• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Comunicação digital é fundamental para expandir negócios das cooperativas

MundoCoop POR MundoCoop
31 de julho de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
Comunicação digital é fundamental para expandir negócios das cooperativas

Comunicação digital é fundamental para expandir negócios das cooperativas

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Com o avanço da comunicação digital, a tecnologia se tornou uma das maiores aliadas do mercado, das empresas e das cooperativas. Afinal, ela tem se tornado cada vez mais eficiente na ligação entre as cooperativas, os cooperados e os clientes.  

A especialista Allanis Grum, PO de RCS da Pontaltech conta que entrar em contato digitalmente com os seus consumidores já é um comportamento comum e esperado pelo cliente. “No Brasil, segundo os dados divulgados pela OCDE, mostram que 78,3% da população está conectada, colocando o país na quinta posição do ranking dos que mais usam internet. Em poucos cliques, podemos encontrar mais de uma empresa ou cooperativa oferecendo o mesmo produto ou serviço desejado”, conta. 

img 6 7
Allanis Grum, PO de RCS da Pontaltech

O consumidor moderno está exigente, quer se sentir valorizado e ter uma experiência personalizada em sua jornada de compras. “Quanto maior for esta proximidade com o consumidor, melhor será o relacionamento entre as partes. Há muito o que explorar nos canais de comunicação digitais, e as cooperativas e empresas que souberem usufruir delas terão não apenas credibilidade no mercado, como também um diferencial valioso”, conta a PO de RCS da Pontaltech. 

A forma com a qual a cooperativa se comunica digitalmente com os seus clientes é determinante no seu processo de fidelização e formação de vínculos. “Os canais digitais não são apenas estratégias básicas de atração do consumidor, mas maneiras de se construir uma comunicação personalizada com seu usuário, estreitando esse relacionamento e proporcionando muitos outros benefícios”, exemplifica Allanis. 

Como atrair o cliente digitalmente

Especialistas explicam que um dos pontos principais da cooperativa e da empresa desenvolverem uma atração e comunicação digital com os seus clientes, é torná-los apaixonados pelas suas marcas. “Gostar e confiar em seus produtos e serviços, o que irá criar essa fidelidade e a preferência pela sua marca. Isso exige muita criatividade e atenção. É essencial criar uma abordagem direcionada para cada perfil, por meio de conteúdos que precisam ser fluídos e implementados ao longo de toda a jornada”, aconselha Grum. 

Nesse processo, a humanização deve ser a característica base de toda a comunicação. Allanis explica que é importante adotar um posicionamento empático e acessível ao cliente, construindo uma parceria mais sólida e duradoura, tanto com relação aos antigos, quanto aos potenciais compradores. “A forma de se conectar com os clientes mudou muito com o passar do tempo. Novos canais de comunicação entraram no mercado e, atualmente, prezar por essa conexão é fator indispensável para atrair e reter os usuários. É fundamental estudar a fundo seu público-alvo, criar uma linguagem personalizada e adequada a este perfil. Não se esquecer de mensurar constantemente as ações adotadas, entendendo o que pode ser melhorado na jornada do cliente”, diz Grum. 

Os recursos 

Existem diversos recursos econômicos e extremamente eficientes que unem o que há de melhor na comunicação digital. Entre eles está o SMS, que é um dos melhores recursos para uma troca de mensagens rápida e direta. “Por ser um canal versátil e de baixo custo, que se adequa a qualquer estratégia de comunicação. Ele pode ser usado por empresas e cooperativas de diversos tamanhos e segmentos”, indica a especialista. 

Além dele, o RCS (Rich Communication Service), desenvolvido pelo Google, tem ganhado espaço nas comunicações digitais das empresas e cooperativas. “Ele permite a criação de uma comunicação 100% personalizada e humanizada com seus usuários, por meio de recursos que priorizam a experiência do cliente. Possui botões interativos que o conectam imediatamente com o produto ou serviço da marca. Nas mensagens enviadas, os usuários podem receber vídeos, imagens e GIFS sem precisar baixar qualquer aplicativo. Tudo de forma rápida, com uma jornada rica do início ao fim, e com a máxima segurança possível, uma vez que as empresas integrantes possuirão um selo de verificação de autenticidade concedido pelo próprio Google”, ressalta Allanis. 


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

Tags: comunicaçãoconteÚdosdasdigital:fundamentalnegÓciospara
ANTERIOR

65% dos agricultores do Paraná são associados a cooperativas

PRÓXIMA

Cooperativa amplia em 70% o número de participantes em projetos educacionais

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

O verdadeiro desafio da IA não é usar, mas aprender a pensar com ela
GESTÃO & NEGÓCIOS

O verdadeiro desafio da IA não é usar, mas aprender a pensar com ela

4 de dezembro de 2025
Evolução tecnológica exige análise criteriosa para capturar retornos sustentáveis
GESTÃO & NEGÓCIOS

Evolução tecnológica exige análise criteriosa para capturar retornos sustentáveis

3 de dezembro de 2025
FGCoop é reconhecido pelo terceiro ano consecutivo como um excelente lugar para se trabalhar
CONTEÚDO DE MARCA

FGCoop é reconhecido pelo terceiro ano consecutivo como um excelente lugar para se trabalhar

3 de dezembro de 2025
O papel do líder mentor na criação de equipes mais autônomas e empresas mais fortes
GESTÃO & NEGÓCIOS

O papel do líder mentor na criação de equipes mais autônomas e empresas mais fortes

2 de dezembro de 2025
Empatia: A Nova Vantagem Competitiva nas Organizações
CONTEÚDO DE MARCA

Empatia: A Nova Vantagem Competitiva nas Organizações

2 de dezembro de 2025
Cooperativa reduz custos operacionais com adoção de automação robótica
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa reduz custos operacionais com adoção de automação robótica

1 de dezembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil e Coreia do Sul estreitam cooperação técnica para inovação em defensivos
AGRONEGÓCIO

Brasil e Coreia do Sul estreitam cooperação técnica para inovação em defensivos

4 de dezembro de 2025
Fitch eleva projeções do PIB global e dos EUA com impulso da IA
ECONOMIA & FINANÇAS

Fitch eleva projeções do PIB global e dos EUA com impulso da IA

4 de dezembro de 2025
Cooperativismo impulsiona desenvolvimento do Rio Grande do Norte
ACONTECE NO SETOR

Cooperativismo impulsiona desenvolvimento do Rio Grande do Norte

4 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.