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MundoCoop - Informação e Cooperativismo

“Os alunos que passam por uma Cooperativa Mirim poderão ser o que desejarem” – Sandra Martins é Supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob ES

MundoCoop POR MundoCoop
12 de agosto de 2024
ENTREVISTA
Sandra Martins é Supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob ES

Sandra Martins é Supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob ES

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O Programa Cooperativa Mirim é uma associação de alunos que, com a orientação de um professor orientador, vive na prática os princípios e as rotinas de uma cooperativa. Com respaldo do Estatuto da Criança e do Adolescente, o projeto incentiva a formação de cooperativas em escolas públicas, privadas, cooperativas educacionais e demais instituições de atendimento a crianças e jovens, entre a faixa etária de 8 a 17 anos.

Com metodologia do Ins­tituto Sicoob, e parceria do Sicoob Local, Sistema OCB/ES e Instituição de Ensino, o programa busca valorizar pressupostos do cooperativismo entre professores, educadores sociais e apresentar aos alunos aspectos práticos da ação coletiva.

Atualmente, são dez cooperativas mirins constituídas no Sicoob ES em 10 municípios, sendo 5 em cooperativas educacionais e 5 em escolas públicas, impactando cerca de 400 alunos.

Para entender um pouco mais sobre a importância e impacto do projeto para as crianças e jovens participantes, a MundoCoop conversou com Sandra Martins, supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob ES.

Confira!

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Foto: Sicoob

Como essas cooperativas mirins foram concebidas?

Inicialmente mapeamos municípios da nossa área de atuação e escolas com interesse em implantar o Programa Cooperativa Mirim. Como ele funciona através de uma parceria entre a Escola, Sicoob Local, Sicoob Central e parceiros e todos possuem responsabilidades com o Programa, a escola conhece o seu papel e decide assinar um Termo de Parceria. Não existe custo para a escola, e o Sicoob dá todo o apoio para a Cooperativa Mirim funcionar, entre os guias, camisas e todo material de comunicação. Quando tem as assembleias, os deslocamentos dos professores e alunos para as ações ficam a cargo do Sicoob local. 

Entretanto, a escola precisa cumprir com algumas responsabilidades, entre elas fazer a indicação de um professor orientador, que acompanhará as atividades da Cooperativa Mirim no contraturno escolar. A escola ainda precisa ceder espaço para o funcionamento da Cooperativa Mirim. Por exemplo, se o objeto de aprendizagem for alimento (biscoito, palha italiana, Sacolé), duas vezes por mês os alunos se reúnem e precisam produzir este objeto, e a escola precisa ceder a cozinha. 

O objetivo da Cooperativa Mirim não é dar lucro, ela não se constitui no papel com um CNPJ, apenas tem todos os documentos, como estatuto e ata de constituição para efeito de aprendizagem. 

A Cooperativa Mirim se mantém com o apoio do Sicoob, parceiros locais e dela própria, que com a venda do objetivo de aprendizagem tira uma % para comprar material para a próxima remessa do objeto de aprendizagem. Com o lucro, que elas precisam guardam, no fim do ano decidem o que fazer, um passeio para eles, doar para o asilo da cidade. 

Qual é a importância das cooperativas mirins para esses jovens e todos os envolvidos no processo?

O propósito principal é fortalecer os valores do modelo de negócios cooperativos entre os mais jovens e desenvolver neles um espírito de liderança, colaboração e empreendedorismo. A metodologia ocorre de forma transversal e interdisciplinar, com o objetivo de desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de práticas pedagógicas. Eles disseminam os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade, obtendo responsabilidades sociais, morais e coletivas dentro e fora do ambiente escolar.

Quais são os principais desafios encontrados dentro do Programa?

O grande desafio é dar todo o suporte ao professor. Não é um programa, em que se treina o professor e o deixa sozinho desenvolver as atividades. Para isso temos um Comitê gestor, que se reúne de dois em dois meses para passarmos o cronograma de atividades, tirarmos dúvidas, fazermos troca de experiência entre os professores.

