A Aliança Cooperativa Internacional tornou-se acionista da Regenagri CiC, integrando seu conselho de administração. A Regenagri é uma estrutura global de agricultura regenerativa criada pela Rede Solidaridad para garantir a saúde da terra e a riqueza de seus habitantes. Este acordo faz parte de uma série de parcerias que a ACI está assinando no âmbito da Estratégia ACI 2030, apresentada e aprovada na Assembleia Geral da ACI em Manchester, em 2 de julho. A versão pública será lançada no final deste ano.
O Regeneragri apoia fazendas e organizações na transição para sistemas agrícolas holísticos que melhoram a saúde do solo, incentivam a biodiversidade, reduzem a pegada de carbono e aumentam a resiliência climática. Ele fornece padrões e ferramentas digitais para certificar o impacto e garantir a integridade dos produtos certificados pela Regenagri, desde as fazendas até os produtos finais. O programa também oferece aos agricultores caminhos para financiamento adicional por meio de créditos de carbono e incentivos de impacto.
O Diretor Geral da ACI, Jeroen Douglas, afirma: “Na ACI, acreditamos que a ação cooperativa é essencial para a construção de um futuro resiliente e sustentável. A adesão à Regenagri como acionista representa um avanço significativo em nossa Estratégia 2030 da ACI. Por meio dessa parceria, pretendemos capacitar cooperativas agrícolas em todo o mundo com as ferramentas, os padrões e os incentivos necessários para prosperar com práticas regenerativas. Juntamente com a Regenagri e a Solidaridad, estamos unindo nossas redes globais para restaurar a saúde do solo, proteger a biodiversidade e garantir meios de subsistência em harmonia com a natureza.”
Franco Costantini, CEO da Regenagri, afirma: “Estamos muito satisfeitos com a entrada da ICA na Regenagri como acionista. Juntamente com a Solidaridad, nossas três organizações reúnem um vasto conhecimento e expertise, além de uma extensa rede que promete impulsionar ainda mais o movimento da agricultura regenerativa. Juntos, podemos fornecer padrões rigorosos e certificações confiáveis a um grupo crescente de agricultores e suas cadeias de suprimentos, garantindo uma transição justa e impactante para práticas regenerativas em todo o mundo”.
A Regenagri iniciou sua jornada em 2019 com a missão de identificar e preencher a lacuna entre as metas de impacto ambiental e uma estrutura escalável e eficaz para alcançá-las. Desde então, a Regenagri conseguiu criar uma estrutura completa, composta por padrões robustos, uma plataforma de dados centrada no usuário e serviços de garantia. Hoje, o programa da Regenagri apoia mais de 230.000 fazendas e 855 operadores da cadeia de suprimentos em todo o mundo a se tornarem mais resilientes ao clima, reduzindo sua pegada de carbono e, ao mesmo tempo, estabilizando e aumentando sua renda.
Fonte: Aliança Internacional das Cooperativas com adaptações da MundoCoop