Nos próximos anos a bola da vez será o metaverso, segundo os indicativos dos especialistas em tecnologia e das pesquisas.
Um deles, feito recentemente pela Capgemini, consultora de tecnologia e estratégia de negócios, revelou que três em quatro clientes querem realizar as suas comprar no metaverso.
O relatório da Capgemini revelou que 93% dos entrevistados estão interessados em realidade virtual. Desses 51% dizem estarem prontos para usar o metaverso em suas compras quando ele estiver acessível.
A pesquisa analisou qual é a forma de interação que as pessoas desejam ter por meio do metaverso. Quase metade respondeu, 43% desejar interagir com os familiares e amigos, 39% com os colegas, 33% com experiências com jogos e 28% em fazer negócios.
O estudo ouviu 10 clientes em 8000 organizações em 1000 países de setores diferentes com o objetivo de entender o impacto do metaverso na vida das pessoas.
Nos relatos dos entrevistados, 380 clientes relataram terem tido experiências de realidade virtual. Do total, três quartos disseram serem participantes ativos do metaverso.
Conveniência e praticidade
Um dos motivos da atração das pessoas em fazer as suas transações no universo da realidade virtual é a conveniência e a praticidade. O consumidor não precisa sair de casa, pode fazer os seus negócios virtualmente.
Mirando essa novidade, as empresas têm cada vez mais adotado o metaverso como uma ferramenta atrativa para os seus produtos. Tanto é verdade, que sete em cada dez organizações acreditam que o metaverso e as experiências imersivas têm futuro no mundo dos negócios
Porém, nem tudo são flores no mundo virtual, para que ele seja largamente adotado ainda é necessário trabalhar a conscientização do consumidor, a acessibilidade e a educação das novas tecnologias.
Charlton Monsanto, da Capgemini comentou sobre a necessidade de aumentar a acessibilidade da realidade virtual. “A realidade virtual deve enfrentar desafios, como acessibilidade e privacidade, para avançar”, lembra Monsanto.
Por Priscila Paula – Redação MundoCoop
Discussão sobre post