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Participam deste comitê gestores, os professores coordenadores do Programa, Diretores, representantes da OCB/ES, e representantes das Cooperativas do Sicoob Espírito Santo. 

Qual o significado da existência e atuação das cooperativas mirins, para as cooperativas do setor? Como elas contribuem para o fortalecimento do movimento cooperativo?

Para as cooperativas Sicoob, o benefício está diretamente relacionado ao sétimo princípio do Cooperativismo, que é o interesse pela Comunidade. Através deste Programa fortalecemos a disseminação do Cooperativismo onde professores e alunos podem vivenciar no dia a dia, toda a prática do modelo. 

Além disso, os alunos constituirão aprendizagem para tornarem-se empreendedores e protagonistas do seu futuro. Eles irão fortalecer competências como trabalhar em equipe, autonomia, responsabilidade, interesse pela comunidade, entre tantos outros. 

Já os professores serão os responsáveis pela transposição didática dos conhecimentos que possibilitaram estes resultados. Por meio da formação que passam, ajudaram os alunos a agirem a partir da colaboração, potencializando para si várias possibilidades de aprendizagem

Como a cooperativa atrai público para essas cooperativas? 

Atuamos na faixa etária de 12 a 17 anos.  A partir do 7º, 8º e 9º, os alunos podem assumir cargos de liderança e os mais novos ficam muito interessados em entrar para a Cooperativa Mirim. 

A adesão para participar é como nas Cooperativas constituídas, livre e voluntária, e os alunos que são cooperados têm o papel de contribuir para a adesão de novos cooperados. Então de tempo em tempo passam nas salas e falam do trabalho da Cooperativa Mirim para os demais alunos. 

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Qual é a perspectiva das cooperativas mirins?

Temos a perspectiva de continuar ampliando o número de escolas, que possuem o Programa Cooperativa Mirim. Recentemente já assinamos com mais duas escolas, que deverão constituir as cooperativas mirins no próximo ano. 

Para o crescimento do programa é preciso levar em consideração a qualidade em que se encontram as atuais Cooperativas Mirins, pois nosso interesse é crescer com qualidade e não em quantidade.  Os alunos que passam por uma Cooperativa Mirim poderão ser o que desejam. São alunos que terão uma base diferenciada de conhecimento e de aspectos de formação. Poderão trabalhar em cooperativas ou se decidirem seguir outras profissões.

Recentemente em um evento que realizamos, uma ex-Presidente Mirim, a Lavínia, contou em depoimento, que a sua atuação na Cooperativa Mirim abriu muitas portas e entre elas a perspectiva para uma bolsa. Hoje ela cursa medicina. Temos planos, dentro do programa, para oferecer estágios aos alunos que saem do ensino médio. 

Conheça as instituições de ensino participantes:

EscolaTipo de Escola Município Nome da CoopData ConstituiçãoObjeto de Aprendizagem Média de Associados
Escola Cooperação – Santa Maria de Jetibá Cooperativa Educacional Santa Maria de JetibáCooperjetiba02/10/2012Biscoito Decorado26
Cooperativa Educacional de Linhares – CELCooperativa Educacional LinharesCoopemcel03/10/2018Aromatizador73
Cooperativa Educacional de Linhares de São Gabriel – COOPESGCooperativa Educacional São Gabriel da PalhaCoop-União04/10/2018chup-chup gourmet74
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Coelho de Ávila JúniorEscola Pública Cachoeiro de Itapemirim Coop Sul 19/04/2023Sacolé26
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel ComboniEscola Pública EcoporangaAmbiecoope14/06/2023Sacolé32
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Galdino Antônio VieiraEscola Pública Vila Velha Cooper GAV28/07/2023casadinho35
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nair Miranda Escola Pública Fundão Coop Nair09/08/2023sabonete25
COOPESMA Cooperativa Educacional São MatheusAltercoop17/08/2023brigadeiro28
Coopeducar Cooperativa Educacional Venda Nova do ImigranteCooper Saber13/11/2023palha italiana36
Escola Castelo Branco Escola Pública Cariacica Cooper PCB24/11/2023Sacolé40






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Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

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