O cooperativismo segue ampliando sua relevância no campo da Administração. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), uma das mais importantes e reconhecidas instituições acadêmicas do país, abriu um novo espaço dedicado à educação, pesquisa e gestão de cooperativas e organizações complexas e plurais.
A iniciativa, liderada por pesquisadores doutores como Deivid Forgiarini (Ufac), Fernanda Frankenberger (PUC-PR), Paulo Cassanego (Unipampa), Elieti Fernandes (Furg), Alexandre Garcia e Pedro Büttenbender (Unijuí), representa um marco para a pesquisa em gestão de cooperativas e temas correlatos. Agora, esses estudos passam a integrar a Divisão de Educação e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EDP) da Anpad, sob a coordenação do professor doutor Marcelo Bispo (UFPB).
Durante um recente webinar nacional, os pesquisadores envolvidos destacaram que este novo espaço vai além de um ambiente para discussão acadêmica, consolidando-se como um polo de fomento à pesquisa, geração de tecnologias e desenvolvimento de ciência que valorizam a identidade, os princípios e as peculiaridades do cooperativismo. A iniciativa ganha ainda mais relevância no contexto do Ano Internacional do Cooperativismo, declarado pela ONU para 2025, reforçando o papel desse modelo de organização como um instrumento essencial para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
Os interessados podem submeter seus trabalhos para o EnAnpad 2025 até o final de abril na Divisão EDP, Tema 10, pelo site da Anpad. O evento está programado para outubro, em Aracaju (SE).
Fonte: Mérito Comunicação