O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP/GO) completou nesta sexta-feira (28/10), 23 anos de atividades, com um total de 840 mil ações de capacitação realizadas, totalizando, apenas no período de janeiro a setembro deste ano, R$ 8,2 milhões em investimentos em cursos, eventos e atividades de formação profissional, promoção social e monitoramento para as cooperativas. Todo esse trabalho e os recursos financeiros investidos proporcionaram ao cooperativismo goiano atingir alto nível de profissionalização e contribuíram para fomentar a inovação nas empresas.
Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, explica que a partir da criação do SESCOOP as cooperativas passaram a ter um instrumento de apoio na formação profissional de dirigentes e colaboradores, o que contribuiu de forma decisiva para que se atingisse o alto grau de profissionalização alcançado por muitas cooperativas. “Seus programas de desenvolvimento da gestão e de desenvolvimento de cooperativas têm sido fundamentais para dar a elas mais competitividade nos mercados nacional e internacional”, frisa.
Por esses motivos, o SESCOOP, criado em 1999, é considerado um divisor de águas no cooperativismo nacional. Seus recursos são oriundos da folha de pagamento dos colaboradores das cooperativas e são retornados aos mesmos em forma de capacitação. Jubrair Gomes Caiado, superintendente do Sistema OCB/GO, diz que o SESCOOP/GO tem se preocupado em trazer mais qualidade a cada nova ação que realiza na capacitação de cooperados, colaboradores e dirigentes de cooperativas. “Temos feito parcerias com renomadas instituições de ensino para que possamos elevar o grau de profissionalização das cooperativas, o que também traz desenvolvimento para as sociedades onde essas cooperativas estão inseridas”, acrescenta.
Foco na inovação
Acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Sistema OCB/GO, firmado em 2020, para pesquisar e melhor entender o controle gerencial, a estrutura de governança e o grau de inovação das cooperativas, trouxe à luz importantes informações para ajudar o setor a se profissionalizar de forma continuada e ser mais competitivo, com especial foco na inovação. Os estudos, realizados no âmbito da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG, liderados pelo professor Juliano Lima Soares, revelam que, quanto mais a empresa cooperativa faz uso de treinamentos, capacitações e MBAs oferecidos pelo SESCOOP/GO, mais ela tende a ser inovadora.
Carlos Eduardo Matos, coordenador de Mercado do Sistema OCB/GO, desenvolveu uma das pesquisas, em dissertação de mestrado, em que analisou a relação entre a transferência de tecnologia e a capacidade de inovação das cooperativas, a partir da investigação dos impactos das ações desenvolvidas pelo SESCOOP/GO. “Percorrendo os ramos do cooperativismo, desde o agro, passando pelo ramo saúde, até os ramos consumo, transporte e trabalho, percebemos que há uma evolução do grau de inovação das cooperativas à medida que aumenta o número das ações de transferência de conhecimento”, acentua.
Segundo Carlos Eduardo, os cursos que o SESCOOP/GO têm promovido para a geração de agentes de inovação e transformação são eficientes em promover a cultura da inovação no cooperativismo, principalmente onde são criados comitês com esse propósito. Esses grupos organizados de colaboradores, de diferentes áreas, se concentram em avaliar problemas e possíveis soluções a partir da adoção de práticas inovadoras, criando, assim, mais oportunidades para desenvolver os conhecimentos recebidos.
Fonte: Sistema OCB/GO
Discussão sobre post