• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativa de crédito usa automação para ter atendimento mais estruturado e menos burocrático

Tempo, padronização, segurança e mais dinamismo foram alguns dos ganhos reais com a implantação de RPA na Cresol

MundoCoop POR MundoCoop
25 de agosto de 2022
GESTÃO & NEGÓCIOS
img 1 27

img 1 27

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Há um ano, a Cresol Central Brasil, sistema de cooperativas de crédito rural com sede em Chapecó (SC), propôs-se o desafio de implantar setores focados em análise, melhoria e automação de processos. Para isso, a empresa apostou em tecnologias de RPA (Robotic Process Automation) e BPMS (Business Process Management System), que trouxe mais agilidade e padronizou o atendimento de clientes.

Considerando que a Cresol Central Brasil atende 28 cooperativas singulares e mais de 180 agências cooperativas, direta e indiretamente, são mais de 1,4 mil colaboradores que foram impactados com as soluções de RPA/BPMS. A Selbetti Tecnologia, integradora de outsourcing de TI, e a AutomationEdge, fornecedora de soluções de automação, foram as parceiras no processo. 

Complementando o trabalho da tecnologia, foram instituídos dois novos setores: Setor de Análise, junto à Área de Planejamento e Gestão Estratégica; e Setor de Automação, junto à Área de Tecnologia da Informação. Cada projeto seguiu as fases a seguir: 

1ª fase – Identificação e análise: recepção de solicitações ou identificação de necessidades junto às áreas de negócio e priorização das demandas, por meio de critérios pré-definidos (urgência, impacto, complexidade e afins). 

2ª fase – Desenvolvimento e homologação: O Setor de Automação, ao receber as análises realizadas, inicia a implementação das automações e decorrentes testes de validação para garantir que o processo atenderá à solicitação. Caso sejam identificadas necessidades de ajustes no projeto por questões técnicas de implementação, o Setor de Análise é novamente envolvido para novas avaliações e adequações que se façam necessárias no projeto, envolvendo ou não as áreas de negócio afetadas pelo mesmo. 

3ª fase – Sustentação: após a homologação da implementação, ocorre a entrega do processo para o solicitante, por meio da disponibilização do mesmo em ambiente de produção. 

Como foi a evolução do projeto 

Cumpridas as fases, os projetos entram em estágio de sustentação, no qual, tanto o Setor de Análise como o Setor de Automação, acompanham rotineiramente aspectos técnicos e da regra de negócio, em vista de garantir a efetividade das automações implementadas. 

No último ano, além de toda a estruturação destes setores de Análise e Automação e disponibilização das soluções (RPA e BPMS), foram automatizados 11 processos, que já significam uma economia de 4.020 horas/ano (quando avaliado o tempo que seria necessário para execuções manuais). 

Estas automações envolvem ações em sistemas computacionais, bem como captura, tratamento e disponibilização de informações para subsídio de ações de diversas áreas. Os projetos desse período envolvem ações como: conciliação de cobranças relativas ao plano de saúde dos funcionários, controle e análise de informações financeiras, disponibilização de informações para prestadora do benefício de vale-alimentação, monitoramento de informações relativas à gestão de pessoas, saúde e segurança do trabalho). 

No conjunto, o setor de análise possui, atualmente, cerca de 40 processos aguardando análise (em fila de priorização). “Além disso, outro fator de destaque, é que uma parte significativa das demandas que chegam das áreas de negócio para automação, são resolvidas apenas com mudanças metodológicas decorrentes da análise, o que evidencia que a análise de processos como etapa prévia a sua automação é uma condição essencial”, conclui Jefferson Reges Donziski, coordenador da área de TI da Cresol Central Brasil. 


Fonte: iPNews

ANTERIOR

Lei que moderniza Sistema Nacional de Crédito Cooperativo é sancionada

PRÓXIMA

Escoop fecha parceria com Sistema OCB e Universidade Banco Central

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Excelência em gestão coloca a Sicredi Ouro Verde MT em destaque no PDGC
CONTEÚDO DE MARCA

Excelência em gestão coloca a Sicredi Ouro Verde MT em destaque no PDGC

16 de dezembro de 2025
Unicred União conquista Ouro no Prêmio SomosCoop 2025
CONTEÚDO DE MARCA

Unicred União conquista Ouro no Prêmio SomosCoop 2025

15 de dezembro de 2025
Cresol celebra 30 anos com lançamento de livro e documentário que reafirmam a força do cooperativismo
CONTEÚDO DE MARCA

Cresol celebra 30 anos com lançamento de livro e documentário que reafirmam a força do cooperativismo

12 de dezembro de 2025
Sicredi Evolução conquista Ouro no PDGC e celebra avanço na excelência de gestão
CONTEÚDO DE MARCA

Sicredi Evolução conquista Ouro no PDGC e celebra avanço na excelência de gestão

11 de dezembro de 2025
Como escalar conflitos sem sobrecarregar a liderança e sem perder decisões estratégicas
GESTÃO & NEGÓCIOS

Como escalar conflitos sem sobrecarregar a liderança e sem perder decisões estratégicas

11 de dezembro de 2025
Cooperativa paranaense obtém nota A em selo estadual de emissões de gases de efeito estufa
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa paranaense obtém nota A em selo estadual de emissões de gases de efeito estufa

10 de dezembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

cresol 2
SOCIAL

Cooperativa estimula educação financeira e cooperativismo através de projeto para crianças

17 de dezembro de 2025
Exporta Mais Cooperativas da ApexBrasil registra R$ 38,9 milhões em expectativas de negócios
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas geram R$ 38,9 milhões em negócios internacionais em evento da ApexBrasil

17 de dezembro de 2025
O poder do bem-estar: como o cooperativismo pode transformar o futuro do trabalho
DESTAQUES DA REVISTA

O poder do bem-estar: como o cooperativismo pode transformar o futuro do trabalho

17 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.