Dois selos nacionais recebidos pela Viacredi, cooperativa do Sistema Ailos, reconhecem as boas práticas de gestão e governança da cooperativa. A partir de um deles, o Selo Reconhecimento Inovação com Propósito Global (RECIP), a Viacredi foi convidada a representar o Brasil no United in Sustainability Summit (UIS), que aconteceu no final de novembro, na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington (DC), nos EUA.
O evento promove um encontro anual entre cooperativas de crédito e líderes do setor para compartilhar informações, ferramentas e recursos relacionados à sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social e econômica. Este ano, o tema foi “Construindo Resiliência Através de Ações Sustentáveis” e contou a presença da Missão Brasileira de Cooperativas, organizada e liderada pelo Instituto Fenasbac, com a participação do Presidente do Conselho Gestor da Fenasbac, Paulo Aragão e pela Gestora do Escritório de Projetos do Instituto, Carolina Castro.
A Viacredi, juntamente com o Sicoob Coopemata, de Minas Gerais e o Sicredi Conexão, do Rio Grande do Sul apresentaram o modelo cooperativista trabalhado no Brasil durante o painel “histórias inspiradoras de cooperativas de crédito brasileiras que lideram com propósito e constroem resiliência por meio de ações sustentáveis”. A cooperativa foi representada pelo presidente do Conselho de Administração, Sérgio Cadore; o diretor executivo, Vanildo Leoni e o Superintendente de Operações da Viacredi, Mirio Schumacher.
Para Sérgio Cadore, a participação da cooperativa no evento reafirmou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a cooperação. “São valores fundamentais que, conectados aos princípios cooperativistas, guiam a trajetória da Viacredi há mais de sete décadas. E esse é o principal papel do nosso Conselho: garantir uma gestão responsável e sustentável, na promoção da cooperação entre nossos cooperados e comunidades”, afirma.
Experiência
A participação no United in Sustainability Summit (UIS) foi um convite a partir do reconhecimento recebido no 2º Ciclo do Reconhecimento Inovação com Propósito (RECIP), concedido pela Fenasbac, em cerimônia que aconteceu em Brasília, também em novembro. Criado com a intenção de identificar as capacidades de inovação das cooperativas, o selo RECIP se tornou referência no mercado nacional e internacional, reforçando o impacto positivo do cooperativismo no mundo. Este ano 88 cooperativas participaram do processo, das quais apenas 26 foram elegíveis e apenas três receberam o reconhecimento global, dentre elas a Viacredi.
Em sua fala nos EUA, Vanildo destacou a atuação da Viacredi conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as práticas de ASG (Ambiental, Social e Governança), que demonstram a responsabilidade e o comprometimento com as questões ambientais, sociais e de governança.
Durante a passagem pelo país norte americano, a missão brasileira também visitou a National Credit Union Foundation, onde foram recebidos pelo presidente do conselho Rodney E. Hood. A agenda também incluiu uma visita ao Banco Interamericano Desenvolvimento (BID), com a recepção feita pelos diretores de investimento Lucas de Beaufot e Tatiana Soares e ainda passou pela Credit Union National Association (CUNA), onde foram recebidos por Erin Mendez e Richard Gose.
“As conversas que tivemos e os reconhecimentos recebidos refletem o que chamamos de ‘Jeito Viacredi de Fazer’ uma expressão genuína do nosso compromisso com o futuro das pessoas, das comunidades e do planeta. O que está muito alinhado ao que vimos do modelo cooperativista americano”, diz Vanildo.
Excelência
No retorno dos EUA, Vanildo e Cadore participaram do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2023, no qual a Viacredi recebeu o Selo Prata no nível de maturidade de “Excelência”. Realizada a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a premiação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e reconhece boas práticas de gestão e de governança nas cooperativas.
Desde 2013 a premiação destaca as boas práticas da Viacredi. Esta é a primeira vez que o Prêmio reconhece instituições no nível de maturidade de “Excelência”. Na última edição, em 2021, a cooperativa, recebeu o selo ouro no nível de maturidade “rumo à excelência” e foi destaque em governança, premiação concedida à apenas duas cooperativas em todo o brasil.
Para Vanildo, o reconhecimento é fruto de um trabalho realizado por todos os colaboradores, que no seu dia a dia fazem seus processos com excelência. “Estamos comprometidos em seguir neste caminho, servindo aos cooperados e à comunidade com excelência e dedicação, impulsionados pelo nosso propósito de transformar a vida das pessoas”, destaca.
Discussão sobre post