• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

“Mulher é potência e cooperativismo também” – Lidiane Arantes é Analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg

MundoCoop POR MundoCoop
26 de abril de 2023
ENTREVISTA
img 5 12

img 5 12

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Segundo o AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro, as mulheres representavam 40% das cooperadas em 2021. Tal participação, cresce exponencialmente a cada ano, e elas estão conquistando importantes espaços, atuando em cargos de diretoria, comandando fazendas na agricultura familiar e muito mais. Parte dessa expansão, veio a partir de iniciativas como os Comitês de Mulheres, presentes em cooperativas por todo o país. Em Minas Gerais, Comitê Consultivo de Mulheres Cooperativistas de Minas Gerais exemplifica um importante movimento para o setor, colocando elas no holofote e mostrando a importância de criar oportunidades para o crescimento do número de mulheres nas coops. 

scucato

Para Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, a existência dos comitês não apenas contribui para o crescimento da representatividade feminina no setor, mas também para a própria manutenção do movimento como um todo. “O Comitê surgiu exatamente para fomentar, alinhar e colocar em evidência todo esse protagonismo feminino. Estou certo de que ele ainda vai inspirar muitas propostas, projetos e atividades em prol do desenvolvimento cooperativista em Minas e em todo o Brasil”, afirma. 

Fomentar que tal transformação aconteça rapidamente é vital para longevidade das cooperativas. E ao criar comitês que mostram com sucesso a importância de dar voz para as cooperadas e colaboradoras, vemos um passo do movimento rumo a um futuro mais inclusivo e representativo daqueles que fazem a transformação coletiva acontecer. Mas como, afinal, esses comitês funcionam? 

Buscando responder a essa pergunta, a MundoCoop conversou com exclusividade com a Analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Lidiane Arantes. Na conversa, que você confere a seguir, Arantes explica como os comitês foram criados, as frentes de atuação e ainda, sua importância para o cooperativismo e para as mulheres de toda a sociedade. 

Confira! 

Como surgiu a ideia de criação do Comitê Consultivo de Mulheres Cooperativistas de Minas Gerais?  

Em janeiro de 2021, o Sistema OCB criou o Comitê Nacional de Mulheres, em parceria com as Unidades Estaduais. Desde o início da demanda, o Sistema Ocemg participou ativamente, contribuindo nas discussões e no processo de implantação do Comitê. Como movimento natural aqui em Minas, começamos a reverberar essa iniciativa do Sistema OCB e, como consequência, criamos o mesmo Comitê em nível estadual, justamente com o objetivo de fortalecer e empoderar a participação das mulheres no cooperativismo mineiro. Vale destacar que a proposta contou com o apoio incondicional de toda a diretoria do Sistema desde sempre, sendo o presidente, Ronaldo Scucato, um grande incentivador do projeto. 

Qual as principais frentes de atuação do Comitê? Como ele funciona na prática? 

O Comitê é um grupo consultivo e de trabalho voltado à construção de diretrizes e ações que subsidiem iniciativas de inclusão e fortalecimento da atuação das mulheres no desenvolvimento das cooperativas mineiras. Assim, ele contribui com o Sistema Ocemg em relação ao direcionamento de propostas e projetos de estímulo, disseminação, ampliação e fortalecimento da participação e do protagonismo feminino nas cooperativas de Minas. A ideia, de maneira geral, é promover o desenvolvimento, a representatividade e o empoderamento das mulheres no quadro social e na governança das cooperativas. Nesse sentido, o Comitê é formado por 11 mulheres, representantes de cooperativas do Estado. As reuniões são bimestrais e ocorrem de forma virtual ou presencial, através de um calendário previamente validado. 

É possível dimensionar os resultados e impactos que o Comitê já trouxe para as cooperativas mineiras? 

Em 2022, retomamos o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas de Minas Gerais, que contou com a presença de 300 mulheres de faixas etárias, cargos e realidades diversas. Durante o evento, foram criados muitos momentos de construção coletiva, com rodas de ação nas quais levantamos os obstáculos vivenciados pelas mulheres nas cooperativas, mapeamos oportunidades para a inserção delas no desenvolvimento do setor e propostas ações para mitigação dos desafios. Com base nesse trabalho coletivo, o Sistema Ocemg, juntamente com o Comitê, analisou os resultados e temas críticos do Encontro Estadual de Mulheres conectando com as boas práticas de ESG. Assim, foi possível elaborar as diretrizes e plano de ação de curto, médio e longo prazos, com o objetivo de subsidiar iniciativas de inclusão e fortalecimento da participação das mulheres para o desenvolvimento das cooperativas mineiras. 

