• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativa de crédito usa automação para ter atendimento mais estruturado e menos burocrático

Tempo, padronização, segurança e mais dinamismo foram alguns dos ganhos reais com a implantação de RPA na Cresol

MundoCoop POR MundoCoop
25 de agosto de 2022
GESTÃO & NEGÓCIOS
img 1 27

img 1 27

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Há um ano, a Cresol Central Brasil, sistema de cooperativas de crédito rural com sede em Chapecó (SC), propôs-se o desafio de implantar setores focados em análise, melhoria e automação de processos. Para isso, a empresa apostou em tecnologias de RPA (Robotic Process Automation) e BPMS (Business Process Management System), que trouxe mais agilidade e padronizou o atendimento de clientes.

Considerando que a Cresol Central Brasil atende 28 cooperativas singulares e mais de 180 agências cooperativas, direta e indiretamente, são mais de 1,4 mil colaboradores que foram impactados com as soluções de RPA/BPMS. A Selbetti Tecnologia, integradora de outsourcing de TI, e a AutomationEdge, fornecedora de soluções de automação, foram as parceiras no processo. 

Complementando o trabalho da tecnologia, foram instituídos dois novos setores: Setor de Análise, junto à Área de Planejamento e Gestão Estratégica; e Setor de Automação, junto à Área de Tecnologia da Informação. Cada projeto seguiu as fases a seguir: 

1ª fase – Identificação e análise: recepção de solicitações ou identificação de necessidades junto às áreas de negócio e priorização das demandas, por meio de critérios pré-definidos (urgência, impacto, complexidade e afins). 

2ª fase – Desenvolvimento e homologação: O Setor de Automação, ao receber as análises realizadas, inicia a implementação das automações e decorrentes testes de validação para garantir que o processo atenderá à solicitação. Caso sejam identificadas necessidades de ajustes no projeto por questões técnicas de implementação, o Setor de Análise é novamente envolvido para novas avaliações e adequações que se façam necessárias no projeto, envolvendo ou não as áreas de negócio afetadas pelo mesmo. 

3ª fase – Sustentação: após a homologação da implementação, ocorre a entrega do processo para o solicitante, por meio da disponibilização do mesmo em ambiente de produção. 

Como foi a evolução do projeto 

Cumpridas as fases, os projetos entram em estágio de sustentação, no qual, tanto o Setor de Análise como o Setor de Automação, acompanham rotineiramente aspectos técnicos e da regra de negócio, em vista de garantir a efetividade das automações implementadas. 

No último ano, além de toda a estruturação destes setores de Análise e Automação e disponibilização das soluções (RPA e BPMS), foram automatizados 11 processos, que já significam uma economia de 4.020 horas/ano (quando avaliado o tempo que seria necessário para execuções manuais). 

Estas automações envolvem ações em sistemas computacionais, bem como captura, tratamento e disponibilização de informações para subsídio de ações de diversas áreas. Os projetos desse período envolvem ações como: conciliação de cobranças relativas ao plano de saúde dos funcionários, controle e análise de informações financeiras, disponibilização de informações para prestadora do benefício de vale-alimentação, monitoramento de informações relativas à gestão de pessoas, saúde e segurança do trabalho). 

No conjunto, o setor de análise possui, atualmente, cerca de 40 processos aguardando análise (em fila de priorização). “Além disso, outro fator de destaque, é que uma parte significativa das demandas que chegam das áreas de negócio para automação, são resolvidas apenas com mudanças metodológicas decorrentes da análise, o que evidencia que a análise de processos como etapa prévia a sua automação é uma condição essencial”, conclui Jefferson Reges Donziski, coordenador da área de TI da Cresol Central Brasil. 


Fonte: iPNews

ANTERIOR

Lei que moderniza Sistema Nacional de Crédito Cooperativo é sancionada

PRÓXIMA

Escoop fecha parceria com Sistema OCB e Universidade Banco Central

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativas financeiras são destaque nas iniciativas de valorização profissional
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas financeiras são destaque nas iniciativas de valorização profissional

16 de maio de 2025
cresol
CONTEÚDO DE MARCA

Cresol é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Agronegócio pelo GPTW

15 de maio de 2025
Sete projetos de pesquisa da Escoop fortalecem o futuro do cooperativismo gaúcho
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sete projetos de pesquisa da Escoop fortalecem o futuro do cooperativismo gaúcho

15 de maio de 2025
Sistema Ocesp inicia Intercâmbio com lideranças de cooperativas de saúde no Instituto Disney
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sistema Ocesp inicia Intercâmbio com lideranças de cooperativas de saúde no Instituto Disney

14 de maio de 2025
Conheça as lideranças à frente do comitê de mulheres do cooperativismo capixaba
GESTÃO & NEGÓCIOS

Conheça as lideranças à frente do comitê de mulheres do cooperativismo capixaba

13 de maio de 2025
Governo de Santa Catarina lança linha de crédito exclusiva para micro e pequenas empresas
GESTÃO & NEGÓCIOS

Governo de Santa Catarina lança linha de crédito exclusiva para micro e pequenas empresas

13 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro
AGRONEGÓCIO

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro

18 de maio de 2025
Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial
INTERNACIONAL

Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial

18 de maio de 2025
Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares

18 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.