O Sistema Unimed do Brasil uniu tecnologias e criou o Prontu+, Prontuário Eletrônico Unificado que reúne on-line informações dos pacientes facilitando o acesso às mesmas, o que dá mais agilidade e segurança para a prestação de serviços de saúde ao sistema Unimed em todo o país. Contando com 117 mil médicos cooperados e 19,7 milhões de beneficiários (pessoas atendidas), a Unimed Brasil é a maior cooperativa de saúde do mundo, segundo o ranking a Aliança Cooperativista Internacional (ACI).
O novo prontuário Prontu+ unifica tecnologias do PEP, da Unimed Central de Serviços nacional; do Taric, sistema da Unimed de Santa Catarina; e do EMEDBR, da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana e da Unimed Curitiba.

O laçamento do Prontu+ foi durante o 21º Simpósio das Unimeds do Estado de Santa Catarina (Suesc), realizado no período de 10 a 13 de abril, no Costão do Santinho, em Florianópolis. O evento reuniu mais de mil lideranças das cooperativas Unimeds do estado e do Brasil. O tema do evento foi “Tudo começa pelo médico cooperado – do nascimento à inovação”.
O presidente da Unimed do Brasil, o médico Omar Abujamra Junior, e o presidente da Unimed Catarinense, médico Sérgio Malburg Filho, fizeram a apresentação do novo prontuário, juntamente com o CEO da Prontu+, Fábio Melo e outros executivos da empresa de tecnologia.
A Unimed destaca que esse novo prontuário garante uma solução integrada e de alto desempenho para a gestão de informações clínicas. O objetivo é oferecer uma solução abrangente para as cooperativas médicas, incluindo gestão de consultórios, de clínicas, telemedicina e atenção integral à saúde. Com uma tecnologia única, o sistema terá mais eficiência operacional, segurança de dados e interoperacionalidade.
O Prontu+ é mais um avanço no Projeto Sinergia, desenvolvido pela Unimed do Brasil para melhorar os serviços aos cooperados e para as vidas seguradas. Entre as soluções de tecnologia conjuntas estão, também a empresa Nexdom (com tecnologia da Unimed de Santa Catarina), a Interall, a BioDoc e a Yuni Digital, que agora avançam para a convergência e evolução do PEP por meio do Prontu+.
Fonte: NSC Total com adaptações da MundoCoop