• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Pesquisa global revela tendências da Geração Z para as empresas brasileiras

MundoCoop POR MundoCoop
24 de outubro de 2024
GESTÃO & NEGÓCIOS
Pesquisa global revela tendências da Geração Z para as empresas brasileiras

Pesquisa global revela tendências da Geração Z para as empresas brasileiras

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Muito se fala e se escreve sobre a Geração Z. Nascida a partir de 1997, crescida com a popularização da internet, adepta da diversidade e da inclusão, comprometida com a sustentabilidade social e ambiental, esta parcela da população, que acrescenta inúmeras outras peculiaridades na forma de viver e se relacionar, chega ao próximo ano representando 27% da força de trabalho mundial. Em algumas empresas, já supera numericamente os baby boomers, nascidos entre 1945 e 1964. Para entender a atuação da Geração Z, que aspira por cargos de liderança nas organizações, o Top Employers Institute, autoridade global na excelência das práticas de Recursos Humanos, divulga o relatório “Geração Z: Redefinindo o futuro do trabalho”.

O Top Employers Institute reúne mais de 2.300 empresas certificadas em 121 países, incluindo o Brasil. O levantamento inédito, que ouviu 1.700 pessoas de 18 a 27 anos em 9 países e 4 continentes, revela comportamentos, aspirações e perspectivas de uma geração de profissionais em questões como liderança, bem-estar, cultura organizacional e inteligência artificial.

“As organizações Top Employers no Brasil têm muitos pontos de identificação com a realidade apresentada pelo relatório. A certificação contribui muito para isso, pois é uma referência na implementação dessas práticas, consideradas tendências”, afirma Raphael Henrique, gerente regional para a América Latina do Top Employers Institute.

Os resultados do levantamento revelam que a Geração Z valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o emprego com propósito e oportunidades de crescimento, assim como empresas financeiramente estáveis. A partir destes três indicadores, Raphael Henrique observa que as organizações que adotam estas prioridades estão mais bem posicionadas não só para atrair e reter talentos mais jovens, mas também garantir a melhor experiência ao colaborador.

Mais que qualquer outra geração, a Z quer chegar ao cargo de CEO. Na América, já são mais de 6 mil profissionais com até 27 anos de idade em posições de alta liderança. Mas enquanto a promoção tão almejada não chega, o levantamento global Top Employers revela particularidades que são norteadoras também para as organizações brasileiras.

Entre os principais insights, a pesquisa mostra que a Geração Z, prioritariamente, quer ser ouvida nas organizações. Ao serem questionados se aceitariam um salário melhor se isso significasse equilíbrio entre vida pessoal e profissional, 62% dos participantes responderam que sim. Dos 1.700 respondentes, 82% consideram importante ter flexibilidade para gerenciar suas horas de trabalho, da mesma forma que confirmam a relevância de escolher as ofertas de bem-estar oferecidas pela empresa. A maioria (80%) afirma que os empregadores são responsáveis pela qualificação contínua dos funcionários. Enquanto 81% disseram que os empregadores devem apoiar o bem-estar físico, 83% acrescentam que a responsabilidade também é pelo equilíbrio psicológico dos funcionários.

Sobre “conexão e liderança”, 78% dos entrevistados acreditam que o trabalho é um lugar para construir comunidades, conexões sociais e pertencimento. A qualidade mais apreciada em um líder, segundo a pesquisa, é a inteligência emocional. Ainda sobre liderança, a Geração Z considera que um líder deve, necessariamente, ser motivador, inspirador e empático.

Para uma geração hiperconectada, a inteligência artificial tem benefícios imediatos, como o aprendizado de novas habilidades. No entanto, os entrevistados também demonstram ansiedade sobre como a IA impactaria suas vidas pessoais e profissionais a longo prazo.

A Geração Z, na visão de Raphael Henrique, traz perspectivas novas e desafiadoras. “Mas independentemente da geração de profissionais, um realinhamento de valores já se faz necessário. À medida que abraçamos as transformações tão desejadas pela Geração Z avançamos para construir corporações mais inclusivas, diversas, capacitadas e sustentáveis”, conclui o gerente regional para a América Latina do Top Employers Institute.

Acesse o relatório “Geração Z: Redefinindo o futuro do trabalho” em https://bit.ly/prgenzreport .


Fonte: MXP Comunicação

ANTERIOR

Projeto permite acesso de cooperativas a fundos públicos de desenvolvimento

PRÓXIMA

Impacto das cooperativas financeiras no comércio local cresce em todo o país

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

sicredi 1 2
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativa do interior de Mato Grosso inaugura grandiosa agência com estilo neoclássico

25 de agosto de 2025
Cooperativa otimiza operação e diminui custos com automação e governança de cadastros no SAP
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa otimiza operação e diminui custos com automação e governança de cadastros no SAP

25 de agosto de 2025
Educação Financeira: O Novo Pilar Estratégico do Cooperativismo Moderno
CONTEÚDO DE MARCA

Educação Financeira: O Novo Pilar Estratégico do Cooperativismo Moderno

22 de agosto de 2025
Cooperativa é destaque nacional em qualidade na área têxtil
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa é destaque nacional em qualidade na área têxtil

21 de agosto de 2025
Integrada
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa agro industrial recebe diagnóstico de eficiência energética do ESGCoop

21 de agosto de 2025
Cooperativa de crédito catarinense é a mais lembrada do segmento no estado. Foto: Divulgação Sicredi
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de crédito catarinense é a mais lembrada do segmento no estado

20 de agosto de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Workshop Internacional debate papel das cooperativas da agricultura familiar na COP 30
AGRONEGÓCIO

Workshop Internacional debate papel das cooperativas da agricultura familiar na COP 30

25 de agosto de 2025
quanta
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativas aceleram adesão a planos completos de previdência e ampliam proteção financeira

25 de agosto de 2025
sicredi 1 2
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativa do interior de Mato Grosso inaugura grandiosa agência com estilo neoclássico

25 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.