Como será o mercado de seguros e insurtechs no futuro? A MundoCoop, maior plataforma de comunicação do cooperativismo, esteve na quarta edição do CQCS Insurtech & Innovation 2022, grande evento de inovação em seguros da América Latina. Reunindo membros do mercado de seguros de toda a América Latina e do mundo, o encontro contou com 123 palestrantes e mais de 40 horas de conteúdo, para uma plateia de mais de 1500 pessoas no primeiro dia. Tudo isso, em um espaço que promoveu a troca de experiências e conhecimentos entre diversas empresas e marcas.
Com foco em inovação, o Insurtech veio para reunir grandes líderes. Logo em seu primeiro dia, o evento contou com a abertura de Ivan Gontijo, Presidente do Grupo Bradesco Seguros. Em sua fala, Gontijo destacou a magnitude do evento, além de ressaltar a sua importância. “Com conhecimento e resiliência, cria-se uma convergência entre diferentes players”. Para completar, lembrou das mudanças no ramo de seguros, que após a pandemia, vê um contexto onde a sociedade está mais preocupada com o tema, realidade vista no aumento de 20% do mercado de saúde suplementar.
Destacando o ‘Protagonismo Feminino e a Força Global’, o CQCS 2022 recebeu em seu palco principal a Presidente do ITC, Megan Kuczynski. Em sua palestra, destacou sua jornada no mercado de trabalho, além do grande crescimento do setor de seguros no mundo, que vem ganhando novos temas em sua pauta, como a cibersegurança. Em seguida, trazendo a importância do uso da nuvem no setor de seguros, Tony Jacob, GTM Leader na AWS, lembrou da importância de desenvolver novos produtos e serviços para o cliente, de forma a estabelecer uma experimentação constante que resulte na modernização desse mercado; trazendo a nuvem como grande instrumento para esse processo.
Para completar a programação da manhã do primeiro dia, Sammy Krikler – Founder and Chief Insurance Office na Eanix – e Jaime Silvela, Diretor de Negócios em I.A na Solera, lembraram da necessária transformação do mercado. Krikler defendeu em sua palestra uma flexibilização na precificação dos seguros e de “operações inteligentes”, além de novas regulamentações para o setor. Por sua vez, Silvela frisou que a I.A deve ser o grande tema de destaque nos próximos anos, com 9 em 10 empresas já investindo nesse setor em busca de novas formas de trabalhar os negócios junto aos clientes, e com o Brasil sendo protagonista neste cenário.
Encontros promovem trocas de experiências
Com uma vasta gama de temas em discussão, o Insurtech trouxe ainda para a sua programação, mais de 40 painéis sobre os mais diversos temas de interesse do setor. Reunindo vozes do mercado nacional e internacional, debates sobre novas tecnologias e o mercado de seguros pós-pandemia promoveram uma rica discussão entre os convidados, que buscaram guiar o olhar do público para os próximos passos a serem dados.
Entre os destaques, a palestra ‘Investimentos em Inovação e Insurtech’ reuniu Andre Alarcon, Sócio das áreas de Fusões e Aquisições, Seguros e Resseguros da Damarest; Leandro Leite, Partner e Diretor Executivo da Wiz Concept e Marcos Couto, CEO e Presidente da Alper Consultoria em Seguros’, para um bate papo sobre o boom das insurtechs no Brasil, startups com foco no mercado de seguros. Segundo Leite, o fenômeno recente vem ganhando espaço no Brasil, com cerca de 113 negócios do tipo já registrados, representando novas oportunidades. Alarcon reservou seu momento para destacar os processos que levam à entrada das insurtechs no mercado, processo que leva a participação de diversos players e investidores. Para completar, Couto lembrou da importância de trazer a startup para dentro do ecossistema da empresa, de forma a construir uma relação mais forte, com resultados positivos para todos.
Os desafios do ‘Seguro de Vida 3.0’ marcaram o bate papo entre Carlos Alberto Trindade, CEO da Easy2Life; Fabio Lessa, Diretor Comercial CAPEMISA Seguradora e Rogério Araújo, CEO do Grupo TGL. Durante o painel, os representantes destacaram os números do Seguro de Vida no Brasil, um mercado pouco explorado e desconhecido por muitos brasileiros. Com baixa penetração no país – cerca de 15% da população possui algum serviço do tipo – o seguro de vida é um dos que mais apresenta potencial para o setor. Para isso, lembrar dos motivos que levam o cliente a contratar tal serviço deve estar no foco do trabalho, que deve ser feito de forma empática e instrutiva, com foco na apresentação do verdadeiro objetivo do seguro e seus benefícios.
Ainda no primeiro dia, o painel ‘Gestão da Transformação em um mundo de Mudanças Constantes’ trouxe um panorama sobre como o mercado de seguros deve se comportar no mundo atual, e como a gestão precisa atuar neste novo contexto Com a presença de Eduard Folch, Presidente da Allianz Seguros; Felipe Nascimento, CEO da Mapfre Seguros Gerais e Luciano Snel, CEO da Icatu, o encontro lembrou de temas que, mesmo que não sejam lembrados diretamente, possuem vasta conexão com a configuração da sociedade, e consequentemente, com a forma como os seguros devem agir. Para Felipe, temas como a segurança digital, as mudanças climáticas e o fenômeno da longevidade, são vitais para uma conversa que promova uma gestão transformadora e alinhada com o propósito que as seguradoras possuem. Por sua vez, Folch frisou que ‘a transformação é inerente ao mercado de seguros’, e que gestores devem estar atentos para as tendências que estão moldando o setor. Para finalizar, Snel reforçou o propósito do setor, promovendo a conexão com as pessoas e a conexão de propósitos como força transformadora para um mercado de seguros mais empático e próximo dos clientes.
CQCS Insurtech & Innovation
Realizado em São Paulo pela CQCS – a maior comunidade de profissionais do mercado de seguros do mundo – o Insurtech & Innovation 2022 promoveu um olhar para o novo, trazendo conexões entre diferentes setores em busca de um modo inédito para levar a importância do seguro para o diálogo com a sociedade. A 6ª edição do encontro está marcada para julho de 2023.
Por Redação MundoCoop
Discussão sobre post