• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Três dicas para melhorar o atendimento ao cooperado

Modernização do relacionamento, aposta em serviços diversificados e investimento em tecnologia ajudam a conquistar novos associados e expandir atuação

MundoCoop POR MundoCoop
1 de fevereiro de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
img 6

img 6

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

As cooperativas de crédito têm conquistado cada vez mais espaço e relevância no mercado, ganhando força entre os pequenos negócios. Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Sebrae revelou que as micro e pequenas empresas passaram a recorrer com mais frequência a essas instituições na busca por crédito. Em 2020, Caixa e Banco do Brasil eram as fontes de crédito mais buscadas por 57% dos empreendedores. A 9ª edição do estudo “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil” mostrou que esse quadro mudou nos últimos seis meses. Embora os dois bancos ainda sejam os mais procurados (por 39% dos empresários), outros agentes financeiros registraram um crescimento no número de empréstimos solicitados, como Sicredi (9% ante 8% em 2020), Sicoob (8% ante 6% em 2020), Banco do Povo (4% ante porcentagem equivalente a zero em 2020) e Nubank (2% ante zero em 2020).

Para Felipe Santiago, CEO da CashWay, techfin com soluções de Banking as a Service para Cooperativas e Instituições Financeiras e de Pagamento, uma das razões para este aumento é o atendimento oferecido pelas cooperativas de crédito aos associados. “Além de buscar opções menos burocráticas, os empreendedores querem um atendimento mais personalizado, que priorize o relacionamento além do lucro”, explica. Entretanto, para conquistar novos associados e atendê-los da melhor forma possível é preciso se preparar. Abaixo, Felipe elenca três pontos que podem ajudar as cooperativas de crédito a oferecerem um serviço de mais qualidade. Confira:

Foque na modernização do relacionamento

Para uma cooperativa crescer, é preciso incluir pessoas e empresas de diversos perfis financeiros e priorizar o relacionamento é essencial para que isso aconteça. Estar próximo dos cooperados é importante, no entanto, é preciso aliar o atendimento presencial com a digitalização, oferecendo aos associados uma experiência completa. “Principalmente em cidades e zonas com pouca assistência, a relação presencial é importante para que serviços de qualidade sejam oferecidos. Ao mesmo tempo, focar na praticidade é essencial. As pessoas já não querem se deslocar para efetuar transações básicas, como transferências, por exemplo. Por isso, oferecer um aplicativo de uso descomplicado e uma equipe preparada para sanar dúvidas quando necessário é fundamental. Hoje, é importante levar em consideração que relacionamento não é só ter um contato presencial, mas também dominar os serviços online”, pontua Felipe.

Crie serviços únicos e diversificados

Os serviços encontrados em bancos, como saque, conta-corrente, cartão de crédito e débito, aplicações, empréstimos e financiamentos também são encontrados nas cooperativas de crédito. Entretanto, sempre há espaço para inovar. Para Felipe, um dos grandes trunfos deste modelo de instituição financeira é que os serviços podem ser criados em parceria com os próprios associados, que ajudam a definir que tipos de fundos investimentos têm interesse, quais serão as taxas, como serão feitos os empréstimos etc. “Para que isso seja feito, entretanto, é preciso ouvir todos. Cada cooperado tem sua parte na tomada de decisões da organização. Membros que se sentem valorizados e estimulados a contribuírem terão mais motivação para expor suas ideias, compartilhar objetivos e desenvolver novos produtos. Se bancos tradicionais causam constantes insatisfações, as cooperativas trabalham com adequações, sempre visando o bem-estar dos associados”.

Ofereça uma tecnologia ágil e descomplicada

O relacionamento próximo e os serviços personalizados são pontos indispensáveis ao cooperativismo. Junto com eles, no entanto, o investimento em tecnologia se tornou elementar, já que ajuda a trazer mais competitividade para as organizações. “Contar com uma aplicação feita para abranger todos os serviços de forma prática, segura e completa é algo indispensável. Na CashWay, por exemplo, ouvimos as dores das cooperativas para atender de forma personalizada cada cliente e adaptar a tecnologia de acordo com as necessidades”. A proposta da CashWay é ser, além de uma plataforma de soluções financeiras, um hub de tecnologia, com integrações que facilitam os processos e permitem que as cooperativas possam focar no atendimento ao cliente — um dos pontos fortes deste tipo de organização. “Elas já têm se destacado no mercado e é possível afirmar que, investindo nesses pontos, as cooperativas largam na frente porque são capazes de ouvir as pessoas e oferecer um serviço alinhado com o que o consumidor atual procura: proximidade, agilidade e eficiência”, destaca Felipe.


Fonte: Dialetto Comunicação

ANTERIOR

Espaço Impulso terá agenda de novidades durante o Show Rural Coopavel 2023

PRÓXIMA

Cooperativa reforça atuação no desenvolvimento de startups do segmento de saúde

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Excelência em gestão coloca a Sicredi Ouro Verde MT em destaque no PDGC
CONTEÚDO DE MARCA

Excelência em gestão coloca a Sicredi Ouro Verde MT em destaque no PDGC

16 de dezembro de 2025
Unicred União conquista Ouro no Prêmio SomosCoop 2025
CONTEÚDO DE MARCA

Unicred União conquista Ouro no Prêmio SomosCoop 2025

15 de dezembro de 2025
Cresol celebra 30 anos com lançamento de livro e documentário que reafirmam a força do cooperativismo
CONTEÚDO DE MARCA

Cresol celebra 30 anos com lançamento de livro e documentário que reafirmam a força do cooperativismo

12 de dezembro de 2025
Sicredi Evolução conquista Ouro no PDGC e celebra avanço na excelência de gestão
CONTEÚDO DE MARCA

Sicredi Evolução conquista Ouro no PDGC e celebra avanço na excelência de gestão

11 de dezembro de 2025
Como escalar conflitos sem sobrecarregar a liderança e sem perder decisões estratégicas
GESTÃO & NEGÓCIOS

Como escalar conflitos sem sobrecarregar a liderança e sem perder decisões estratégicas

11 de dezembro de 2025
Cooperativa paranaense obtém nota A em selo estadual de emissões de gases de efeito estufa
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa paranaense obtém nota A em selo estadual de emissões de gases de efeito estufa

10 de dezembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

cresol 2
SOCIAL

Cooperativa estimula educação financeira e cooperativismo através de projeto para crianças

17 de dezembro de 2025
Exporta Mais Cooperativas da ApexBrasil registra R$ 38,9 milhões em expectativas de negócios
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas geram R$ 38,9 milhões em negócios internacionais em evento da ApexBrasil

17 de dezembro de 2025
O poder do bem-estar: como o cooperativismo pode transformar o futuro do trabalho
DESTAQUES DA REVISTA

O poder do bem-estar: como o cooperativismo pode transformar o futuro do trabalho

17 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.