Juntas para transformar. Com o propósito de promover a equidade de gênero, o empoderamento e a capacitação de mulheres para que elas possam cada vez mais assumir novos papéis de protagonismo e liderança nas cooperativas e nas regiões, o Comitê Mulher da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP chega a São Paulo (SP). A primeira agência na cidade a oficializar o comitê foi a da Avenida Paulista.
“Quando a cooperativa incentiva a expansão dos comitês é sinal de que estamos em conexão com o ODS 5, que fala sobre a busca da igualdade de gênero no modelo de governança do Sicredi. Um trabalho que vem sendo construído utilizando as vias da formação, voluntariado e governança”, explica a gerente de desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Cláudia Bonatti, fazendo referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU).
No total, são 23 comitês na cooperativa e mais de 600 participantes. Essa história teve início na região do ABCD Paulista no ano passado e chega agora à cidade de São Paulo. “É uma jornada que estamos vivenciando e, tenho certeza, que dará bons frutos. Ao participar desse movimento, nossas associadas e colaboradoras se mobilizam, buscam o conhecimento e se voluntariam em causas importantes nas localidades onde estão presentes. Isso é incrível! Nessa caminhada, quando se sentirem preparadas e prontas para auxiliar diretamente no modelo de governança, se colocam à disposição para serem líderes do modelo cooperativo”, frisa Cláudia.
A gerente da agência na Avenida Paulista, Roselene Alves Santos Ferreira, ressalta sobre a capacitação proposta pelo Comitê Mulher. “Com as associadas ainda mais empoderadas, com senso crítico e espírito cooperativo, podemos contar com cada vez mais papéis de protagonismo e liderança na cooperativa, assim como na sociedade. Esse é o nosso propósito.”
Comitê Mulher
O Comitê Mulher tem finalidade educativa, de empreendedorismo e de liderança. A intenção é estimular a participação no desenvolvimento sustentável das regiões e no modelo de negócio do sistema cooperativo.
Fonte: Imprensa Sicredi
Discussão sobre post