Em parceria com o Sescoop-SC, a Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral) promove o Programa Mulheres Cooperativistas, tendo por objetivo aproximar e integrar as mulheres da Cergral para que ampliem seus conhecimentos sobre cooperativismo e desenvolvimento social, além de oferecer oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, protagonismo feminino e interesse pela comunidade.
Segundo o presidente da Cergral, João Vânio Mendonça Cardoso, o programa busca dar espaço às mulheres para que elas possam se tornar lideranças, compreendendo sua importância para o cooperativismo, focando em objetivos e buscando sempre o amadurecimento pessoal e profissional e que compreendam melhor as dificuldades que enfrentam em seus contextos e de que maneiras elas podem alcançar posições de liderança.
O programa, que reúne 40 mulheres, começou em maio com palestra do psicanalista, filósofo e escritor Renato Oliveira, que também conduziu um segundo encontro voltado a Liderança Feminina Cooperativista. Outro encontro, com o mesmo tema, oportunizou às participantes a refletirem acerca do papel da mulher na família, na comunidade e na cooperativa, a fim de que compreendam sobre a necessidade de seu protagonismo na cooperativa, bem como o papel de líder na organização.
A psicóloga Renata Botega Becker conduziu o quarto encontro do Programa Mulheres Cooperativistas da Cergral abordando a questão do Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar. O assunto teve como prioridade oferecer às participantes um conhecimento acerca de si mesmas, investigando e mostrando a influência dos modelos familiares, aprendendo a lidar com as diferenças, além de discutir as principais dificuldades vividas pelas famílias e as possíveis saídas para viver melhor.
O mesmo tema, mas com o foco na abordagem de reflexões importantes sobre o modo que lidamos com as nossas famílias, foi debatido por Renata Botega sobre as principais dificuldades e as melhores maneiras de resolve-las, buscando sempre o amadurecimento pessoal.
Os dois encontros agora em agosto abordam a Comunicação e Oratória, dando a devida importância que esse tema tem para todas as mulheres, com ações de fortalecimento e empoderamento, sendo primordiais para que todas sejam o que desejarem ser, com coragem de se posicionar e principalmente com muito amor por si mesmas.
O Programa Mulheres Cooperativistas da Cergral segue com mais dois encontros em setembro e dois em outubro, quando acontece o encerramento e a formatura.
Fonte: HC Notícias
Discussão sobre post