• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Investir em OKR nas cooperativas é fundamental para avançar nas estratégias

MundoCoop POR MundoCoop
24 de julho de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
Investir em OKR nas cooperativas é fundamental para avançar nas estratégias

Investir em OKR nas cooperativas é fundamental para avançar nas estratégias

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O OKR (Objectives and Key Results) tem se tornado uma das ferramentas mais importantes para as empresas e cooperativas, que desejam melhorar as suas estratégias e crescimentos no mercado. 

Seu propósito é medir os objetivos e resultados chaves, combinando os valores de uma companhia com estratégia de trabalho, criando transparência, dando autonomia aos colaboradores e melhorando engajamento e a comunicação. 

Henrique Mata, gerente de agilidade e especialista em OKR da SIS Innov & Tech, explica que o uso desse instrumento tem permitido que o time siga para uma mesma direção, e se torne um objeto estratégico da empresa. “Se a companhia deseja crescer 80% em um ano, ela precisa ter propósitos divididos pelas áreas da organização, por períodos semestrais, trimestrais, mensais e até iniciativas quinzenais, que atuam no corpo tático e estratégico”, explica Henrique.  

O especialista lembra que o objetivo precisa ser inspirador, com um conjunto de resultados-chave numéricos, que apoiam os KPIs e as suas decisões para tangibilizarem onde se deseja chegar. Mas, claro, palpável e dentro da realidade para não desestimular o time. 

Para ajudar as empresas e cooperativas aproveitarem bem o OKR (Objectives and Key Results), Mata separou cinco dicas quem desejam investir na estratégia. O primeiro ponto é inserí-lo dentro da cultura da cooperativa para que todos sigam na mesma direção. “Só assim é possível garantir o comprometimento de todas as partes envolvidas”. 

Outro ponto fundamental para o uso da ferramenta nas cooperativas e empresas é ter paciência durante o processo de implementação do processo. “Para que isso ocorra, é preciso estabelecer objetivos claros e redobrados por áreas e períodos. No acompanhamento, é necessário flexibilidade para entender a evolução das ações, momento da empresa, comportamento do mercado e outros. Muitas vezes é preciso revisitar o objetivo para alinhar a uma nova estratégia”, afirma Henrique. 

Na aplicação da ferramenta é essencial que a cooperativa tenha transparência, pois segundo Henrique, o OKR pode ser feito de diversas maneiras, entre elas as planilha ou ferramentas como PowerBI, Jira, Confluence. “O importante é que o documento fique acessível para que todo o time tenha acesso e trabalhe com transparência”, lembra Mata. 

Não podemos nos esquecer de acompanhar as evoluções métricas. O especialista ressalta que criar OKR e esquecer a existência dele não será vantajoso para a empresa e a cooperativa. “É preciso acompanhar constantemente as métricas para saber o que funcionou, o que precisa de adaptação, onde o time pode se dedicar mais”, diz o executivo. 

O último ponto fundamental no processo é estar atento a segurança psicológica. “Metas e objetivos podem gerar uma pressão no time. A alta liderança da companhia precisa tratar isso com muita responsabilidade para garantir segurança e cuidar do bem-estar dos colaboradores. O OKR mede sucesso sem a pressão de executar e, por isso, exige muita confiança dos líderes para com seus liderados. É fundamental saber ouvir ideias dos colaboradores para que tudo funcione como esperado,” finaliza o especialista. 


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

Tags: cooperativasestratégiasnegÓciospara
ANTERIOR

Protagonismo e intercooperação são o futuro do cooperativismo segundo CEO da WOCCU

PRÓXIMA

Cooperativa de crédito lança máquina de pagamentos smart

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativas integram ranking das 200 maiores e melhores empresas no Espírito Santo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas integram ranking das 200 maiores e melhores empresas no Espírito Santo

15 de novembro de 2025
“Career Shrekking”: Por Que Profissionais se Sabotam em Busca de Segurança
GESTÃO & NEGÓCIOS

“Career Shrekking”: Por Que Profissionais se Sabotam em Busca de Segurança

14 de novembro de 2025
Centro de Formação Padre Theodor Amstad em João Pessoa celebra primeiro ano com mais de 90 eventos e 3 mil participantes
CONTEÚDO DE MARCA

Centro de Formação Padre Theodor Amstad em João Pessoa celebra primeiro ano com mais de 90 eventos e 3 mil participantes

12 de novembro de 2025
Instituição financeira cooperativa recebe visita de representantes da Sancor Seguros (AR)
GESTÃO & NEGÓCIOS

Instituição financeira cooperativa recebe visita de representantes da Sancor Seguros (AR)

11 de novembro de 2025
Sistema CrediSIS participou ativamente da quinta edição do evento, com estande interativo e presença em painéis sobre inovação e juventude cooperativista. (Foto: Assessoria/CrediSIS)
CONTEÚDO DE MARCA

Presença no 5º Fórum Integrativo Confebras destaca expansão e protagonismo do CrediSIS

11 de novembro de 2025
Sistema cooperativo de saúde é reconhecido por reputação e relacionamento com o mercado
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sistema cooperativo de saúde é reconhecido por reputação e relacionamento com o mercado

12 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MundoCoop recebe homenagem por 25 anos de contribuições ao cooperativismo brasileiro
DESTAQUES

MundoCoop recebe homenagem por 25 anos de contribuições ao cooperativismo brasileiro

17 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Cláudio Halley é Superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob
ENTREVISTA

“O valor de uma marca se consolida quando há coerência entre propósito e entrega” – Cláudio Halley é Superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob

17 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.