• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Qual é o tipo de empresa mais buscada para trabalhar?

A 24ª edição da pesquisa Carreira dos Sonhos, conduzida pela Cia de Talentos, traz um retrato surpreendente de como brasileiros de diferentes gerações estão repensando suas relações com o trabalho

Mundo Coop POR Mundo Coop
25 de novembro de 2025
GESTÃO & NEGÓCIOS
Qual é o tipo de empresa mais buscada para trabalhar?

Qual é o tipo de empresa mais buscada para trabalhar?

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A cada edição, a pesquisa Carreira dos Sonhos ajuda a decifrar o espírito do tempo no mercado de trabalho. Em 2025, porém, o levantamento da Cia de Talentos revela algo além de expectativas profissionais: ele expõe uma mudança estrutural na forma como os brasileiros se relacionam com suas carreiras. Ao ouvir 73.602 pessoas entre 13 de maio e 22 de agosto, o estudo mostra que os sonhos — e os medos — já não são os mesmos.

“O objetivo central da Carreira dos Sonhos permanece o mesmo desde 2002: compreender o que as pessoas esperam do trabalho, das empresas e da própria trajetória profissional, oferecendo respostas para inquietações recorrentes sobre as mudanças do mercado e a carreira”, afirma Danilca Galdini, diretora de conteúdo da Cia de Talentos.

A novidade metodológica do ano: pela primeira vez, o levantamento combinou IA conversacional e formulário digital, ampliando tanto a escala quanto a profundidade das respostas. “Conseguimos unir a força dos dados fechados com a riqueza das narrativas abertas”, diz Galdini.

Do propósito ao pragmatismo: o trabalho muda de lugar na vida das pessoas

Se por muitos anos o discurso dominante defendia que o trabalho deveria ser fonte de prazer, identidade e autorrealização, a edição 2025 mostra um movimento estrutural.

“Os dados mostram que o trabalho deixou de ser a principal fonte de prazer, identidade e realização e passou a ser um meio, não mais um fim”, afirma Galdini.

O trabalho agora é visto como um instrumento para garantir:

  • Estabilidade financeira,
  • Bem-estar,
  • Flexibilidade,
  • Tempo e autonomia para que o prazer seja buscado fora do trabalho, em outras esferas da vida.

“O foco não está em ‘amar o trabalho’, mas em trabalhar de forma sustentável para viver bem”, afirma a executiva.

Estabilidade é a palavra do ano — mas com um novo significado

O dado mais contraintuitivo da pesquisa é a força da estabilidade como desejo transversal aos três públicos. Mas ela não tem mais o sentido tradicional de “emprego para sempre”.

“Estabilidade hoje significa segurança, previsibilidade e, principalmente, oportunidade de se manter aprendendo e empregável”, afirma Galdini.

Além disso, a oportunidade de crescer, aprender e se desenvolver é tratada como um pilar da estabilidade, diz Galdini.

“Seja pelo desenvolvimento contínuo ou empregabilidade contínua. A estagnação profissional é vista como uma forma de instabilidade”.

Desenvolvimento: o motivo nº 1 para escolher qualquer empresa

Entre jovens, média gestão e alta liderança, o motivo mais citado para escolher uma empresa é o mesmo: desenvolvimento constante. E não é de agora. São 15 anos seguidos ocupando o topo entre jovens e, em 2025, ficou em primeiro lugar também entre os outros dois grupos.

“Desenvolvimento é o atalho para empregabilidade e crescimento de renda no Brasil”, afirma Galdini. A qualificação prática e programas estruturados (como estágio, trainee, trilhas e certificações) são vistos como ferramentas concretas de mobilidade. “Aqui, desenvolvimento não é discurso, é critério”, afirma.

O benefício educacional virou estratégia

Um dado externo ao estudo, mas citado pela diretora, reforça a tendência: 90% dos profissionais não teriam estudado no último ano sem apoio da empresa, segundo levantamento da Único Skill.

“O benefício educacional deixou de ser atração e virou retenção”, diz Galdini.
Ao eliminar a barreira financeira e organizar as trilhas de aprendizado, as empresas transformam o desejo de se capacitar em prática contínua — gerando engajamento e melhor performance.

Remuneração volta ao topo 

Remuneração e benefícios aparecem entre os três principais motivos de escolha na maior parte das empresas analisadas. Segundo Danilca, é um efeito direto do que os jovens viveram na pandemia:

“Eles foram as pessoas mais afetadas pelo desemprego, viram a renda familiar fragilizar e viram familiares perderem emprego e empresas fecharem. Esse contexto aumentou a sensação de vulnerabilidade, gerando aversão ao risco e busca por estabilidade”, afirma.

Para a executiva, o trabalho deixou de ser apenas realização ou propósito e voltou a ser, antes de tudo, segurança e sobrevivência, por isso, remuneração e benefícios ganharam tanta relevância.

