Cerca de 270 professoras da rede pública dos municípios de Marau, Camargo e Nicolau Vergueiro, no Rio Grande do Sul, participam do Programa “União Faz a Vida”, da Sicredi Aliança RS/SC/ES. A iniciativa visa desenvolver princípios de cooperação e cidadania nas escolas e já impactou mais de 280 mil crianças e adolescentes e 24 mil educadores em mais de 360 cidades do país.
Na noite da última terça-feira (18), as educadoras que já faziam parte do programa participaram de uma palestra no auditório da sede da Sicredi Aliança, em Marau. O evento foi conduzido pelo professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), sociólogo e doutor em Educação, Thiago Ingrassia, que abordou o tema “Ensinar e aprender no novo Contrato Social da Educação”. Durante a palestra, foram discutidos os desafios da educação e como ensinar e aprender em tempos de mudança, destacando a cooperação como caminho para escolhas mais eficazes.
De acordo com o analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Carlos Eduardo Bentancur, um dia antes, na segunda-feira (17), a sede da cooperativa recebeu as novas professoras do União Faz a Vida para a habilitação inicial do programa. “É um momento extremamente importante para as professoras iniciarem os trabalhos de acompanhamento com os alunos nas escolas”, destacou. O calendário de atividades para as professoras participantes segue durante toda a semana e continua de 1º a 3 de abril.
Nesta primeira de três etapas, as profissionais participam da introdução da metodologia do programa e treinamentos com assessoras pedagógicas. Após as formações, as professoras recebem acompanhamento durante o ano com a assessoria pedagógica, além de encontros de gestoras das escolas. Na reta final do programa, acontece a Mostra Pedagógica, que apresenta o resultado do trabalho dos alunos a partir do segundo semestre do ano.
Programa União Faz a Vida
Neste ano, o programa União Faz a Vida completa 30 anos, fortalecendo a educação cooperativa no Brasil. Desde 1995, tem promovido valores de cooperação e cidadania para crianças e adolescentes. Impactando a vida de jovens, suas famílias e comunidades. Três décadas depois, o programa segue transformando realidades e construindo um futuro mais cooperativo.
Fonte: Sicredi com adaptações da MundoCoop