• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Tendências e perspectivas em educação corporativa

Como ampliar o repertório dos colaboradores e manter a organização relevante em 2023

MundoCoop POR MundoCoop
9 de dezembro de 2022
GESTÃO & NEGÓCIOS
img 3 6

img 3 6

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Desafiados pelas aceleradas mudanças nas novas lógicas que regem os negócios, as áreas de desenvolvimento e treinamento das organizações têm o enorme desafio de prepararem os times para se manterem relevantes ao longo do tempo.  Não é novidade que, demandados por mais repertório e novas habilidades para navegarem no cenário complexo e acelerado ditado por novas tecnologias, as lideranças precisam expandir os olhares, fazer novas conexões, estar atentos aos sinais de futuro e ter acesso a conteúdos de ponta, que possam acelerar processos de inovação e serem mais assertivos nas decisões do dia a dia. O movimento em busca pelo aprendizado contínuo é um caminho sem volta e precisa ser uma agenda prioritária para as organizações que queiram trabalhar inovação e retenção de talentos e melhorar a eficiência dos times.

Muito já se fala sobre a importância do upskilling – especialização, aprofundamento e o reeskiling – requalificação, reciclagem de conhecimento. Mas, na minha visão, se não olharmos de forma mais ampliada para ingredientes que são essenciais para engajar e conectar pessoas na jornada de aprendizagem, por melhor que sejam as intenções, os esforços e investimento de desenvolvimento podem ser em vão.

Antes de estruturar as soluções educacionais corporativas para 2023, sugiro aos profissionais de T&D a refletirem sobre 4 tendências em educação:

  • Formatos experenciais

Nós precisamos nos emocionar para aprender. Existem vários experimentos que mostram, por exemplo, que as pessoas respondem de forma mais criativa após vivenciarem uma nova emoção ou assistirem a um vídeo que cause um sentimento de admiração ou espanto.  Este estado de admiração ganhou até uma palavra na língua inglesa – estado de “Awe”.  São momentos propiciados por algo marcante, que vão além da nossa compreensão de mundo. Estes momentos são responsáveis por estimular a criatividade, curiosidade, quebra de padrões e conexões não óbvias. Uma ótima forma de proporcionar oportunidades assim nos treinamentos é investir em experiências imersivas e marcantes, que vão além do conteúdo tradicional.

Mais do que nunca, é preciso apostar em estímulos que aumentem o interesse e o engajamento nos treinamentos. E os formatos que investem em experiência, troca e criação de vínculos tendem a despertar mais interesse. Na HSM, temos focado muito em criarmos soluções de “Edutainment” – junção de entretenimento com educação. Acreditamos que os programas de educação podem ser profundos em conteúdo, mas leves e experenciais na forma.

  • Curadoria de conteúdo aderente à realidade do negócio

No mundo atual, uma coisa é certa: Não temos uma escassez de informação, temos uma escassez de atenção e curadoria. Existe muito conteúdo disponível e gratuito, mas não necessariamente apropriado, atrativo ou relevante para a cultura organizacional e objetivo de negócio. É fundamental que as soluções educacionais tenham uma forte curadoria de conteúdo, deem sentido às informações e criem uma narrativa que converse com as metas da organização. Criar uma jornada que seja harmoniosa, em que conteúdos e estímulos conversem entre si é fundamental, para que se transmita consistência e coerência no treinamento. É importante manter-se atento à curadoria para que a solução não seja apenas uma “colcha de retalhos” com muita informação, mas sem um direcionamento claro.

  • Originalidade

Ninguém quer ver ou aprender “mais do mesmo”. A originalidade é uma grande diferencial num mercado cada vez mais pasteurizado – em que se replica conceitos e exemplos, de maneira aleatória, sem compreensão dos contextos. Ser original é saber ler os sinais, as tendências e conectar os pontos para sua própria realidade. Não existe “tamanho único” (one size fits all), quando o tema é educação corporativa. Mais uma vez, é importante entender o momento, a maturidade e a cultura organizacional para os temas propostos. Em alguns casos, conteúdos mais clássicos e até mesmo básicos são necessários. Em outros, é preciso investir em um pouco mais de profundidade, originalidade e customização.

  • Incentivo ao autoconhecimento

Normalmente, o foco dos programas de treinamento e desenvolvimento é o aprender a “fazer”. Exercitar alguma função mais técnica ou aprender uma habilidade necessária para o contexto da organização. Mas, para fazer, é necessário aprender a “ser”. Hoje temos uma forte necessidade por lideranças mais empáticas, inclusivas e resilientes. Portanto, o “aprender a ser” será cada vez mais valorizado no cotidiano das organizações e integrado nas soluções educacionais corporativas.


Fonte: Mundo RH / Poliana Abreu, diretora de Conteúdo, Marketing e Parcerias na HSM e SingularityU Brazil

ANTERIOR

Cooperativas de crédito se destacam e conquistam espaço no mercado

PRÓXIMA

Com foco em sustentabilidade e pequenos negócios, BRDE busca ser o maior banco de fomento do País

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Instituto de cooperativa recebe selo “Semente do Futuro” por alinhamento com ODS da ONU
GESTÃO & NEGÓCIOS

Instituto de cooperativa recebe selo “Semente do Futuro” por alinhamento com ODS da ONU

20 de maio de 2025
Cooperativa financeira se destaca no Prêmio BNDES em cinco categorias
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira se destaca no Prêmio BNDES em cinco categorias

20 de maio de 2025
Curso Liderancas
GESTÃO & NEGÓCIOS

8 cursos gratuitos que toda liderança cooperativista precisa conhecer

19 de maio de 2025
Cooperativas financeiras são destaque nas iniciativas de valorização profissional
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas financeiras são destaque nas iniciativas de valorização profissional

16 de maio de 2025
cresol
CONTEÚDO DE MARCA

Cresol é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Agronegócio pelo GPTW

15 de maio de 2025
Sete projetos de pesquisa da Escoop fortalecem o futuro do cooperativismo gaúcho
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sete projetos de pesquisa da Escoop fortalecem o futuro do cooperativismo gaúcho

15 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa de consumo britânica registra aumento de £ 11 milhões no lucro operacional
INTERNACIONAL

Cooperativa de consumo britânica registra aumento de £ 11 milhões no lucro operacional

21 de maio de 2025
Cooperativa agropecuária abrirá unidade em Xangai para incrementar vendas ao sudeste asiático
AGRONEGÓCIO

Cooperativa agropecuária abrirá unidade em Xangai para incrementar vendas ao sudeste asiático

21 de maio de 2025
Sistema OCB/ES contribui com discussões sobre convênios do ICMS
ECONOMIA & FINANÇAS

Sistema OCB/ES contribui com discussões sobre convênios do ICMS

21 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.