Treinar, preparar, motivar e atualizar os colaboradores para venderem mais é fundamental, sobretudo em tempos que pedem atualizações constantes do mercado. Todos os lados ganham quando se investe no colaborador, a produtividade dobra e os resultados impressionam.
Letícia de Paula, CEO da LPBeauty explica que ter um time mais preparado é sinônimo de produtividade e inovação. Isso, ocorre porque quando uma empresa promove treinamentos constantes, os seus colaboradores tendem a desenvolver novas habilidades, resultando em uma melhora na produtividade das suas funções e atividades. “O processo de aprendizagem reflete na evolução de cada colaborador, pois este se sente valorizado e estimulado a entregar o melhor de si em suas tarefas cotidianas”, destaca Paula.
Não só isso, todos sabemos que o colaborador mais preparado se sente motivado a permanecer na empresa por mais tempo. Neste caso, por existirem possibilidades de seguir carreira e ter novas oportunidades. “Além disso, se tornam mais adaptados à realidade do mercado, pois com mais transparência, autonomia saberão lidar com os conflitos e assim alcançarem os objetivos esperados. Sem contar que conseguem criar ações a partir de uma visão mais ampla”, lembra Letícia.
A especialista indica como treinamentos algumas opções de dinâmicas que estimulem a criatividade individual e coletiva. “Hoje temos muitos aplicativos que facilitam a comunicação interna nas organizações, como, por exemplo, google agenda para registrar não apenas as reuniões, mas também os prazos”, indica.
Fidelidade do cliente
Ter um time mais bem preparado não melhora apenas na produtividade, mas também na fidelização dos clientes. Sabrina Nunes, CEO do e-commerce de semijoias Francisca Joias lembra que o desempenho do time afeta diretamente a taxa de conversão e a fidelização do cliente. “Ter uma equipe alinhada com os objetivos e metas do negócio faz com que cada colaborador entenda a sua função e responsabilidade dentro da empresa. Treinar colaboradores é uma tarefa contínua. Primeiramente, escolhemos profissionais que tenham os mesmos valores e afinidades com o nosso modo de trabalho”, conta a CEO do e-commerce de semijoias, Francisca Joias.
A empreendedora conta que faz um treinamento inicial onde apresenta a empresa, os produtos, o público-alvo, o diferencial e o funcionamento de cada departamento. “Falamos sobre quais pontos os colaboradores devem ter mais atenção para minimizar as falhas sem comprometer toda a operação. Prezamos pela excelência, desde a segurança dos dados dos clientes com base na lei de LGPD, atendimento online, via chat, por telefone, entrega e o pós-venda”, exemplifica Nunes.
Prepare melhor a sua equipe
Com algumas dicas simples é possível preparar bem a sua equipe de vendas. Letícia de Paula, CEO da LPBeauty, traz quatro dicas básicas para você colocar em prática na empresa:
- Compartilhe o propósito da empresa: sempre que possível, reforçar com o time a Missão, Visão e Valores da empresa. É preciso sempre reforçar para que todos estejam alinhados com o propósito da organização.
- Entender as habilidades de cada colaborador: todos nós temos uma habilidade que se destaca mais do que as outras, então o ideal é aproveitar isso de cada colaborador. As vezes o atendimento não é a melhor área de atuação de um funcionário, mas no marketing ele é “fera”.
- Comunicação efetiva: sem dúvida alguma, este é um dos pontos principais para se ter uma equipe bem-preparada, a comunicação clara e objetiva. Deixe claro para a sua equipe todo o processo, tenha paciência para tirar dúvidas.
- Forneça feedbacks: procure se reunir com o seu time periodicamente para apresentar um balanço dos resultados obtidos. Se um colaborador não se saiu bem, não aponte seus pontos fracos diante dos outros colegas, deixe para fazer isso individualmente.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
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