No Brasil, o WhatsApp tem se tornado o protagonista quando o assunto é comunicação entre empresas e clientes, especialmente para alavancar vendas e impulsionar o crescimento de empreendimentos de todos os tamanhos.
Um levantamento realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, o CX Trends 2023 descobriu que 61% dos consumidores online preferem utilizar o canal para falar com as empresas durante uma compra. Por outro lado, 67% dos entrevistados confiam totalmente no app para fazer uma compra.
O estudo foi realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, apoiadas pela Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios. Ele ouviu mais de 2 mil consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em janeiro de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.
Para Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, a popularidade e os recursos versáteis fazem com que o WhatsApp se torne cada vez mais uma poderosa plataforma de interação. “Além disso, após a finalização da compra, com o auxílio da tecnologia é possível enviar mensagens de acompanhamento para garantir a satisfação do cliente e fornecer suporte adicional, se necessário”, conta.
Compras confiáveis e promoções
Ainda quando questionados sobre os meios mais utilizados para receber promoções de marcas, o WhatsApp também foi destaque, sendo o favorito de 38%, ficando atrás apenas do Instagram (59%) e E-mail (42%).
Lívia Lampert, Gerente de Marketing e Produtos da KingHost, exemplifica: “Você pode aproveitar o canal para redirecionar o seu público para determinada ação e ainda manter a audiência engajada com envio de códigos promocionais ou landing page da campanha”.
Ela ainda afirma que o WhatsApp ajuda a construir relacionamentos duradouros e aumenta as chances de recompra no futuro: “É importante lembrar que a tecnologia está aqui para nos apoiar e ajudar a deixar os processos mais eficientes e otimizados”.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
Discussão sobre post