Com um investimento de R$ 10 milhões, a casa da inovação do norte gaúcho abre suas portas com o objetivo de fomentar novas iniciativas, conexões e a colaboração entre grandes empresas e startups. No dia 12 de dezembro, foi inaugurado o Hub de Inovação do Instituto Aliança, em Passo Fundo. O local abrigava um antigo moinho e foi totalmente reestruturado para sediar eventos, abrigar espaços de coworking, receber startups e fomentar a colaboração entre as empresas participantes do Hub.
O Instituto Aliança é o primeiro do interior do RS a utilizar a estratégia de usar um prédio antigo para a instalação de um Hub de Inovação. O restauro do espaço, além de contribuir para a manutenção e aproveitamento de um patrimônio histórico, exalta a transformação de um símbolo do passado em um espaço para construção do futuro. Um projeto que inspirou a iniciativa é o Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
As atividades do Instituto Aliança tiveram início em meio à pandemia, com a criação de um programa de inovação em novembro de 2020. Em pouco tempo sentiu-se a necessidade de ser ter uma entidade independente, proporcionando um espaço físico e digital neutro para que empresas, universidades e poder público possam fomentar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento da região norte do RS. Assim, em abril de 2022 o Instituto Aliança passa a dar vida ao projeto e reúne investimentos para a construção do seu hub de inovação. Entre as empresas participantes do Hub, estão as cooperativas Coprel e Cotrijal.
O Hub Aliança conta com 1,8 mil m² de área, 4 pavimentos, 20 salas, 36 espaços de coworking, 1 auditório, 1 cafeteria, 1 lounge e 20 vagas para estacionamento privativo.
Fonte: Comunicação Coprel
Discussão sobre post