooperativa de trabalhadoras liderada por mulheres havia crescido para incluir 10 funcionárias. Nem todas são sócias da cooperativa ainda – três estão em processo de se juntar aos dois membros fundadores existentes.

Julià afirma que o crescimento se deve, em parte, ao crescimento do setor de comunicação nos últimos anos, com o setor audiovisual na Catalunha registrando um aumento de 14% na receita somente em 2024. O governo catalão também tem apoiado a economia social e solidária, com uma série de políticas de apoio adotadas nos últimos 10 anos. 

Outro motivo para o crescimento da La Sembra, ela acredita, é sua dedicação à comunicação orientada por propósito. “Também tentamos trabalhar de forma significativa, algo raro no setor”, diz ela. “Com a eleição de Trump, vimos a importância do papel das redes sociais e queríamos trabalhar com a ideia de uma comunicação orientada por valores.”

O que la Sembra quer dizer com isso é comunicar tendo consciência do impacto que isso pode ter no público.

“Isso significa estar ciente de tudo, ter um propósito”, acrescenta Julià. “Então, por exemplo, se um tuíte não traz nada de novo, talvez não haja necessidade de publicá-lo.”

Ao fazer isso, a cooperativa espera também reduzir o que Julià chama de “ruído desnecessário” – e diminuir seu impacto ambiental. 

“Todo trabalho de comunicação, seja impresso ou digital, tem uma pegada ambiental”, diz ela. “Por isso, queremos reduzir a nossa.” 

Aina Serra Julia copiar edited

Ao mesmo tempo, La Sembra afirma que seu objetivo é comunicar de uma forma que ajude os cidadãos a assumirem mais responsabilidade pela justiça social e a oferecer mais em termos de dados, depoimentos e conscientização sobre a desigualdade social. Isso, por sua vez, ajudará a fomentar um senso de comunidade e a conectar as pessoas mais entre si, espera Julià. Seu objetivo final é criar comunidades conscientes e coesas que possam impulsionar o progresso e a transformação social.

“Esses são os quatro valores que norteiam o trabalho da cooperativa: menos ruído, menor pegada ambiental, mais consciência e mais comunidade”, acrescenta ela.

Entre os clientes estão empresas sociais e do terceiro setor, incluindo cooperativas e organizações do setor público. Estas últimas são clientes importantes, diz Julià, porque podem realmente ajudar a transmitir sua mensagem e abordagem por meio de seu amplo alcance comunitário. 

Desde o seu lançamento, a La Sembra trabalhou com mais de 300 organizações, a maioria das quais atua no setor da economia social.

As cooperativas representam 8% do PIB da Catalunha, o que, diz Julià, é um bom indicador do grau de conscientização sobre o modelo na região. 

“O modo de vida catalão é muito focado no coletivo”, diz ela, argumentando que ser uma nação e cultura sem um Estado ajudou a promover as cooperativas como um movimento social.

Essa identidade catalã distinta também faz com que as pessoas se interessem mais por modelos de mídia alternativos, seja no jornalismo ou na comunicação, diz Julià.

Para ajudar a aumentar a conscientização sobre o setor cooperativo, La Sembra administra uma publicação online chamada Jornal.Cat, que inclui notícias e comentários sobre a economia social catalã.

“O jornalismo em geral é um setor que apresenta um grau de conscientização maior em comparação a outros setores de atividade”, acrescenta Julià.

Uma das motivações por trás do lançamento do Jornal.cat foi a ideia de produzir jornalismo baseado em soluções e focar no papel das
cooperativas na resolução de problemas. 

“Claro, não quero ser ingênua e dizer que devemos nos concentrar apenas nisso”, diz ela. “Mas uma das prioridades que estabelecemos para nós mesmos foi dar voz às alternativas que estão sendo desenvolvidas. Entendemos que a mídia tradicional se concentra em histórias negativas devido ao tráfego que elas geram.”

Catalunha copiar

Mas enquanto notícias negativas tendem a vender, o Jornal.Cat segue outro caminho, destacando alternativas melhores.

“Queremos mostrar que a ‘utopia existe’ e está sendo desenvolvida a cada dia em toda a Catalunha”, diz Julià.

O Jornal.Cat também pretende se aprofundar nas causas estruturais de questões como desigualdade social ou mudanças climáticas.

“Analisamos as causas, mas as notícias negativas não tomam conta da nossa publicação. Isso é muito importante para nós”, acrescenta Julià.

Nos últimos meses, algumas organizações de mídia catalãs têm saído das principais plataformas de mídia social em protesto contra mudanças algorítmicas que priorizam conteúdo controverso. 

Apesar disso, o Jornal.Cat optou por se juntar a novas plataformas como o Mastodon, enquanto continuou a postar em plataformas como o X e o Facebook.

“Sair dessas plataformas significaria abrir mão de interagir com as pessoas com quem queríamos interagir — e transformar a forma como elas veem o mundo. Então, mesmo sendo uma contradição, decidimos não deixá-las”, diz Julià, acrescentando que a cooperativa continuará monitorando essas plataformas.

“Para impulsionar a mudança, precisamos estar onde a maioria das pessoas está”, acrescenta. “Caso contrário, só falamos com nós mesmos.”


Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop

ANTERIOR

Ministério da Agricultura apresenta programas e reforça parceria com cooperativismo agropecuário de SC

PRÓXIMA

Cooperativas mirins ganham novos espaços no interior do Paraná

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito anuncia transição de liderança
INTERNACIONAL

Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito anuncia transição de liderança

19 de maio de 2025
Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial
INTERNACIONAL

Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial

18 de maio de 2025
Agência britânica se consolida no setor de comunicação cooperativista
INTERNACIONAL

Agência britânica se consolida como referência no setor de comunicação cooperativista

9 de maio de 2025
Cooperativas de saúde promovem ampliação do acesso à saúde de qualidade ao redor do mundo
INTERNACIONAL

Cooperativas de saúde promovem ampliação do acesso à saúde de qualidade ao redor do mundo

8 de maio de 2025
As cooperativas podem proteger a liberdade de imprensa na era da IA?
INTERNACIONAL

As cooperativas podem proteger a liberdade de imprensa na era da IA?

7 de maio de 2025
Midcounties Co-op apoia o lançamento de 31 novas cooperativas e negócios comunitários
INTERNACIONAL

Midcounties Co-op apoia o lançamento de 31 novas cooperativas e negócios comunitários

6 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa financeira é premiada por desenvolvimento de projeto alinhado a ODS
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira é premiada por desenvolvimento de projeto alinhado a ODS

20 de maio de 2025
Cooperativa de crédito alcança R$ 25,5 bilhões em benefícios para associados em 2024
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito alcança R$ 25,5 bilhões em benefícios para associados em 2024

20 de maio de 2025
Jovem cooperativista gaúcho é premiado com bolsa internacional de estudos
ACONTECE NO SETOR

Jovem cooperativista gaúcho é premiado com bolsa internacional de estudos

20 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.