Mais de 230 estudantes de 11 cooperativas escolares participaram, nos últimos dois meses, de visitas à Cooperativa Vinícola Garibaldi. A iniciativa, conduzida pela Sicredi Serrana RS/ES, com apoio da vinícola e assessoria da Marini Coop, proporcionou uma imersão nos valores do cooperativismo e no funcionamento de uma cooperativa de produção.
No contraturno escolar, os jovens vivenciam o modelo de gestão cooperativa na teoria por meio do programa Cooperativas Escolares, que estimula a participação democrática, o empreendedorismo e a educação financeira. A ideia de organizar as visitas visavam complementar esse processo, permitindo que os estudantes relacionem a teoria com a prática real vivenciada pelas cooperativas.
As 11 cooperativas escolares participantes estão localizadas em Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Barão, Garibaldi, Tupandi, Bom Princípio, São Sebastião do Caí e São Vendelino. São elas: José Cooper, CEET, Cooper12, CEMAF, CoopGirassol, CEU, COOESF, CooperGomes, CooperCEC, CEEA e Sankt Wendel.
Para o gestor de comunicação da Garibaldi, André Luís Rech, o projeto agrega importantes ensinamentos que serão levados pelos estudantes para a vida adulta, contribuindo para uma sociedade cada vez melhor. “Mostrar o movimento cooperativista na prática, ajuda e auxilia no desenvolvimento dos jovens, os colocando a pensar na busca por construir um mundo mais unido, com maior senso de participação coletiva”, afirmou.
A aluna da Escola Carlos Gomes, de Barão, Melani do Sacramento, compartilhou que a experiência foi inspiradora. “Acredito que muitas pessoas que não sabem como funciona, então desperta a curiosidade. Foi muito gratificante, porque conseguimos ver o que podemos atribuir nas nossas cooperativas, além de vermos o que as pessoas fazem aqui para que possamos apoiar e fazer com que o cooperativismo possa prosperar e crescer cada vez mais”, destacou.
Intercooperação e educação como princípios
Iniciativas como essa reforçam dois dos princípios do cooperativismo, a intercooperação que visa aproximar diferentes cooperativas em torno de um bem comum, e a educação, formação e informação, que tem como propósito promover desenvolvimento para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o crescimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes.
Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Essa ação fortalece a construção de uma sociedade mais consciente e alinhada ao propósito e impacto do cooperativismo.
Fonte: Sistema Ocergs