A AI generativa, conhecida por sua habilidade de criar conteúdo e fornecer respostas inteligentes, está capturando a imaginação do mundo tecnológico. Em 2024, espera-se que as empresas explorem cautelosamente seu potencial, especialmente no aprimoramento do serviço ao cliente e no suporte a profissionais em diversas indústrias.
A GlobalData prevê que o mercado geral de IA valerá US$ 900 bilhões até 2030, registrando uma taxa composta de crescimento anual (CARG) de 35% entre 2022 e 2030. No espaço de IA generativa, espera-se que as receitas cresçam de US$ 1,8 bilhão em 2022 para US$ 33 bilhões em 2027 com um CAGR de 80%.
No entanto, preocupações com a segurança dos dados e a complexidade operacional significam que essa exploração será medida e estratégica. A Mudança para migração para a nuvem com foco em custo é a tendência para soluções baseadas na nuvem contínua, mas com um novo foco: eficiência de custo.
“A IA generativa terá impacto em todos os setores e em 2024 veremos o número de implementações crescer exponencialmente no espaço corporativo, especialmente nas áreas de experiência do cliente e marketing”, comenta Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI.
As empresas estão reavaliando suas estratégias de migração para a nuvem, favorecendo cada vez mais a arquitetura lakehouse. Essa abordagem oferece uma mistura da flexibilidade dos data lakes com a gestão estruturada dos data warehouses, fornecendo uma solução mais econômica, mas poderosa, para análise de big data.
Grandes nomes do mercado
O Microsoft Fabric está emergindo como um player significativo no movimento dos data lakehouses. Prometendo integração perfeita e insights em tempo real, ele se posiciona como um forte concorrente na gestão de dados empresariais. No entanto, sua novidade traz desafios para a maturidade da infraestrutura, tornando sua adoção uma consideração cuidadosa para as empresas.
“2024 marca um ano de adaptação e investimento calculado em análise de dados e AI para empresas. Enquanto AI generativa e migração para a nuvem permanecem temas centrais, o foco está na implementação estratégica e com custo-efetivo. Ao navegarmos por estas tendências, fica claro que o futuro dos dados empresariais não está apenas escrito em código, mas nas decisões estratégicas das empresas de hoje”, comenta Vinicius.
Fonte: NR7 | Full Cycle Agency
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