A terceira edição do Encontro Estadual de Cooperativas Mirins e Escolares começou nessa quarta-feira (02/10) com mais de 450 participantes, entre estudantes, professores orientadores, colaboradores das cooperativas e convidados. Com o tema “O Futuro é Coop”, o evento, realizado no Clube de Campo Recanto Água Azul, em Apucarana, Norte do Paraná, visa promover a integração e fortalecer o engajamento das novas gerações no cooperativismo. “Precisamos começar a pensar no futuro. Hoje, estamos semeando para a nova geração essa filosofia e esse modo de vida baseado na cooperação. Praticamos isso intensamente e acreditamos que esse modelo pode transformar a sociedade para melhor”, afirmou o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, na abertura do evento.
A força da cooperação também foi evidenciada pelo presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, Agnaldo Esteves. “O setor cresce cada vez mais porque as pessoas estão entendendo que o fazer juntos é sempre melhor. E é esse sentimento de cooperação que queremos fortalecer entre os jovens”, destacou.
Anfitriã do evento, a Sicredi Agroempresarial PR/SP apresentou, juntamente com os jovens estudantes, a trajetória e as ações solidárias de impacto positivo realizadas pela Cooperativa Escolar Crescer, da Casa do Bom Menino – Projeto Crescer, de Arapongas. A cooperativa escolar, fundada em 2022, conta com o apoio da instituição financeira cooperativa.
Interação e informação
Na sequência, foram promovidas atividades recreativas e de socialização com os participantes com idade inferior a 12 anos. Os estudantes mais velhos assistiram à palestra da policial civil Rosana Botelho sobre segurança digital. A especialista abordou a importância das leis e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de orientar os adolescentes e jovens sobre os perigos do compartilhamento de informações pessoais na internet e dos jogos online.
Os estudantes também aproveitaram o primeiro dia do evento para interagir com jovens de outras regiões. “Estamos conseguindo trocar informações e ideias. Conheci o trabalho de outras cooperativas, conversei com algumas pessoas e isso abriu a minha mente e a de toda a equipe para fazermos algo novo”, comentou Felipe Moreira Bizzo, presidente da CooperTerra – Cooperativa Escolar Mirim de Terra Roxa, do CEEP Paulo Renato Souza, apoiada pelo Sicoob Meridional.
O primeiro dia do 3º Encontro Estadual de Cooperativas Mirins e Escolares terminou com uma sessão de cinema especial montada no local do evento.
Nesta quinta-feira (03/10), a programação continua com o Espetáculo Circo dos Sonhos – Caravana Kids, além da apresentação de cases das cooperativas mirins e depoimentos dos cooperados. Os estudantes ainda participarão de atividades cooperativas e de uma oficina de brinquedos.
Força do cooperativismo mirim
Em todo o Paraná, as 60 cooperativas mirins e escolares reúnem 1,2 mil estudantes associados com idade a partir de nove anos e 66 professores orientadores. A iniciativa está presente em 30 municípios do estado e é desenvolvida com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e de cooperativas de diversos ramos com atuação no Paraná.
Fonte: Sistema Ocepar / Fotos: Léo Lanella