O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, foi reconhecido como “liderança cooperativista” no Prêmio Líderes 2024. A categoria é uma novidade na premiação promovida anualmente pelo Lide Santa Catarina. O evento, realizado quarta-feira (6), na Alameda Casa Rosa, reuniu nomes de destaque do empresariado catarinense para celebrar contribuições à economia e à sociedade do estado. O coronel José Aroldo Schlichting, presidente do Sicoob Credpom, representou Rui Schneider da Silva, que participa de um Encontro de Dirigentes do Sicoob em Gramado (RS).
O presidente da Central SC/RS destacou a importância das cooperativas no desenvolvimento econômico e social do estado. “É uma honra ver o cooperativismo ser reconhecido ao lado de grandes empresas e líderes que transformam o estado e inspiram pelo impacto positivo que geram”, afirmou.
Rui Schneider da Silva nasceu em Tubarão, é formado em Economia e Direito, e está à frente do Sicoob Central SC/RS desde 1999. Cumpre até 2026 o 7º mandato como presidente da instituição.
Foi bancário, agropecuarista e líder cooperativista em Concórdia, no Meio-Oeste catarinense.
Além de presidente do Sicoob Central SC/RS, é conselheiro de Administração do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), e da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), ambos com mandato até 2028.
Prêmio Líderes 2024
Os ganhadores competem em cinco grandes categorias, que englobam desde setores específicos, como indústria e agronegócio, até temas emergentes como ESG e inovação corporativa. Entre os vencedores, estão representantes de setores essenciais para o desenvolvimento econômico, com destaque para as categorias Prêmio Líder Setorial, que engloba áreas como Indústria, Serviços, Tecnologia e Economia Criativa; e o Prêmio Líderes ESG, voltado para empresas e iniciativas que promovem sustentabilidade, governança e responsabilidade social.
Fonte: Portal do Cooperativismo de Crédito