Desde setembro, o Sicoob passou a utilizar Inteligência Artificial (IA) Generativa para otimizar a interação dos colaboradores com diversos documentos no dia a dia. O Assistente Inteligente está integrado à Plataforma de Serviços Financeiros do Sicoob, conhecida como Sisbr, proporcionando uma busca de informações e geração de insights mais eficiente, economizando aproximadamente duas horas de trabalho para profissionais da área jurídica, por exemplo, e facilitando análises de forma rápida, simples, segura e confidencial. Mais de 28 mil funcionários tem utilizado o Assistente Inteligente diariamente desde o seu lançamento por meio de mais de 33 milhões de interações durante esse tempo.
O diretor de Tecnologia do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, explica que a ferramenta foi desenvolvida com base na arquitetura de Geração de Conteúdo Aprimorada por Busca (RAG, na sigla em inglês, Retrieval-Augmented Generation). “A solução permite a busca semântica e a recuperação de informações relevantes a partir de documentos selecionados pelos próprios colaboradores. Ela processa e interpreta textos extraídos desses documentos, o que não apenas acelera a recuperação de informações importantes, mas também melhora a eficácia das consultas por meio de uma interface interativa”.
O sistema conta com robustos mecanismos de segurança que garantem a proteção das informações confidenciais, impedindo sua exposição ou uso indevido. “Todos os modelos adotados possuem as licenças necessárias, assegurando total conformidade legal e ética nas aplicações desenvolvidas no Sicoob”, esclarece Vilaça. “Essa inovação é essencial para equipar nossos 60 mil colaboradores com IA, e em breve os recursos deste módulo serão integrados aos diversos processos automatizados pelo Sisbr”, acrescenta.
Com mais de 30 iniciativas em andamento, a inteligência artificial está impulsionando a inovação na instituição. Os copilotos digitais, por exemplo, já atuam em áreas como atendimento ao cooperado, análise de dados e processos jurídicos. “Somente o Copiloto Comercial, ao analisar grandes volumes de dados, contribuiu para um aumento superior a R$ 33 milhões nos limites de crédito dos cooperados, evidenciando o impacto da IA em gerar resultados concretos para todos”, declara Vilaça.
Tecnologia: uma grande aliada do cooperativismo
Em sua jornada de transformação digital, iniciada em 2017, o Sicoob tem se consolidado como pioneiro em inovação no setor financeiro cooperativo. Com o lançamento do SuperApp e a adoção da Inteligência Artificial, a instituição oferece aos seus cooperados soluções financeiras inteligentes, eficientes, completas e personalizadas. Também foi em 2017 que a Alice, assistente virtual do Sicoob, foi criada e revolucionou o atendimento ao cooperado. Com mais de 2 milhões de atendimentos e mais de 100 mil transações realizadas, a Alice continua evoluindo. A nova versão, Alice 2.0, promete trazer ainda mais funcionalidades e facilidades por meio do uso da IA Generativa.
“Para impulsionar a nossa jornada IA, criamos o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CIA), formado por uma equipe altamente qualificada para coordenar iniciativas e implementar soluções inovadoras. Nosso objetivo é otimizar processos, mitigar riscos e, acima de tudo, oferecer melhor experiência financeira aos cooperados”, comenta Vilaça.
Segundo o diretor, o Sicoob tem automatizado diversos processos com a ajuda de robôs inteligentes, como, por exemplo, a abertura de contas. “Nossos 60 robôs digitais operam 24 horas por dia, automatizando tarefas e proporcionando um atendimento mais ágil.”, esclarece Vilaça Júnior.
Em dezembro de 2023, o Sicoob concluiu a migração de 100% de seu ambiente analítico para a nuvem, marcando mais um importante passo em sua jornada de transformação digital. Com essa mudança, a nuvem possibilita maior escalabilidade, segurança e agilidade, o que viabiliza que a instituição continue a inovar e oferecer soluções cada vez mais avançadas para seus cooperados.
Fonte: Sicoob