Quais os maiores desafios que o Comitê Consultivo de Mulheres Cooperativistas de Minas Gerais pretende mitigar? 

Esse universo tem, culturalmente, muitos pontos de atenção e que precisam ser trabalhados para alavancar os resultados de atuação não apenas em Minas, mas em todo o país. Como já foi citado, levantamos os principais desafios que estão ligados especialmente à cultura social brasileira e mundial que, por muito tempo, não contribuiu para dar voz às mulheres. Por isso, pretendemos evidenciar o potencial feminino para o aperfeiçoamento de políticas de governança no setor, ampliar a participação das mulheres em cargos de liderança, fortalecer programas e políticas de inserção delas na base cooperativista, empoderar e alinhar o discurso ativo de atuação desse que é um grupo de trabalho da mais alta importância para o desenvolvimento do setor e da sociedade em todo o mundo. Esses são, portanto, alguns dos principais pontos que serão trabalhados. 

Quais os objetivos e metas para 2023? 

Entre os principais objetivos e metas deste ano estão a realização da trilha de aprendizagem e dos workshops regionais de implantação de comitês de mulheres nas cooperativas, além da criação da política de diversidade do cooperativismo e campanhas internas e externas de comunicação para divulgar o assunto. Nossa proposta é ter programas internos de desenvolvimento desse público e participação em rede de mulheres. 

A partir da sua experiência no Comitê, o que você diria para as mulheres que estão construindo uma carreira dentro do cooperativismo?  

Mulher é potência e cooperativismo também. Na minha opinião, temos aqui um ambiente perfeito para nos tornamos referência de trabalho, de vida e de resultados. O ideal é sempre trabalhar em rede, coletivamente, criando alicerces sólidos dentro das coops. O investimento em ações de desenvolvimento pessoal e profissional é fundamental com a perspectiva de ocuparmos cada vez mais os lugares de decisão e de liderança. É assim que vamos seguir colaborando com o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Por fim, reitero a importância da criação de núcleos de cooperação para discutir e colocar prática ações prioritárias para o público feminino no dia a dia das cooperativas. 


Por Redação MundoCoop 

Tags: analistaarantescooperativismodesenvolvimentoeducaçãoentrevistalidianemulherocemgpotênciasistemasustentável:também”w
ANTERIOR

Brasileiros estão aderindo cada vez mais às cooperativas de crédito

PRÓXIMA

Governo vai lançar pacote de medidas para destravar crédito

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

1 41
ENTREVISTA

“Moradias cooperativas são moradias acessíveis, que podem ser projetadas de forma saudável e geram bem-estar” – Dr. Rüdiger Krech é Diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS

28 de abril de 2025
Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)
ENTREVISTA

“Sou motivada pela oportunidade de causar um impacto positivo e duradouro nos colaboradores” – Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)

7 de abril de 2025
Karen Scott é CEO da cooperativa Scotmid
ENTREVISTA

“As cooperativas sempre estiveram no centro da construção de comunidades mais fortes” – Karen Scott é CEO da cooperativa Scotmid

12 de março de 2025
Tania Zanella é superintendente do Sistema OCB
ENTREVISTA

“Ser pioneira em diferentes cargos dentro do cooperativismo também traz a responsabilidade de inspirar outras mulheres a ocuparem espaços de liderança” – Tania Zanella é superintendente do Sistema OCB

10 de março de 2025
Sem Titulo 1
CONTEÚDO DE MARCA

TecBan e o cooperativismo: tecnologia e inclusão financeira para 2025

24 de fevereiro de 2025
P. Santosh Kumar é Diretor de Legislação da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)
ENTREVISTA

“Cooperativas são resultado da combinação entre desenvolvimento sustentável e democracia” – P. Santosh Kumar é Diretor de Legislação da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)

11 de fevereiro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativas fortalecem educação financeira no país durante a 12° Semana ENEF
DESTAQUES

Cooperativas fortalecem educação financeira no país durante a 12° Semana ENEF

19 de maio de 2025
Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito anuncia transição de liderança
INTERNACIONAL

Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito anuncia transição de liderança

19 de maio de 2025
5 10
ARTIGO

Nova Petrópolis, a Cidade do Pertencimento – Luis Claudio Silva é Diretor da MundoCoop

19 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.