• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Pesquisa aponta que brasileiros priorizam emprego e redução de impostos na economia

Para a população, a saúde, a educação e o combate à corrupção estão entre as principais prioridades que precisam ser desenvolvidas no Brasil, indica a pesquisa Retratos da Sociedade

Mundo Coop POR Mundo Coop
19 de setembro de 2025
ECONOMIA & FINANÇAS
Pesquisa aponta que brasileiros priorizam emprego e redução de impostos na economia

Pesquisa aponta que brasileiros priorizam emprego e redução de impostos na economia

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Criar empregos e reduzir impostos: essas devem ser as prioridades para a economia nos próximos dois anos, de acordo com a população. É o que mostra a 65ª edição da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada à Nexus. Segundo 30% dos entrevistados, a prioridade máxima é aumentar os postos de trabalho e para 28% é a diminuição do peso dos impostos.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, aponta que há diferenças entre os grupos. Para famílias com renda acima de cinco salários-mínimos, a prioridade é a redução dos impostos. Já entre os que estão fora do mercado de trabalho, a geração de empregos aparece como principal preocupação.

“A carga tributária do brasileiro é muito elevada, não à toa essa percepção de redução dos impostos como uma das prioridades não espanta e não vem de hoje, é também uma prioridade para empresários em pesquisas voltadas para esse público e é um ponto de atenção muito grande”, explicou Azevedo.

Há divergências quanto à principal prioridade econômica. Para os homens, os de maior renda (acima de cinco salários-mínimos), os que estão empregados, e os que vivem na região Sul, a prioridade máxima é reduzir impostos. Já para as mulheres, pessoas de menor renda (até cinco salários-mínimos), desempregados, e que vivem nas demais regiões do país, o principal objetivo deve ser a criação de empregos.

Saúde, educação e emprego são áreas prioritárias

Os entrevistados também responderam quais devem ser as áreas prioritárias para o Brasil nos próximos dois anos, para além da pauta econômica. As três prioridades seguem as mesmas dos últimos dois levantamentos, que ocorreram em fevereiro de 2024 e agosto de 2022. São elas: saúde (43%), educação (28%) e criação de emprego (16%).

A saúde é a prioridade número um entre todos os recortes analisados: sexo, idade, escolaridade, renda, condição em relação à força de trabalho, região e condição do município.  A educação também é consistente como segunda prioridade entre quase todos os recortes da população. As exceções estão em relação à escolaridade dos entrevistados. Para aqueles que têm pós-graduação completa, a segunda maior prioridade é o controle da inflação.

Combate à corrupção e desvio de verbas devem ser prioridade na saúde

Em relação à saúde, a prioridade deve ser o combate à corrupção e ao desvio de verbas (23% dos entrevistados). O resultado contrasta com levantamentos anteriores: em 2024, a população apontou que a prioridade era melhorar as condições dos hospitais e postos de trabalho (23%); em 2022, contratar médicos e enfermeiros (31%).

Ainda em relação à saúde, na sequência, aparece como prioridade a contratação de médicos e enfermeiros, com 21%; reduzir filas ou espera por consultas e atendimentos, com 20%; e melhorar as condições dos hospitais e postos de saúde, com 20%.

Entre os homens, a prioridade é o combate à corrupção e desvio de verbas. Esse é a mesma percepção das pessoas com ensino superior ou pós-graduação completa, daqueles que ganham acima de dois salários-mínimos e dos que moram nas regiões Sul e Sudeste.

Entre os entrevistados sem instrução ou com ensino fundamental completo, aqueles que ganham até dois salários-mínimos, e os moradores de Nordeste, Norte e Centro-Oeste, o foco deve ser a contratação de mais profissionais de saúde.

Para as mulheres, a prioridade na área da saúde é a redução de filas ou do tempo de espera por consultas e atendimentos.

Combate ao uso de drogas e mais segurança nas escolas são prioridade na educação

“Os brasileiros avaliaram que a prioridade para o poder público em relação à educação nos próximos anos deve ser o combate ao uso de drogas nas escolas (18% dos entrevistados)”, conta Marcelo. O resultado é diferente do registrado em fevereiro de 2024, quando o foco prioritário era aumentar o salário dos professores (19%), e em agosto de 2022, em que a principal prioridade era a capacitação dos professores (26%).  

Azevedo comenta que para a população, a segunda prioridade é a melhoria da segurança nas escolas, com 16%, seguida por aumento do salário dos professores (15%) e melhoria da capacitação desses profissionais (14%).

