Garantir o futuro do cooperativismo através dos jovens é um dos objetivos do Comitê Geração C, desenvolvido pelo Sistema Ocergs. O projeto quer conectar as novas gerações, impulsionar a inovação e a sucessão no cooperativismo gaúcho.
Por entender a importância de iniciativas como essa, a Central Cresol Sicoper mais uma vez garantiu representação no movimento para 2026. O analista de compliance Gustavo Juliani foi escolhido para seguir à frente das decisões e debates.
“Participar do Geração C é uma grande oportunidade de representar a Cresol e, ao mesmo tempo, conhecer melhor outras cooperativas do Estado, de diferentes ramos e realidades. Em cada reunião, e especialmente nos encontros presenciais como o Coop Think e o Projeto Intercâmbio, é gratificante poder trocar experiências com pessoas de diversos setores e culturas. Sempre voltamos para as nossas cooperativas com novas ideias e com o sentimento de pertencimento ao cooperativismo renovado”, destaca Gustavo.
O comitê é considerado um espaço de formação oferecendo capacitações e troca de experiências. Atualmente, o projeto é liderado pela conselheira de administração da Cresol Origens, Larissa Zambiasi.


“Conduzir o Geração C é uma grande honra, porque eu vi nascer esse movimento em 2019, por iniciativa do Sistema OCB. É um movimento que está crescendo e busca aproximar os jovens das lideranças das cooperativas para que a gente faça a renovação do quadro social e fortaleça o cooperativismo gaúcho. A liderança é um papel muito importante na condução, mas nada disso é feito sem um sistema dando espaço e sem a dedicação dos jovens envolvidos”, diz a coordenadora do comitê.
A Cresol Sicoper mantém uma relação de parceria estratégica com a OCERGS, participando ativamente de iniciativas que fortalecem a representatividade, a formação de lideranças e o desenvolvimento sustentável das cooperativas. A participação no Comitê Geração C integra esse compromisso institucional de contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Visita ao berço do cooperativismo gaúcho
Durante todo o ano, diversas atividades e ações foram desenvolvidas pelo Comitê, entre elas uma visita institucional à Linha Imperial, em Nova Petrópolis (RS). A cidade é reconhecida como o berço do cooperativismo de crédito na América Latina.

“O Projeto de Intercâmbio teve como propósito fazer com que os jovens tivessem vivências reais do cooperativismo e pudessem conhecer bons exemplos e a história do movimento”, explica a coordenadora.
A visita incluiu paradas em pontos importantes do município, como o Memorial Padre Theodor Amstad, na Praça Padre Amstad e na sede da primeira cooperativa na cidade. O roteiro histórico permitiu vivenciar a trajetória do Padre Theodor Amstad, jesuíta suíço e referência nacional, oficialmente reconhecido como Patrono do Cooperativismo Brasileiro pela Lei nº 13.926/2019. Com visão social e espírito comunitário, Amstad organizou agricultores locais para enfrentar a falta de acesso a crédito e promover desenvolvimento econômico baseado na cooperação.
“Participar do intercâmbio em Nova Petrópolis foi uma ótima experiência. Lá, pude conhecer de perto as raízes do cooperativismo, não só da região, mas de toda a América Latina. É inspirador ver como a união de diversas famílias, que antes não tinham acesso a crédito, lideradas pelo Padre Amstad, deu origem ao cooperativismo de crédito. Todos voltamos de lá com o mesmo pensamento: ser cooperativa é colocar a comunidade em primeiro lugar, buscar o bem de todos e lembrar, a cada dia, o porquê e para quem fazemos o que fazemos”, afirma Gustavo.
Geração C
O comitê foi criado pelo Sistema Ocergs para fortalecer o protagonismo jovem e promover a sucessão no cooperativismo. O programa tem como missão elaborar diretrizes, propor ações e capacitações voltadas a novas lideranças. Representantes de 18 a 34 anos de idade podem ser indicados pelas cooperativas para participar da iniciativa.
Fonte: Cresol com adaptações da MundoCoop