• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativa de crédito usa automação para ter atendimento mais estruturado e menos burocrático

Tempo, padronização, segurança e mais dinamismo foram alguns dos ganhos reais com a implantação de RPA na Cresol

MundoCoop POR MundoCoop
25 de agosto de 2022
GESTÃO & NEGÓCIOS
img 1 27

img 1 27

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Há um ano, a Cresol Central Brasil, sistema de cooperativas de crédito rural com sede em Chapecó (SC), propôs-se o desafio de implantar setores focados em análise, melhoria e automação de processos. Para isso, a empresa apostou em tecnologias de RPA (Robotic Process Automation) e BPMS (Business Process Management System), que trouxe mais agilidade e padronizou o atendimento de clientes.

Considerando que a Cresol Central Brasil atende 28 cooperativas singulares e mais de 180 agências cooperativas, direta e indiretamente, são mais de 1,4 mil colaboradores que foram impactados com as soluções de RPA/BPMS. A Selbetti Tecnologia, integradora de outsourcing de TI, e a AutomationEdge, fornecedora de soluções de automação, foram as parceiras no processo. 

Complementando o trabalho da tecnologia, foram instituídos dois novos setores: Setor de Análise, junto à Área de Planejamento e Gestão Estratégica; e Setor de Automação, junto à Área de Tecnologia da Informação. Cada projeto seguiu as fases a seguir: 

1ª fase – Identificação e análise: recepção de solicitações ou identificação de necessidades junto às áreas de negócio e priorização das demandas, por meio de critérios pré-definidos (urgência, impacto, complexidade e afins). 

2ª fase – Desenvolvimento e homologação: O Setor de Automação, ao receber as análises realizadas, inicia a implementação das automações e decorrentes testes de validação para garantir que o processo atenderá à solicitação. Caso sejam identificadas necessidades de ajustes no projeto por questões técnicas de implementação, o Setor de Análise é novamente envolvido para novas avaliações e adequações que se façam necessárias no projeto, envolvendo ou não as áreas de negócio afetadas pelo mesmo. 

3ª fase – Sustentação: após a homologação da implementação, ocorre a entrega do processo para o solicitante, por meio da disponibilização do mesmo em ambiente de produção. 

Como foi a evolução do projeto 

Cumpridas as fases, os projetos entram em estágio de sustentação, no qual, tanto o Setor de Análise como o Setor de Automação, acompanham rotineiramente aspectos técnicos e da regra de negócio, em vista de garantir a efetividade das automações implementadas. 

No último ano, além de toda a estruturação destes setores de Análise e Automação e disponibilização das soluções (RPA e BPMS), foram automatizados 11 processos, que já significam uma economia de 4.020 horas/ano (quando avaliado o tempo que seria necessário para execuções manuais). 

Estas automações envolvem ações em sistemas computacionais, bem como captura, tratamento e disponibilização de informações para subsídio de ações de diversas áreas. Os projetos desse período envolvem ações como: conciliação de cobranças relativas ao plano de saúde dos funcionários, controle e análise de informações financeiras, disponibilização de informações para prestadora do benefício de vale-alimentação, monitoramento de informações relativas à gestão de pessoas, saúde e segurança do trabalho). 

No conjunto, o setor de análise possui, atualmente, cerca de 40 processos aguardando análise (em fila de priorização). “Além disso, outro fator de destaque, é que uma parte significativa das demandas que chegam das áreas de negócio para automação, são resolvidas apenas com mudanças metodológicas decorrentes da análise, o que evidencia que a análise de processos como etapa prévia a sua automação é uma condição essencial”, conclui Jefferson Reges Donziski, coordenador da área de TI da Cresol Central Brasil. 


Fonte: iPNews

ANTERIOR

Lei que moderniza Sistema Nacional de Crédito Cooperativo é sancionada

PRÓXIMA

Escoop fecha parceria com Sistema OCB e Universidade Banco Central

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativa de crédito é reconhecida em premiação por clima organizacional pelo quarto ano consecutivo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de crédito é reconhecida em premiação por clima organizacional pelo quarto ano consecutivo

4 de novembro de 2025
180 Seguros: Um Portfólio de Soluções para as Cooperativas
CONTEÚDO DE MARCA

180 Seguros: Um Portfólio de Soluções para as Cooperativas

4 de novembro de 2025
Cooperativa financeira é reconhecida como a marca cooperativa mais valiosa do Brasil
GESTÃO & NEGÓCIOS

Instituição financeira é reconhecida como a marca cooperativa mais valiosa do Brasil

4 de novembro de 2025
Marketing é humano – o resto são dados
GESTÃO & NEGÓCIOS

Marketing é humano – o resto são dados

2 de novembro de 2025
Estudo revela que jovens usam três vezes mais a IA em decisões de consumo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Estudo revela que jovens usam três vezes mais a IA em decisões de consumo

4 de novembro de 2025
Cooperativas empoderam vidas e geram renda para mulheres no interior de Pernambuco
GESTÃO & NEGÓCIOS

Mulheres alcançam posição de liderança através de cooperativas e destacam desafios para o setor

30 de outubro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério propõe ‘SUS’ da assistência técnica e da extensão rural
AGRONEGÓCIO

Ministério propõe ‘SUS’ da assistência técnica e da extensão rural

4 de novembro de 2025
Cooperativa de crédito é reconhecida em premiação por clima organizacional pelo quarto ano consecutivo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de crédito é reconhecida em premiação por clima organizacional pelo quarto ano consecutivo

4 de novembro de 2025
Relatório aponta cooperativas de crédito como solução para crise imobiliária dos EUA
INTERNACIONAL

Relatório aponta cooperativas de crédito como solução para crise imobiliária dos EUA

4 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.