“Mas vale reforçar que a remuneração sozinha não segura ninguém. É preciso unir salário, desenvolvimento e condições saudáveis de trabalho”, afirma.

Setores tradicionais aderem à flexibilidade

O Banco do Brasil foi o único do Top 10 com “políticas flexíveis” entre os motivos mais citados — um marco para um setor historicamente rígido.

“É um sinal claro de evolução: empresas tradicionais começam a combinar estabilidade formal com autonomia operacional”, diz Galdini.

Modelos híbridos, horários flexíveis e benefícios focados em bem-estar se tornam vantagem competitiva, especialmente entre jovens.

E como pequenas e médias podem competir com Google e Itaú?

Em 2025, o ranking revela uma pluralidade inédita. A nova geração tem valorizado cada vez mais empresas brasileiras, de segmentos diversos, com propostas de valor autênticas.

“Não existe mais a empresa dos sonhos. Existem empresas para sonhos diferentes.”

Esse movimento abre espaço para que negócios menores se destaquem ao entender — e comunicar — suas vantagens reais:

  • cultura,
  • propósito,
  • impacto,
  • velocidade de crescimento,
  • autonomia.

“Esse conjunto de tendências mostra que as aspirações profissionais estão se tornando mais plurais e que diferentes perfis encontram valor em diferentes propostas de marca. Para as empresas, inclusive, pequenas e médias, compreender essas nuances é essencial para construir estratégias de marca empregadora mais precisas, autênticas e conectadas às expectativas reais das pessoas”, afirma.

Abaixo, veja as empresas top 10 para trabalhar, segundo a pesquisa:

  1. Google
  2. Itaú Unibanco
  3. Vale
  4. Ambev
  5. Petrobras
  6. Nestlé
  7. Grupo Globo
  8. Microsoft
  9. Banco do Brasil
  10. Einstein Hospital Israelita

O que define a empresa dos sonhos em 2025

Em 2025, a “empresa dos sonhos” é aquela que combina desenvolvimento concreto, estabilidade financeira e emocional, reconhecimento tangível e uma cultura coerente, inclusiva e práticas reais, afirma Galdini.

“A marca, a visibilidade e a solidez continuam relevantes, mas perdem força se não vierem acompanhadas de trilhas de crescimento e práticas que protejam o bem-estar”, diz Galdini.

É o que especialistas chamam de “Life antes do login”, conta a executiva. “O bem-estar ocupa lugar que era antes do trabalho, passar a ser fonte de prazer, espaço de experiência, identidade e novas conexões”.


Fonte: Exame

ANTERIOR

Rede de Jovens Cooperadores Europeus é formalizada em sua Assembleia Geral

PRÓXIMA

Analisando o cenário do agronegócio, Antonio Cabrera discute oportunidades e desafios do segmento em evento do Sicoob UniCentro Br

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Excelência em gestão coloca a Sicredi Ouro Verde MT em destaque no PDGC
CONTEÚDO DE MARCA

Excelência em gestão coloca a Sicredi Ouro Verde MT em destaque no PDGC

16 de dezembro de 2025
Unicred União conquista Ouro no Prêmio SomosCoop 2025
CONTEÚDO DE MARCA

Unicred União conquista Ouro no Prêmio SomosCoop 2025

15 de dezembro de 2025
Cresol celebra 30 anos com lançamento de livro e documentário que reafirmam a força do cooperativismo
CONTEÚDO DE MARCA

Cresol celebra 30 anos com lançamento de livro e documentário que reafirmam a força do cooperativismo

12 de dezembro de 2025
Sicredi Evolução conquista Ouro no PDGC e celebra avanço na excelência de gestão
CONTEÚDO DE MARCA

Sicredi Evolução conquista Ouro no PDGC e celebra avanço na excelência de gestão

11 de dezembro de 2025
Como escalar conflitos sem sobrecarregar a liderança e sem perder decisões estratégicas
GESTÃO & NEGÓCIOS

Como escalar conflitos sem sobrecarregar a liderança e sem perder decisões estratégicas

11 de dezembro de 2025
Cooperativa paranaense obtém nota A em selo estadual de emissões de gases de efeito estufa
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa paranaense obtém nota A em selo estadual de emissões de gases de efeito estufa

10 de dezembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

cresol 2
SOCIAL

Cooperativa estimula educação financeira e cooperativismo através de projeto para crianças

17 de dezembro de 2025
Exporta Mais Cooperativas da ApexBrasil registra R$ 38,9 milhões em expectativas de negócios
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas geram R$ 38,9 milhões em negócios internacionais em evento da ApexBrasil

17 de dezembro de 2025
O poder do bem-estar: como o cooperativismo pode transformar o futuro do trabalho
DESTAQUES DA REVISTA

O poder do bem-estar: como o cooperativismo pode transformar o futuro do trabalho

17 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.