A prioridade para a educação muda de acordo com a idade dos entrevistados. Para as pessoas que têm de 16 a 24 anos, que normalmente estão concluindo ou acabaram de concluir o ensino médio, a prioridade é melhorar a segurança nas escolas. Para aqueles de 25 a 44 anos, o foco deve ser a oferta de cursos técnicos/profissionalizantes. Entre os cidadãos de 45 a 64 anos, que mais comumente são os pais ou responsáveis pelos estudantes, a prioridade deve ser o combate ao uso de drogas. Já para os idosos, com 65 anos ou mais, o foco deve ser aumentar o salário dos professores.

No recorte por grau de instrução, aqueles sem instrução, com ensino fundamental ou ensino médio completos apontam o combate ao uso de drogas nas escolas e a melhora da segurança nas escolas sempre na 1ª ou 2ª colocação. Já para os que têm ensino superior ou pós-graduação completa, o foco tem que ser o aumento do salário dos professores.

Entre os que ganham até dois salários-mínimos, a prioridade deve ser combater o uso de drogas e melhorar a segurança nas escolas, enquanto as pessoas com faixa de renda superior preferem a oferta de cursos técnicos/profissionalizantes, aumentar o salário dos professores ou capacitar melhor os profissionais de ensino.

As prioridades ligadas à segurança dos estudantes, como combater o uso de drogas nas escolas e melhorar a segurança nas escolas, aparecem sempre na 1ª ou 2ª colocação para os entrevistados das diferentes regiões do Brasil, com exceção da região Sul, que coloca em 1º e 2º lugar, respectivamente, aumentar o salário e melhorar a capacitação dos professores.

Combate ao tráfico de drogas deve ser prioridade para a segurança

Quando o assunto é segurança, Marcelo aponta que a população elegeu o enfrentamento ao tráfico de drogas como a prioridade do poder público (25% dos entrevistados). “O resultado repete o registrado no levantamento anterior, mas difere da pesquisa de 2022, quando a prioridade era aumentar o efetivo policial nas ruas, com 28%.”.

Em seguida, aparecem o combate à corrupção policial (21%), o aumento do efetivo de policiais nas ruas (17%) e a permissão para que menores que cometam crimes sejam presos (15%).

A pesquisa revela que os mais jovens têm uma prioridade diferente para a segurança na comparação com os demais grupos etários. Para aqueles que têm entre 16 e 24 anos, o foco para a segurança tem que ser o combate à corrupção policial, enquanto para os outros grupos é o combate ao tráfico de drogas.

Entre os diferentes graus de instrução, as pessoas sem instrução apontam que o principal objetivo deve ser o aumento do efetivo de policiais nas ruas. Para as pessoas com ensino fundamental ou ensino médio completo, a prioridade número um é combater o tráfico de drogas, enquanto para aqueles com ensino superior completo muda para o combate à corrupção policial. Entre os brasileiros com pós-graduação completa, o foco tem que ser a prisão de menores que cometam crimes.

No recorte por regiões do país, o Sul é a única que defende a priorização do combate à corrupção policial. Para as demais, a prioridade deve ser o enfrentamento ao tráfico de drogas.


Fonte: Agência de Notícias da Indústria

ANTERIOR

PEC da Reciclagem fortalece cooperativas e impulsiona economia circular

PRÓXIMA

Economia cooperativa impulsiona desenvolvimento agrícola sustentável no Vietnã

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Prévia da inflação tem alta de 0,25% em dezembro e fecha 2025 em 4,41%
ECONOMIA & FINANÇAS

Prévia da inflação tem alta de 0,25% em dezembro e fecha 2025 em 4,41%

23 de dezembro de 2025
viacredi 1
CONTEÚDO DE MARCA

Viacredi comemora 74 anos com resultados expressivos

22 de dezembro de 2025
Comissão de Finanças da Câmara aprova recursos federais para cooperativas goianas
ECONOMIA & FINANÇAS

Comissão de Finanças da Câmara aprova recursos federais para cooperativas goianas

22 de dezembro de 2025
Ailos 1
CONTEÚDO DE MARCA

Sistema Ailos atinge R$ 16 bilhões em produtos de investimentos

22 de dezembro de 2025
Cooperativa de crédito atualiza portfólio com melhores programas de pontos
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito atualiza portfólio com melhores programas de pontos

21 de dezembro de 2025
Ailos
ECONOMIA & FINANÇAS

Sistema financeiro cooperativo regulariza mais de 2,6 mil contratos em campanha de renegociação

20 de dezembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

as
DESTAQUES

Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito reforça impacto do setor no país

28 de dezembro de 2025
Cooperativa de crédito promove ação para crianças em situação de vulnerabilidade no RN
SOCIAL

Cooperativa de crédito promove ação para crianças em situação de vulnerabilidade no RN

27 de dezembro de 2025
Relatório da ONU reconhece cooperativismo brasileiro como solução local para mudanças climáticas
DESTAQUES

ONU reconhece cooperativismo brasileiro como solução local para mudanças climáticas

27 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 127

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.