• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Profissionais querem medidas sobre mudanças climáticas

Funcionários com forte consciência ambiental podem desempenhar um papel fundamental na aceleração dos planos de sustentabilidade corporativa

MundoCoop POR MundoCoop
29 de março de 2024
GESTÃO & NEGÓCIOS
3 13

Profissionais querem medidas sobre mudanças climáticas

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Para enfrentar as mudanças climáticas, serão necessárias mudanças de sistemas e bilhões de modificações individuais: desde a forma como nos locomovemos até o que comemos e como fazemos nosso trabalho. Os pesquisadores da Deloitte têm acompanhado a emergente consciência ecológica do mundo ao longo das gerações, nos níveis de liderança das empresas, entre os funcionários e na sociedade. Uma análise do panorama dos resultados dessas pesquisas mostra que as pessoas com maior consciência climática estão prontas para agir de forma mais sustentável no trabalho e estão fazendo com que suas vozes sejam ouvidas. A liderança está começando a atender ao chamado para a mudança, mas será que estão fazendo o suficiente para envolver todos?

O apelo por ações climáticas e de sustentabilidade está vindo de profissionais de todas as idades

Entre os adultos empregados entrevistados pelo Deloitte Consumer Center em março de 2023 para a pesquisa global “State of the Consumer”, 69% disseram que querem que suas empresas invistam em esforços de sustentabilidade, incluindo a redução de carbono, o uso de energia renovável e a redução de resíduos[1]. Esse sentimento é maior entre os funcionários ouvidos com idade entre 18 e 34 anos, que demonstraram um interesse mais forte em iniciativas de sustentabilidade do que os entrevistados de gerações mais velhas.

Graf 1

Esse desejo por ações sustentáveis entre cerca de um quarto da força de trabalho também está começando a afetar possíveis oportunidades de emprego. Entre os entrevistados da pesquisa ConsumerSignals da Deloitte, 27% disseram que considerarão a posição de um possível empregador em relação à sustentabilidade antes de aceitar um emprego[2]. Esses dados indicam que pelo menos um em cada quatro candidatos a uma vaga investiga o que os possíveis empregadores estão fazendo – ou não estão fazendo – para lidar com os impactos ambientais e podem estar dispostos a tomar decisões de acordo com isso.

Graf 2

Os jovens, em particular, tendem a acreditar que podem ser uma força poderosa para a mudança no trabalho. De acordo com a mais recente pesquisa da Deloitte sobre as gerações Z e millennials, que entrevistou uma amostra globalmente representativa de mais de 14.000 pessoas da geração Z e 8.000 millennials (adultos com idades entre 18 e 40 anos) de 44 países, 64% dos entrevistados acreditam no poder que têm para promover mudanças organizacionais e que suas organizações estão ouvindo e incorporando feedback[3]. Isso significa que, à medida que os jovens funcionários entram no mercado de trabalho, muitos não apenas têm uma forte consciência ambiental, mas também esperam que seus empregadores respondam às suas sugestões.

Graf 3

A inação em relação ao clima e à sustentabilidade também está afetando a satisfação no trabalho

Essas mudanças nas expectativas dos funcionários podem ter um lado negativo para as empresas que não estão levando em conta a sustentabilidade. Entre os entrevistados da pesquisa ConsumerSignals da Deloitte, cerca de um quarto considerou a possibilidade de trocar de emprego para trabalhar em uma empresa mais sustentável.

Graf 4

Os líderes reconhecem que os funcionários estão entre os stakeholders mais importantes

De acordo com uma pesquisa da Deloitte com mais de 2.000 líderes do C-level, o moral, o bem-estar, o recrutamento e a retenção de funcionários estão entre os maiores benefícios de seus esforços de sustentabilidade até o momento. Isso reforça as conclusões da pesquisa da ConsumerSignals sobre a importância da sustentabilidade para a satisfação e a retenção dos funcionários.

Graf 5

O ativismo dos funcionários está começando a influenciar os esforços de sustentabilidade das empresas

Essa demanda por ação parece estar surtindo efeito. Entre os entrevistados da pesquisa da Deloitte, o ativismo dos funcionários é um importante impulsionador da ação corporativa em relação à sustentabilidade, com 80% dos líderes do C-level relatando que seus funcionários já impactaram seus planos de sustentabilidade, ou o farão em breve[4].

