Começa hoje no Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha, o Gramado Summit 2024. O evento de inovação e tecnologia que chega a sua segunda edição consecutiva, promete reunir mais de 15 mil visitantes nos dia 10, 11 e 12 de abril, trazendo 10 trilhas de conteúdo e mais de 500 marcas presentes. Nesta edição, o encontro vai reunir as maiores referências quando o assunto é futuro. Durante os três dias, os visitantes poderão se conectar, gerar negócios e aprender com especialistas do mercado corporativo.
E as cooperativas, que tem se firmado como grandes impulsionadoras da inovação e da tecnologia, terão presença significativa. A presença da MundoCoop, a maior plataforma de comunicação do cooperativismo, como mídia parceira do evento, evidencia a crescente relevância do setor na agenda pública e na promoção de práticas empresariais mais éticas e sustentáveis.
Já no início dos trabalhos na manhã desta quarta-feira (10), sob os holofotes do palco “Negócios Conscientes”, mediado por Tiago Schmidt, presidente do Conselho do Sicredi Pioneira, líderes e especialistas compartilharam insights sobre o impacto positivo do cooperativismo na vida das pessoas e na construção de um futuro mais sustentável. A presença da gerente geral da OCB, Organização das Cooperativas Brasileiras, Fabíola Motta, trouxe à tona a relevância do cooperativismo como uma força impulsionadora de desenvolvimento e inclusão. Motta destacou o papel fundamental da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) na promoção e defesa dos interesses do setor, sublinhando sua importância na capacitação e fortalecimento das cooperativas em todo o país. Além disso, o painel ainda contou com a participação da chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro no Banco Central, Carolina Pancotto, que ressaltou o papel das cooperativas financeiras na democratização do acesso aos serviços bancários e no fomento ao empreendedorismo local.
Nesta terça, o diretor executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stahl, e o vice-presidente da Icatu, César Saut, falarão para o público do Gramado Summit, às 15 horas, no palco principal do evento. Numa abordagem conjunta, os executivos trarão reflexões sobre o momento atual do cooperativismo, as evoluções do sistema ao longo da história e a sua importância no mundo contemporâneo. “Na palestra queremos dar um tom de modernidade ao cooperativismo, já que várias práticas consideradas modernas hoje em dia, como colab, crowdfunding, economia compartilhada, cashback, cocriação, ESG, customer centric, já são elementos presentes nas cooperativas, desde sempre. Isso quer dizer que somos um modelo de negócio super atual e conectado com todas as novas tendências, mas não por uma questão estratégica, e sim por DNA. Vamos demonstrar que cooperativa é pop”, ressalta o diretor executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stahl.
Palco Negócios Conscientes terá mais de 30 atrações
As cooperativas Sicredi Pioneira, Sicredi Serrana, Sicredi Caminho das Águas e Central Sicredi Sul/Sudeste são patrocinadoras do evento, juntamente com a Icatu Coopera – marca criada para atender associados do Sistema Cooperativo em todo o Brasil, na área de Seguro de Vida e Previdência. Além do patrocínio, as instituições também levam ao evento o palco Negócios Conscientes, que vai abordar temas ligados aos movimentos mundiais que buscam por impactos mais positivos no ecossistema de negócios.
Já estão confirmadas mais de 30 atrações, entre palestras, painéis e apresentação de case de instituições públicas e privadas, que incorporam este modelo de negócio. Entre os speakers que falarão no palco Negócios Consciente estão nomes como o de Carolina Pancotto Bohrer, Diretora do Banco Central do Brasil (BACEN); Fabiola Nader Motta, Gerente Geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Paulo César TINGA, empresário e ex-jogador de futebol; Manoela da Costa, CEO do Parque Vila da Mônica, além de executivos do Sicoob, Cresol e diversos gestores do Sicredi.
Um Negócio Consciente vai muito além do lucro. A expressão teve origem a partir do Capitalismo Consciente, movimento global que se originou nos Estados Unidos e objetiva conscientizar lideranças para práticas empresariais baseadas na geração de valores para todos os stakeholders. Trata-se de empresas que atuam alicerçadas em propósitos maiores, gerando também valor intelectual, físico, ecológico, social, emocional, ético e até mesmo espiritual a todas as partes interessadas do negócio, sem prejuízo à geração de lucros a investidores e acionistas.
Fonte: Gramado Summit, com adaptação da MundoCoop
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