Graf 6

De fato, 59% de todos os líderes ouvidos disseram que o “ativismo dos funcionários” fez com que eles aumentassem seus esforços de sustentabilidade no ano anterior, sendo que 24% descreveram o impacto como “significativo”.

Graf 7

Uma medida que muitas empresas estão tomando é investir em treinamento: 50% dos líderes entrevistados pela Deloitte disseram que já estão instruindo os funcionários sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, e outros 41% planejam lançar um programa desse tipo nos próximos dois anos.

Graf 8 corrigido 659x1024 1

No entanto, os funcionários dizem que ainda não estão vendo ações climáticas “suficientes” no local de trabalho

Embora os planos de sustentabilidade estejam ganhando força, apenas 38% dos entrevistados pela Deloitte concordam que seu empregador “está fazendo o suficiente para lidar com as mudanças climáticas e a sustentabilidade”. A maioria dos entrevistados é neutra ou está insatisfeita com os esforços que tem visto até agora.

img 1 1

A liderança não tem conversas regulares com funcionários sobre sustentabilidade

Também pode haver espaço para as organizações iniciarem um diálogo com seus profissionais sobre as mudanças climáticas e a resposta da empresa a elas. De acordo com a pesquisa ConsumerSignals, 45% dos funcionários nunca conversaram com seus gerentes ou supervisores sobre práticas sustentáveis no trabalho.

img 2
img 2

Empregadores têm a oportunidade de aumentar a satisfação e acelerar o impacto ao envolver funcionários em questões climáticas e de sustentabilidade

A liderança das empresas não deve considerar seus funcionários ambientalmente conscientes como algo garantido. Eles podem emprestar suas habilidades e conhecimentos para resolver problemas comerciais relacionados ao clima, sinalizar possíveis questões e ajudar a catalisar mudanças organizacionais profundas.

Para atraí-los melhor, as organizações podem se comunicar com frequência sobre seu compromisso com a ação climática, fazer mudanças tangíveis e materiais nas operações da empresa e investir em aprendizagem e desenvolvimento que capacitem os funcionários a contribuir. As empresas devem fazer com que os funcionários participem ativamente de seus programas climáticos e de sustentabilidade e oferecer a eles oportunidades de compartilhar feedback por meio de diálogos e fóruns que possam levar a mudanças. Embora algumas iniciativas conduzidas pelos funcionários – como a eliminação de plásticos de uso único ou o aumento da reciclagem, por exemplo – possam não gerar o maior impacto sobre as emissões, a resposta a essas sugestões pode criar lembretes visíveis do compromisso da empresa com a sustentabilidade.

E, à medida que o clima continua a mudar, os funcionários e os consumidores estão procurando ver se as empresas estão se preparando de fato para enfrentar o desafio.


Fonte: Deloitte

Tags: climáticasgestÃomedidasmudançasnegÓciosprofissionaissobre
ANTERIOR

Associados mostram a importância de parceria com cooperativa para realização de sonhos

PRÓXIMA

Busão da Imaginação completa 10 anos incentivando hábito da leitura nas crianças

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativas financeiras são destaque nas iniciativas de valorização profissional
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas financeiras são destaque nas iniciativas de valorização profissional

16 de maio de 2025
cresol
CONTEÚDO DE MARCA

Cresol é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Agronegócio pelo GPTW

15 de maio de 2025
Sete projetos de pesquisa da Escoop fortalecem o futuro do cooperativismo gaúcho
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sete projetos de pesquisa da Escoop fortalecem o futuro do cooperativismo gaúcho

15 de maio de 2025
Sistema Ocesp inicia Intercâmbio com lideranças de cooperativas de saúde no Instituto Disney
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sistema Ocesp inicia Intercâmbio com lideranças de cooperativas de saúde no Instituto Disney

14 de maio de 2025
Conheça as lideranças à frente do comitê de mulheres do cooperativismo capixaba
GESTÃO & NEGÓCIOS

Conheça as lideranças à frente do comitê de mulheres do cooperativismo capixaba

13 de maio de 2025
Governo de Santa Catarina lança linha de crédito exclusiva para micro e pequenas empresas
GESTÃO & NEGÓCIOS

Governo de Santa Catarina lança linha de crédito exclusiva para micro e pequenas empresas

13 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro
AGRONEGÓCIO

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro

18 de maio de 2025
Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial
INTERNACIONAL

Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial

18 de maio de 2025
Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares

18 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.